por TOPO_PAIM » Sex Ago 17, 2012 01:45
Dado um triângulo qualquer, com suas dimensões: b=529,42; c=946,72 e ângulo B=33º03'56". Calcular os restantes dos ângulos internos (A e C) e o valor do lado a.

- Questão a ser resolvida
Tentei aplicar a lei dos senos:

e a lei dos cossenos:

para descobrir a distancia do lado a.
Ja que possuo 2 lados e 1 ângulo, a formula cabível seria a
lei dos cossenos que ficaria assim: b²=a²+c²-2.a.c.cosB
529,42²=a²+946,72²-2.a.946,72.cos33º03'56"
Mas não foi possível o calculo.
E para calculo de ângulos é aplicável a formula:

Acredito que o enunciado da questão informe algum dos elementos errado.
Vejo que para esse calculo ser possível eu deveria saber 2 lados do triangulo e o angulo que é dado pela vértice formada por esses dois lados, nessa questão seria o angulo A,mostrado na figura, e não o B, que é o existente.
Espero ajuda, muito obrigado.
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por Russman » Sex Ago 17, 2012 01:59
O seu problema é determinar a terceira medida de um triângulo sabendo apenas duas medidas e um ângulo interno.
Suponhamos que os lados

e

do triângulo sejam conhecidos, bem como o angulo interno

oposto ao lado de medida

. Assim, do Teorema dos Cossenos, temos

Como os valores

,

e

são conhecido você fica com uma equação de 2° grau em

bem simples de resolver!
Quanto aos outros ângulos: Lembre-se que

. Assim, como

é conhecido basta determinarmos ou

ou

que o restante fica explicito!
Optarei por deteminar

. Uma maneira é usar novamente o TeoremaDosCossenos:

de onde você pode facilmente isolar

uma vez que

e

são conhecidos!.
Calculado o valor de

, basta tomar

e seu problema esta solucionado!
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por TOPO_PAIM » Sex Ago 17, 2012 12:34
Russman escreveu:O seu problema é determinar a terceira medida de um triângulo sabendo apenas duas medidas e um ângulo interno.
Suponhamos que os lados

e

do triângulo sejam conhecidos, bem como o angulo interno

oposto ao lado de medida

. Assim, do Teorema dos Cossenos, temos

Como os valores

,

e

são conhecido você fica com uma equação de 2° grau em

bem simples de resolver!
Quanto aos outros ângulos: Lembre-se que

. Assim, como

é conhecido basta determinarmos ou

ou

que o restante fica explicito!
Optarei por deteminar

. Uma maneira é usar novamente o TeoremaDosCossenos:

de onde você pode facilmente isolar

uma vez que

e

são conhecidos!.
Calculado o valor de

, basta tomar

e seu problema esta solucionado!
Caro amigo Russman, obrigado pela ajuda. Mas mesmo assim estou com dificuldade no desenvolvimento e na aplicação do teorema dos cossenos para descobrir o valor do lado "a"!
Seria possível você mostrar desenvolvimento para mim? Enquanto aos a resultados dos ângulos esta tranquilo.
Muito Obrigado
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por Russman » Sex Ago 17, 2012 16:12
Sim.
Uma equação de 2° grau geral é da forma

e, como você bem deve saber, a solução se apresenta como

.
Observe que reescrevendo a equação de forma que

temos , comparando com a forma geral da equação de 2° grau,

Ajudou?
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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