por Ricardogferreira » Seg Jul 23, 2012 21:19
Boa noite.
Não tenho dificuldade em representar graficamente uma função analisando a sua expressão algébrica. No entanto, não consigo executar em sentido contrário, ou seja, olhando o gráfico para descobrir a expressão.
Agradecia ajuda nos seguintes exemplos, por forma a deixar de ter dificuldades neste tipo de exercício (estão em causa funções quadráticas):
dados fornecidos no gráfico A (concavidade para baixo) - Xv: -1 Raízes: -2 e 0; Yv: 2 - Solução: f(x) = -2 (x+1)^2 + 2
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; Gráfico corta o eixo Y em 3, no sentido decrescente - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
dados fornecidos no gráfico C (concavidade para cima)- Raízes: -1 e 3; Gráfico corta o eixo Y em -2, no sentido decrescente - Solução: h(x) = 2/3 (x-1)^2 - 8/3
Volto a referir que consigo construir o gráfico com os dados referentes à expressão algébrica. O que não consigo fazer é olhar para o gráfico daquelas funções e escrever a referida expressão.
Muito obrigado.
Ricardo
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por MarceloFantini » Seg Jul 23, 2012 23:04
Mostre os gráficos, por favor. É importante notar também que, dado um gráfico qualquer, não é possível inferir que regra que gerou tal gráfico, apenas em casos muito específicos, como parábolas.
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por Ricardogferreira » Qui Jul 26, 2012 21:03
Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual. Se puder me ajudar com essa informação, ótimo. Se não for possível, agradeço também.
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por DanielFerreira » Qui Jul 26, 2012 21:59
Ricardo,
seja bem-vindo!
Resolverei o "gráfico A" tentando ser o mais claro possível, mas se ficar com dúvidas, não exite em perguntar, ok?!
Quanto as fórmulas:Sabemos que uma função quadrática é dada por

Sabemos também que

e
Quanto as conclusões:Se as concavidade está voltada para baixo, podemos concluir que

Uma das raízes é nula, então, temos que
Logo,
Quanto aos cálculos:I)

II)

Substituindo I) em II):

Como

temos

, com isso,

Logo,

Espero ter ajudado!
Tente as outras e poste como fez.
Até logo,
Daniel F.
Editado pela última vez por
DanielFerreira em Sáb Jul 28, 2012 15:09, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Sex Jul 27, 2012 21:13
Ricardogferreira escreveu:Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual.
Uma dica: você pode usar a tecla
Print Screen para copiar a sua tela. Em seguida, basta colar a imagem em um programa de edição e recortar a parte desejada. Após salvar esta imagem, basta anexá-la a sua mensagem usando os passos descritos no tópico:
[Anexos] Envio de anexosviewtopic.php?f=134&t=7460
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por Ricardogferreira » Dom Jul 29, 2012 09:22
Obrigado Daniel,
Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:
1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4
2.ª - A segunda dúvida é mais grave

tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":
a > 0
b < 0
b^2 - 4ac < 0
yv = 1 Logo, 1=(-b^2+4ac)/4a =»
4a = - b^2 + 4acxv = 2 Logo, 2 = - b /2a =»
-b = 4aAgora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.
Obrigado
Ricardo
Substituindo: 4a = 16a^2 + 4ac =» 1 = 4a+ c =»
c= 1 - 4a
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por DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:14
Ricardogferreira escreveu:Obrigado Daniel,
Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:
Não há incômodo algum!
Ricardogferreira escreveu:1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4
I:
Se

, a equação será

e as raízes

e

. Mas, de acordo com o enunciado...

e

.
II:

e

Quando

, devemos desconsiderar pois,

. Ou seja, se

a função seria de grau 1!
Quando

:
Verificação:
Quando

:

VERDADEIRO
Quando

:

FALSO
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por DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:31
Ricardogferreira escreveu:...
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; GRÁFICO CORTA O EIXO Y EM 3, NO SENTIDO DECRESCENTE - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
...
Ricardo
Ricardogferreira escreveu:...
2.ª - A segunda dúvida é mais grave

tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":




Logo,


Logo,
Agora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.
Obrigado
Ricardo
Faltou vc considerar a condição
SUBLINHADA, ou seja, o ponto

Espero ter ajudado!
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por Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:28
Apesar de o exercício estar praticamente resolvido, vou então colocar a resolução do "Gráfico B":
a > 0
c = 3
xv = 2 Logo, 2 = - b /2a ==> -b = 4a ==> b = - 4a
yv = 1 Logo, 1 = -

