por Ricardogferreira » Seg Jul 23, 2012 21:19
Boa noite.
Não tenho dificuldade em representar graficamente uma função analisando a sua expressão algébrica. No entanto, não consigo executar em sentido contrário, ou seja, olhando o gráfico para descobrir a expressão.
Agradecia ajuda nos seguintes exemplos, por forma a deixar de ter dificuldades neste tipo de exercício (estão em causa funções quadráticas):
dados fornecidos no gráfico A (concavidade para baixo) - Xv: -1 Raízes: -2 e 0; Yv: 2 - Solução: f(x) = -2 (x+1)^2 + 2
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; Gráfico corta o eixo Y em 3, no sentido decrescente - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
dados fornecidos no gráfico C (concavidade para cima)- Raízes: -1 e 3; Gráfico corta o eixo Y em -2, no sentido decrescente - Solução: h(x) = 2/3 (x-1)^2 - 8/3
Volto a referir que consigo construir o gráfico com os dados referentes à expressão algébrica. O que não consigo fazer é olhar para o gráfico daquelas funções e escrever a referida expressão.
Muito obrigado.
Ricardo
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por MarceloFantini » Seg Jul 23, 2012 23:04
Mostre os gráficos, por favor. É importante notar também que, dado um gráfico qualquer, não é possível inferir que regra que gerou tal gráfico, apenas em casos muito específicos, como parábolas.
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por Ricardogferreira » Qui Jul 26, 2012 21:03
Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual. Se puder me ajudar com essa informação, ótimo. Se não for possível, agradeço também.
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por DanielFerreira » Qui Jul 26, 2012 21:59
Ricardo,
seja bem-vindo!
Resolverei o "gráfico A" tentando ser o mais claro possível, mas se ficar com dúvidas, não exite em perguntar, ok?!
Quanto as fórmulas:Sabemos que uma função quadrática é dada por

Sabemos também que

e
Quanto as conclusões:Se as concavidade está voltada para baixo, podemos concluir que

Uma das raízes é nula, então, temos que
Logo,
Quanto aos cálculos:I)

II)

Substituindo I) em II):

Como

temos

, com isso,

Logo,

Espero ter ajudado!
Tente as outras e poste como fez.
Até logo,
Daniel F.
Editado pela última vez por
DanielFerreira em Sáb Jul 28, 2012 15:09, em um total de 1 vez.
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por LuizAquino » Sex Jul 27, 2012 21:13
Ricardogferreira escreveu:Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual.
Uma dica: você pode usar a tecla
Print Screen para copiar a sua tela. Em seguida, basta colar a imagem em um programa de edição e recortar a parte desejada. Após salvar esta imagem, basta anexá-la a sua mensagem usando os passos descritos no tópico:
[Anexos] Envio de anexosviewtopic.php?f=134&t=7460
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por Ricardogferreira » Dom Jul 29, 2012 09:22
Obrigado Daniel,
Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:
1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4
2.ª - A segunda dúvida é mais grave

tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":
a > 0
b < 0
b^2 - 4ac < 0
yv = 1 Logo, 1=(-b^2+4ac)/4a =»
4a = - b^2 + 4acxv = 2 Logo, 2 = - b /2a =»
-b = 4aAgora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.
Obrigado
Ricardo
Substituindo: 4a = 16a^2 + 4ac =» 1 = 4a+ c =»
c= 1 - 4a
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por DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:14
Ricardogferreira escreveu:Obrigado Daniel,
Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:
Não há incômodo algum!
Ricardogferreira escreveu:1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4
I:
Se

, a equação será

e as raízes

e

. Mas, de acordo com o enunciado...

e

.
II:

e

Quando

, devemos desconsiderar pois,

. Ou seja, se

a função seria de grau 1!
Quando

:
Verificação:
Quando

:

VERDADEIRO
Quando

:

FALSO
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por DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:31
Ricardogferreira escreveu:...
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; GRÁFICO CORTA O EIXO Y EM 3, NO SENTIDO DECRESCENTE - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
...
Ricardo
Ricardogferreira escreveu:...
2.ª - A segunda dúvida é mais grave

tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":




Logo,


Logo,
Agora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.
Obrigado
Ricardo
Faltou vc considerar a condição
SUBLINHADA, ou seja, o ponto

