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Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Qui Fev 21, 2013 18:15

Numa mesa redonda, há um professor e cinco alunos estudando matemática. O professor é o único que não sai do lugar onde está. Sabendo disso, o número de permutações entre os estudantes é:


A) 5040. B) 720. C) 120. D) 24. E) 6.


- Eu sei que a fórmula da permutação circular é: Pc (m-1)!, daí encontrei 24, porém no gabarito diz que é 120. Alguém pode explicar?

Grata.
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Cleyson007 » Qui Fev 21, 2013 18:27

Boa tarde Dayse!

Seja bem-vinda ao AjudaMatemática :y:

Bom, análise combinatória não é o meu forte.. Mas acredito que seja isso:

n = número de pessoas ao redor da mesa = 6 (1 professor + 5 alunos)

Pc = (n - 1)!

Pc = (6 - 1)!

Pc = 5! --> Pc = 120

Vamos ver o que os demais colegam dizem :y:

Att,

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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Qui Fev 21, 2013 18:36

Obrigada!

Bom, também pensei assim. Mas como o professor não sai do lugar, então só vai ocorrer a permutação entre os 5 alunos. Daí eu iria subtrair 1 desses 5.
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor DanielFerreira » Qui Fev 21, 2013 23:44

Dayse e Cleyson,
boa noite!
Pensei da seguinte forma, mas, não garanto que seja a forma correta; afinal, esse assunto também não é o meu forte. [risos]

Fixemos um lugar para o professor (x) ficar. Exemplo, na primeira posição - que não existe, mas, vamos imaginar :-D : X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X
Com isso, vamos calcular apenas a permutação entre os alunos...

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


E, se o professor estivesse ocupando a segunda posição: a,X,b,c,d,e,a,X,a,b,c,d,e,a,X
Calculemos as permutações...

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Se, fosse a terceira posição: a,b,X,c,d,e,a,b,X,c,d,e,a,b,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Se, quarta posição: a,b,c,X,d,e,a,b,c,X,d,e,a,b,c,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Enfim, a quinta posição: a,b,c,d,X,e,a,b,c,d,X,e,a,b,c,d,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


No enunciado, não foi dito qual o posicionamento do professor na mesa, então, temos aquelas possibilidades. Inclusive, vale ressaltar que quando x ocupa a sexta posição ela coincide com a primeira, isto é, X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X = a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X.


Portanto,

\\ 5 \times 24 = \\ \boxed{\boxed{120}}
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Sex Fev 22, 2013 00:09

É, desse jeito tem mais sentido!

Obrigada mesmo, muito bom :D
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Cleyson007 » Sex Fev 22, 2013 09:20

Bom dia Danjr5!

Excelente explicação :y:

Que bom que a dúvida da Dayse foi sanada. Muito obrigado por sempre colaborar :)

Abraço,

Cleyson007
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59