==>
![-\left[{(-4a)}^{2} - 12a\right] -\left[{(-4a)}^{2} - 12a\right]](/latexrender/pictures/3eed2897e0df7f2643405466c060295f.png)
= 4a ==> - (16

- 12a) = 4a ==> -16

+ 8a = 0 ==> a(-16a+8) = 0 ==> a= 0 (Falso: porque a > 0) ou a =

b = -4(

) = - 2
f(x) = a

+ bx + c
f(x) =


- 2x + 3
Convertendo para a forma f(x) = a(x +

)^2 -

como pretendido nas soluções:
f(x) =

(x-2)^2 + 1
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por DanielFerreira » Seg Jul 30, 2012 21:32
Legal!
Vc conseguiu.
E o gráfico

, também conseguiu?
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por Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:44
Quanto ao "Gráfico C" voltei a ter problemas porque, desta vez, não sei o Yv...
Estas são as conclusões a que cheguei:
a > 0
b < 0
\Delta > 0
Xv =1 ==> 1 = - b/2a ==> - b = 2a ==> b= - 2a
c = -2
Yv = - (b^2 - 4ac)/4a ==> Yv = - (4a^2 + 8a)/4a ==> Yv = - (a + 2) ==> Yv = -a - 2
A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...
-
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por LuizAquino » Ter Jul 31, 2012 11:58
Ricardogferreira escreveu:A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...
É interessante que você conheça as várias formas de representar uma função polinomial do 2° grau. Cada uma dessas representações será útil em certa situação. As três representações são:
1) forma geral — 
;
2) forma fatorada — 
, onde

e

são as raízes da função;
3) forma canônica (ou padrão) — 
, onde

e

são as coordenadas do vértice da parábola.
Qual representação usar irá depender dos dados fornecidos no problema. É óbvio também que você pode passar de uma representação para a outra conforme a necessidade.
No caso do seu exercício, para os gráficos A e B, podemos aplicar diretamente a forma canônica.
Gráfico A — 
,

,

e

.
Desse modo, temos que:
![f(x) = a[x - (-1)]^2 + 2 \implies f(x) = a(x+1)^2 + 2 f(x) = a[x - (-1)]^2 + 2 \implies f(x) = a(x+1)^2 + 2](/latexrender/pictures/128a612332256c5feeea36b6750a6f46.png)
Note que falta apenas determinar o coeficiente a. Para isso, basta usar
qualquer uma das raízes fornecidas. Ou seja, você sabe que acontece f(-2) = 0 e f(0) = 0. Por exemplo, escolhendo f(-2) = 0, temos que:

Portanto, a função para o gráfico A será:

É óbvio que você também poderia ter usado f(0) = 0. No final você chegaria em a = -2 da mesma forma.
Gráfico B — 
,

, g(0) = 3 (pois o gráfico corta o eixo y em 3).
Tente fazer esse aqui aplicando o mesmo procedimento usado para o A.
Gráfico C — 
,

e h(0) = -2 (pois o gráfico corta o eixo y em -2).
Aqui é mais interessante começar usando a forma fatorada:
 \implies h(x) = a(x + 1)(x - 3) h(x) = a[x - (-1)](x - 3) \implies h(x) = a(x + 1)(x - 3)](/latexrender/pictures/8f518bc5da51e4fbe62a8e873ccb6bb7.png)
Lembrando que h(0) = -2, temos que:

Sendo assim, a função tem o formato fatorado:

Apesar desta resposta estar correta, desejamos agora colocá-la no formato do gabarito. Afinal de contas, se o exercício fosse de múltipla escolha, deveríamos marcar a opção que corresponde a esta função.
Para transformar a função no formato fatorado para o formado canônico, vamos começar aplicando a distributiva:

Agora vamos calcular

e

:


Sendo assim, essa função no formato canônico será:

-

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por Ricardogferreira » Ter Jul 31, 2012 20:25
Bom,
Para fechar o tópico e como agradecimento a todos, resta-me então resolver o gráfico B) na forma canónica:

= 2

= 1
g(0) = 3
g(x) = a

+

g(x) = a

+ 1
3 = a

+ 1

3 = 4a + 1

a =

g(x) =

+ 1
Cumprimentos a todos,
Ricardo
-
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Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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