Espero ter ajudado!
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por Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:28
Apesar de o exercício estar praticamente resolvido, vou então colocar a resolução do "Gráfico B":
a > 0
c = 3
xv = 2 Logo, 2 = - b /2a ==> -b = 4a ==> b = - 4a
yv = 1 Logo, 1 = -

==>
![-\left[{(-4a)}^{2} - 12a\right] -\left[{(-4a)}^{2} - 12a\right]](/latexrender/pictures/3eed2897e0df7f2643405466c060295f.png)
= 4a ==> - (16

- 12a) = 4a ==> -16

+ 8a = 0 ==> a(-16a+8) = 0 ==> a= 0 (Falso: porque a > 0) ou a =

b = -4(

) = - 2
f(x) = a

+ bx + c
f(x) =


- 2x + 3
Convertendo para a forma f(x) = a(x +

)^2 -

como pretendido nas soluções:
f(x) =

(x-2)^2 + 1
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por DanielFerreira » Seg Jul 30, 2012 21:32
Legal!
Vc conseguiu.
E o gráfico

, também conseguiu?
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por Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:44
Quanto ao "Gráfico C" voltei a ter problemas porque, desta vez, não sei o Yv...
Estas são as conclusões a que cheguei:
a > 0
b < 0
\Delta > 0
Xv =1 ==> 1 = - b/2a ==> - b = 2a ==> b= - 2a
c = -2
Yv = - (b^2 - 4ac)/4a ==> Yv = - (4a^2 + 8a)/4a ==> Yv = - (a + 2) ==> Yv = -a - 2
A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...
-
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por LuizAquino » Ter Jul 31, 2012 11:58
Ricardogferreira escreveu:A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...
É interessante que você conheça as várias formas de representar uma função polinomial do 2° grau. Cada uma dessas representações será útil em certa situação. As três representações são:
1) forma geral — 
;
2) forma fatorada — 
, onde

e

são as raízes da função;
3) forma canônica (ou padrão) — 
, onde

e

são as coordenadas do vértice da parábola.
Qual representação usar irá depender dos dados fornecidos no problema. É óbvio também que você pode passar de uma representação para a outra conforme a necessidade.
No caso do seu exercício, para os gráficos A e B, podemos aplicar diretamente a forma canônica.
Gráfico A — 
,

,

e

.
Desse modo, temos que:
![f(x) = a[x - (-1)]^2 + 2 \implies f(x) = a(x+1)^2 + 2 f(x) = a[x - (-1)]^2 + 2 \implies f(x) = a(x+1)^2 + 2](/latexrender/pictures/128a612332256c5feeea36b6750a6f46.png)
Note que falta apenas determinar o coeficiente a. Para isso, basta usar
qualquer uma das raízes fornecidas. Ou seja, você sabe que acontece f(-2) = 0 e f(0) = 0. Por exemplo, escolhendo f(-2) = 0, temos que:

Portanto, a função para o gráfico A será:

É óbvio que você também poderia ter usado f(0) = 0. No final você chegaria em a = -2 da mesma forma.
Gráfico B — 
,

, g(0) = 3 (pois o gráfico corta o eixo y em 3).
Tente fazer esse aqui aplicando o mesmo procedimento usado para o A.
Gráfico C — 
,

e h(0) = -2 (pois o gráfico corta o eixo y em -2).
Aqui é mais interessante começar usando a forma fatorada:
 \implies h(x) = a(x + 1)(x - 3) h(x) = a[x - (-1)](x - 3) \implies h(x) = a(x + 1)(x - 3)](/latexrender/pictures/8f518bc5da51e4fbe62a8e873ccb6bb7.png)
Lembrando que h(0) = -2, temos que:

Sendo assim, a função tem o formato fatorado:

Apesar desta resposta estar correta, desejamos agora colocá-la no formato do gabarito. Afinal de contas, se o exercício fosse de múltipla escolha, deveríamos marcar a opção que corresponde a esta função.
Para transformar a função no formato fatorado para o formado canônico, vamos começar aplicando a distributiva:

Agora vamos calcular

e

:


Sendo assim, essa função no formato canônico será:

-

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por Ricardogferreira » Ter Jul 31, 2012 20:25
Bom,
Para fechar o tópico e como agradecimento a todos, resta-me então resolver o gráfico B) na forma canónica:

= 2

= 1
g(0) = 3
g(x) = a

+

g(x) = a

+ 1
3 = a

+ 1

3 = 4a + 1

a =

g(x) =

+ 1
Cumprimentos a todos,
Ricardo
-
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Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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