por manuel_pato1 » Sex Nov 23, 2012 01:04
1 - Determinar uma equação da elipse de centro ( 0,0), eixo maior sobre o eixo dos y, sabendo que passa pelos pontos
P (1,
) e Q(2,-2
)
Bom, tendo o eixo maior nos eixo dos y, a equação é da forma:
x²/b² + y²/a²=1
daí eu não sei tirar nada, pois pensei em substituir as coordenadas do ponto na equação , porém eu não sei a² ou b²...
resposta do livro: 2x² + y² = 16
2 - Encontrar uma equação da elipse de centro (0,0) , eixo maior sobre Ox , excentricidade 1/2 e passa pelo ponto (2,3)
Obs: Galera, realmente tentei resolver, procurar em algum lugar uma resolução pra eu entender, porém não obtive sucesso.(só pra deixar claro que não estou criando o tópico sem ao menos tentar =D)
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manuel_pato1
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por young_jedi » Sex Nov 23, 2012 09:59
Fala manoel_pato1
então no primeiro substitua os pontos na equação

ai voce tera duas equações com a e b como incognitas resolvendo o sistema de equações voce tera a e b e com isso a equação da elipse
na dois utilizando a relação de c e a com a excentricidade e a relação de a, b e c


voce encontra b em relação a a então voce substitui na equação da elipse

e substitui o ponto (2,3) nesta equação então voce tera uma equação em função de a, é so encontrar a e determinar b com isso voce tem a equação.
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por manuel_pato1 » Sex Nov 23, 2012 13:30
Opa young_jedi
cara, na primeira, eu cheguei que b²= 1/16 e a²=1/8
colocando na fórmula, ficou x²/1/16+ y²/1/8= ''?''
no ''?'' , seria 1/16 * 1/8 = 1/128 ou primeiro eu faço 16x² + 8y² = 128 ??
eu fiz do segundo modo, a resposta bateu, mas fiquei na dúvida de qual seria o valor do ''?'' , pois se eu igualasse a 128, a fórmula não voltaria a ser do fórmato anterior que é x²/1/16+ y²/1/8
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por renan_a » Sex Nov 23, 2012 14:36
obrigado, também tinha dúvida
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por manuel_pato1 » Sex Nov 23, 2012 14:42
Cara, desconsidera minha última msg. Eu estava fazendo os exercícios de elipse de uma forma errada. Eu não tirava o mmc entre a² e b² , eu tava multiplicando em X e igualava a a²*b² . O resultado batia em exercícios que a² e b² não eram multiplos, porém nesse que eu não sabia a² e b², nunca daria certo. enfim, refiz do jeito correto, e o resultado bateu. Obrigado, velho.
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por Hopkins » Ter Fev 28, 2017 22:39
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Ter Fev 28, 2017 22:39
Geometria Analítica
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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