• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Sobre as Cônicas

Sobre as Cônicas

Mensagempor Jhenrique » Seg Dez 10, 2012 18:51

Olá!

Vendo as vídeo-aulas do Luiz Aquino, especificamente esta: [http://www.youtube.com/watch?v=39f98A-rtsU]
[34. Geometria Analítica - Equação Geral das Cônicas]

Ele demonstra a equação da parábola como:
y=\frac{1}{4p}x^2

E a quação geral das cônicas como:
Ax^2+Bxy+Cy^2+Dx+Ey+F=0

Ok! ...

... Mas estamos carecas de saber que a equação da parábola é ax^2+bx+c, portanto, a equação da parábola estudada em geometria analítica não é deficiente?

E outra, eu vi um livro que traz a equação geral das cônicas como Ax^2 + 2Bxy + Cy^2 + 2Dx + 2Ey + F = 0 , certamente fazendo alusão ao produto notável: (a+b+c)^2 = a^2 + b^2 + c^2 + 2ab + 2ac + 2bc .

E então, que me dizem? Gostaria de esclarecimentos!

Obg!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: Sobre as Cônicas

Mensagempor LuizAquino » Ter Dez 11, 2012 09:25

Jhenrique escreveu:Olá!
Vendo as vídeo-aulas do Luiz Aquino, especificamente esta: [http://www.youtube.com/watch?v=39f98A-rtsU]
[34. Geometria Analítica - Equação Geral das Cônicas]

Ele demonstra a equação da parábola como:
y=\frac{1}{4p}x^2

E a quação geral das cônicas como:
Ax^2+Bxy+Cy^2+Dx+Ey+F=0

Ok! ...

... Mas estamos carecas de saber que a equação da parábola é ax^2+bx+c, portanto, a equação da parábola estudada em geometria analítica não é deficiente?

Na videoaula "28. Geometria Analítica - Equação da Parábola" (também disponível em meu canal no YouTube), eu exibo que a equação y = \dfrac{1}{4p}x^2 serve para representar as parábolas que possuem vértice na origem, eixo de simetria coincidindo com o eixo y e concavidade voltada para cima.

Entretanto, essas restrições não representam uma "deficiência". Isso porque sempre podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter essa equação básica. Ou seja, dada qualquer parábola de equação y = ax^2 + bx + c, podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter a equação básica y = \frac{1}{4p}x^2 (que é muito mais simples de trabalhar do que a anterior). É exatamente por isso que estudamos translações e rotações de eixos em Geometria Analítica.

Jhenrique escreveu:E outra, eu vi um livro que traz a equação geral das cônicas como Ax^2 + 2Bxy + Cy^2 + 2Dx + 2Ey + F = 0 , certamente fazendo alusão ao produto notável: (a+b+c)^2 = a^2 + b^2 + c^2 + 2ab + 2ac + 2bc .

E então, que me dizem? Gostaria de esclarecimentos!

Cada autor tem as suas preferências. Ambas as equações estão corretas no contexto usado por cada autor.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Mensagempor Jhenrique » Seg Dez 17, 2012 12:30

LuizAquino escreveu:Entretanto, essas restrições não representam uma "deficiência". Isso porque sempre podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter essa equação básica. Ou seja, dada qualquer parábola de equação y = ax^2 + bx + c, podemos efetuar translações e rotações de eixos de modo a obter a equação básica y = \frac{1}{4p}x^2 (que é muito mais simples de trabalhar do que a anterior). É exatamente por isso que estudamos translações e rotações de eixos em Geometria Analítica.

Muito bacana!

LuizAquino escreveu:Cada autor tem as suas preferências. Ambas as equações estão corretas no contexto usado por cada autor.

Mas Ax^2 + 2Bxy + Cy^2 + 2Dx + 2Ey + F = 0 tem alguma utilidade algébrica?

---

Por fim, se não me esqueci de mais nenhuma pergunta, a última é a seguinte... conseguimos relacionar 4 tipos de equações com uma entidade geométrica, a cônica. Mas sabemos que a matemática possui muitos outros modelos de equações além das cônicas, esses outros modelos não estão relacionados com outras entidades geométricas também?
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Mensagempor LuizAquino » Seg Dez 17, 2012 15:40

Jhenrique escreveu:Mas Ax^2 + 2Bxy + Cy^2 + 2Dx + 2Ey + F = 0 tem alguma utilidade algébrica?

Não. A mesma "utilidade algébrica" que essa tem, a outra também tem.

Jhenrique escreveu:Por fim, se não me esqueci de mais nenhuma pergunta, a última é a seguinte... conseguimos relacionar 4 tipos de equações com uma entidade geométrica, a cônica. Mas sabemos que a matemática possui muitos outros modelos de equações além das cônicas, esses outros modelos não estão relacionados com outras entidades geométricas também?

Dado um certo "modelo de equação", podemos obter uma "entidade geométrica" relacionada a ele (o seu "gráfico", por assim dizer).

A questão é: nos cursos de graduação nós apenas estudamos as "entidades geométricas" clássicas, que são amplamente aplicadas nos mais diversos problemas em Matemática, Física e Engenharia.

As "entidades geométricas" que "não são clássicas" podem ser estudadas por curiosidade ou para resolver um problema muito específico. Nesse contexto, elas não são abordadas nos cursos de graduação. Até porque, se em uma graduação fossemos estudar tudo de tudo com total detalhe, ao invés do curso durar 4 ou 5 anos ele duraria 20 ou 30! Ou até mais!
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Mensagempor Jhenrique » Seg Dez 17, 2012 21:35

Entendi... bem, eu perguntei por curiosidade mesmo, na verdade, eu acho que tudo é importante, penso que é importante conhecer o todo a fim de ter um "baralho completo de cartas". Quero dizer, a curva evolvente não é um assunto estudado, porém Euler a conhecia muito bem as propriedades dessa curva "irrelevante" e sugeriu ela como perfil de dentes de engrenagens, esse perfil é usado até hoje em quase todas as engrenagens fabricadas!
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Voltar para Geometria Analítica

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem