por moyses » Dom Jul 29, 2012 23:35
Olá pessoal beleza ? Vocês podem me ajudar! como interpretar essa questão?
(PUC-MG) O quadrado da diferença entre o número natural x e 4 e acrescido da soma de x com 8. Então , o resultado é dividido pelo dobro de x, obtendo-se um numero menor do que 2. A soma dos possíveis valores de x é:
A)11
B)22
C)33
D)44
Obs:> Tentei fazer mais a soma da 40 veja só(acho que eu estor fazendo isso errado

)

??
-
moyses
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por e8group » Seg Jul 30, 2012 00:54
Boa noite , Vamos por partes .
1)
moyses escreveu:quadrado da diferença entre o número natural x e 4 e acrescido da soma de x com 8
Seja ,
2 )
moyses escreveu:Então , o resultado é dividido pelo dobro de x, obtendo-se um numero menor do que 2

, com isso

,logo

.Portanto ,

, feito isso acredito que você deve calcular

-
e8group
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1400
- Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por Russman » Seg Jul 30, 2012 01:02
Como diria Jack, O Estripador, vamos por partes!
moyses escreveu:O quadrado da diferença entre o número natural x e 4

moyses escreveu:e acrescido da soma de x com 8

moyses escreveu:Então , o resultado é dividido pelo dobro de x, obtendo-se um numero menor do que 2

Agora, resolver o problema é solucionar a inequação obtida!
Solução:



.
Logo, os possíveis valores são

cuja soma é

.
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por moyses » Seg Jul 30, 2012 09:02
A minha maior dificuldade foi a de interpretar o texto! Eu achava que era pra resolver primeiro e depois dividir por 2x dando um numero menor que 2! ou eu colocava todo o primeiro membro da equção menor do que 2 direto sem dividar por 2x como você santhiago e Russman fizeram. Parabéns a todos vocês do forum Obrigado há todos vocês!
Mais a soma é 11 ou 22? Por que o santhiago somou os valores das raízes da equação deu 11, e o Russman somou os valores entre as raizes deu 22? Eu acho que a soma é 22! Por que no enunciado pede isso. Mais obrigado desde já pela idéia!

Obs: vocês podem me dar uma dica como interpretar textos de matematica como esse com mais facilidade?
-
moyses
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por Russman » Seg Jul 30, 2012 09:12
O enunciado pede claramente a soma de todos os possíveis valores de

. Como este deve ser Natural então o numero de possibilidades é finito dentro de um intervalo.
A dica q eu posso lhe dar para este tipo de problema é a inicial da resolução: vá por partes!
Bons estudos.
"Ad astra per aspera."
-
Russman
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1183
- Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Física
- Andamento: formado
por moyses » Ter Jul 31, 2012 16:35
obrigado! valeww cara!

-
moyses
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Equação do 3º grau] Questão da CEFET-PR
por PedroCunha » Dom Set 23, 2012 11:46
- 14 Respostas
- 8488 Exibições
- Última mensagem por PedroCunha

Seg Nov 12, 2012 20:43
Equações
-
- [Equação do Segundo Grau] Questão da Fuvest
por ALPC » Ter Jan 15, 2013 17:25
- 3 Respostas
- 4115 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Qua Jan 16, 2013 14:12
Equações
-
- Equação do 1º Grau - Como montar a equação
por macedo1967 » Sáb Out 07, 2017 12:53
- 1 Respostas
- 7890 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Out 08, 2017 20:17
Equações
-
- [Equação Modular] com equação de 2º grau
por paola-carneiro » Qui Abr 05, 2012 15:53
- 2 Respostas
- 3265 Exibições
- Última mensagem por paola-carneiro

Sex Abr 06, 2012 16:23
Funções
-
- Equação do 1 Grau
por luanxd » Ter Jan 26, 2010 00:06
- 3 Respostas
- 5374 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Qua Jan 27, 2010 20:40
Polinômios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.