por Jhenrique » Seg Dez 10, 2012 18:51
Olá!
Vendo as vídeo-aulas do Luiz Aquino, especificamente esta: [http://www.youtube.com/watch?v=39f98A-rtsU]
[34. Geometria Analítica - Equação Geral das Cônicas]
Ele demonstra a equação da parábola como:

E a quação geral das cônicas como:

Ok! ...
... Mas estamos carecas de saber que a equação da parábola é

, portanto, a equação da parábola estudada em geometria analítica não é deficiente?
E outra, eu vi um livro que traz a equação geral das cônicas como

, certamente fazendo alusão ao produto notável:

.
E então, que me dizem? Gostaria de
esclarecimentos!Obg!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
-
Jhenrique
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 180
- Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Técnico em Mecânica
- Andamento: formado
por LuizAquino » Ter Dez 11, 2012 09:25
Jhenrique escreveu:Olá!
Vendo as vídeo-aulas do Luiz Aquino, especificamente esta: [http://www.youtube.com/watch?v=39f98A-rtsU]
[34. Geometria Analítica - Equação Geral das Cônicas]
Ele demonstra a equação da parábola como:

E a quação geral das cônicas como:

Ok! ...
... Mas estamos carecas de saber que a equação da parábola é

, portanto, a equação da parábola estudada em geometria analítica não é deficiente?
Na videoaula "28. Geometria Analítica - Equação da Parábola" (também disponível em meu
canal no YouTube), eu exibo que a equação

serve para representar as parábolas que possuem vértice na origem, eixo de simetria coincidindo com o eixo y e concavidade voltada para cima.
Entretanto, essas restrições não representam uma "deficiência". Isso porque sempre podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter essa equação básica. Ou seja, dada qualquer parábola de equação

, podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter a equação básica

(que é muito mais simples de trabalhar do que a anterior). É exatamente por isso que estudamos translações e rotações de eixos em Geometria Analítica.
Jhenrique escreveu:E outra, eu vi um livro que traz a equação geral das cônicas como

, certamente fazendo alusão ao produto notável:

.
E então, que me dizem? Gostaria de
esclarecimentos!
Cada autor tem as suas preferências. Ambas as equações estão corretas no contexto usado por cada autor.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Jhenrique » Seg Dez 17, 2012 12:30
LuizAquino escreveu:Entretanto, essas restrições não representam uma "deficiência". Isso porque sempre podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter essa equação básica. Ou seja, dada qualquer parábola de equação

, podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter a equação básica

(que é muito mais simples de trabalhar do que a anterior). É exatamente por isso que estudamos translações e rotações de eixos em Geometria Analítica.
Muito bacana!
LuizAquino escreveu:Cada autor tem as suas preferências. Ambas as equações estão corretas no contexto usado por cada autor.
Mas

tem alguma utilidade algébrica?
---
Por fim, se não me esqueci de mais nenhuma pergunta, a última é a seguinte... conseguimos relacionar 4 tipos de equações com uma entidade geométrica, a cônica. Mas sabemos que a matemática possui muitos outros modelos de equações além das cônicas, esses outros modelos não estão relacionados com outras entidades geométricas também?
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
-
Jhenrique
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 180
- Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Técnico em Mecânica
- Andamento: formado
por LuizAquino » Seg Dez 17, 2012 15:40
Jhenrique escreveu:Mas

tem alguma utilidade algébrica?
Não. A mesma "utilidade algébrica" que essa tem, a outra também tem.
Jhenrique escreveu:Por fim, se não me esqueci de mais nenhuma pergunta, a última é a seguinte... conseguimos relacionar 4 tipos de equações com uma entidade geométrica, a cônica. Mas sabemos que a matemática possui muitos outros modelos de equações além das cônicas, esses outros modelos não estão relacionados com outras entidades geométricas também?
Dado um certo "modelo de equação", podemos obter uma "entidade geométrica" relacionada a ele (o seu "gráfico", por assim dizer).
A questão é: nos cursos de graduação nós apenas estudamos as "entidades geométricas" clássicas, que são amplamente aplicadas nos mais diversos problemas em Matemática, Física e Engenharia.
As "entidades geométricas" que "não são clássicas" podem ser estudadas por curiosidade ou para resolver um problema muito específico. Nesse contexto, elas não são abordadas nos cursos de graduação. Até porque, se em uma graduação fossemos estudar tudo de tudo com total detalhe, ao invés do curso durar 4 ou 5 anos ele duraria 20 ou 30! Ou até mais!
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Jhenrique » Seg Dez 17, 2012 21:35
Entendi... bem, eu perguntei por curiosidade mesmo, na verdade, eu acho que tudo é importante, penso que é importante conhecer o todo a fim de ter um "baralho completo de cartas". Quero dizer, a curva evolvente não é um assunto estudado, porém Euler a conhecia muito bem as propriedades dessa curva "irrelevante" e sugeriu ela como perfil de dentes de engrenagens, esse perfil é usado até hoje em quase todas as engrenagens fabricadas!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
-
Jhenrique
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 180
- Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Técnico em Mecânica
- Andamento: formado
Voltar para Geometria Analítica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Questão sobre cônicas
por Cristiano Tavares » Dom Set 04, 2011 12:41
- 1 Respostas
- 1129 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Dom Set 04, 2011 20:11
Geometria Analítica
-
- Geometria Analítica [Dúvida] sobre cônicas
por pablohas » Sáb Dez 04, 2010 12:55
- 6 Respostas
- 5488 Exibições
- Última mensagem por pablohas

Seg Dez 06, 2010 20:17
Geometria Analítica
-
- [Cônicas]Retas tangentes à cônicas
por Hopkins » Ter Fev 28, 2017 22:39
- 0 Respostas
- 1440 Exibições
- Última mensagem por Hopkins

Ter Fev 28, 2017 22:39
Geometria Analítica
-
- Conicas
por baianinha » Qua Set 14, 2011 00:30
- 1 Respostas
- 1350 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Set 14, 2011 00:58
Álgebra Elementar
-
- Cônicas
por Claudin » Dom Mai 13, 2012 12:43
- 7 Respostas
- 2942 Exibições
- Última mensagem por Claudin

Dom Mai 20, 2012 23:08
Geometria Analítica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Funções
Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.