por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 14:57
Estou com dúvida no seguinte exercício de taxas relacionadas:
Um tanque tem a forma de um cone invertido com 16m de altura e uma base com 4m de raio. A água "flui" no tanque a uma taxa de
. Com que velocidade o nível da água estará se elevando quando sua profundidade for de 5m?Tentei fazer da seguinte forma:
Como não sei a fórmula do cálculo do volume de um cone, pesquisei na internet e obtive

Interpretando o enunciado, sei que

e eu quero

.
Mesmo que com uma certa incerteza, cheguei na seguinte conclusão:

Como podem ver, a função

está em função de r(raio) e h(altura), então por semelhança de triângulos, fiz o seguinte:



substituindo na função e arrumando, temos:

Derivando:

Substituindo em



quando h=5, =

No gabarito, o resultado deveria ser

.
Se forem perceber, nem usei a informação da profundidade de 5m e acredito que meu erro está relacionado a isto...
Qual foi o meu erro?
Edit:
Me desculpe gente, fiquei fuçando no exercício e acabei copiando errado aqui...
na verdade pra dar tal resultado que deu, primeiramente eu havia feito a seguinte relação:

Editado pela última vez por
MrJuniorFerr em Dom Out 21, 2012 19:27, em um total de 1 vez.
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por young_jedi » Dom Out 21, 2012 16:37
fala MrJuniorFerr
voce montou o exercicio certinho
minha primeira sugestão é a seguinte, como voce acho que

eu sugiro que voce substitua o valor de r na equação, sendo assim ficaria


derivando com relação a t


substituindo os valore de

e h=5 voce encontra

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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 19:30
E aí Jedi, blz?
Não sei se você percebeu, mas eu fiquei fuçando na minha resolução antes de mandar a minha dúvida pra cá e acabei colocando errado aqui... confira no meu 1º post, coloquei um "edit ali embaixo.
Como vou saber se o que eu quero, fica na multiplicação ou do outro lado da igualdade?
Fiz como vc disse e não deu certo Jedi :(
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por young_jedi » Dom Out 21, 2012 20:04
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 20:09
Jedi, seu resultado deu

mas o gabarito deu

. Não são diferentes?
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por young_jedi » Dom Out 21, 2012 20:18
realmente são diferentes, estava dando uma revisada no calculo, mais não encontrei nenhum erro, como são similares talvez possa ter algum erro de digitação no gabarito, se tiver como voce dar uma conferida nisso...
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por MrJuniorFerr » Dom Out 21, 2012 20:24
Capaz de ser isso mesmo Jedi. Por isso que quebrei tanto a minha cabeça huahuahua
Não pensei na hipótese de ser um erro no gabarito pelo fato da professora já ser experiente e usar este mesmo material/lista nas turmas anteriores... mas enfim, amanhã verifico com ela em sua aula.
Obrigadão Jedi!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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