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Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfico

Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfico

Mensagempor Ricardogferreira » Seg Jul 23, 2012 21:19

Boa noite.

Não tenho dificuldade em representar graficamente uma função analisando a sua expressão algébrica. No entanto, não consigo executar em sentido contrário, ou seja, olhando o gráfico para descobrir a expressão.

Agradecia ajuda nos seguintes exemplos, por forma a deixar de ter dificuldades neste tipo de exercício (estão em causa funções quadráticas):

dados fornecidos no gráfico A (concavidade para baixo) - Xv: -1 Raízes: -2 e 0; Yv: 2 - Solução: f(x) = -2 (x+1)^2 + 2
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; Gráfico corta o eixo Y em 3, no sentido decrescente - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
dados fornecidos no gráfico C (concavidade para cima)- Raízes: -1 e 3; Gráfico corta o eixo Y em -2, no sentido decrescente - Solução: h(x) = 2/3 (x-1)^2 - 8/3

Volto a referir que consigo construir o gráfico com os dados referentes à expressão algébrica. O que não consigo fazer é olhar para o gráfico daquelas funções e escrever a referida expressão.

Muito obrigado.
Ricardo
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 23, 2012 23:04

Mostre os gráficos, por favor. É importante notar também que, dado um gráfico qualquer, não é possível inferir que regra que gerou tal gráfico, apenas em casos muito específicos, como parábolas.
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor Ricardogferreira » Qui Jul 26, 2012 21:03

Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual. Se puder me ajudar com essa informação, ótimo. Se não for possível, agradeço também.
Ricardogferreira
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor DanielFerreira » Qui Jul 26, 2012 21:59

Ricardo,
seja bem-vindo!
Resolverei o "gráfico A" tentando ser o mais claro possível, mas se ficar com dúvidas, não exite em perguntar, ok?!

Quanto as fórmulas:

Sabemos que uma função quadrática é dada por \boxed{f(x) = ax^2 + bx + c}

Sabemos também que \boxed{X_v = - \frac{b}{2a}} e \boxed{Y_v = - \frac{\Delta}{4a}}


Quanto as conclusões:

Se as concavidade está voltada para baixo, podemos concluir que \boxed{a < 0}

Uma das raízes é nula, então, temos que \boxed{f(x) = ax^2 + bx}

Logo, \boxed{c = 0}


Quanto aos cálculos:

I)

\boxed{X_v = - \frac{b}{2a}} ==> - 1 = - \frac{b}{2a} ==> b = 2a


II)

\boxed{Y_v = - \frac{\Delta}{4a}} ==> 2 = - \frac{b^2 - 4ac}{4a} ==> - b^2 = 8a

Substituindo I) em II):

- 4a^2 = 8a ==> 4a^2 + 8a = 0 ==> 4a(a + 2) = 0

Como a \neq 0 temos \boxed{a = - 2}, com isso, \boxed{b = - 4}

Logo,
\boxed{\boxed{f(x) = - 2x^2 - 4x}}

Espero ter ajudado!

Tente as outras e poste como fez.

Até logo,

Daniel F.
Editado pela última vez por DanielFerreira em Sáb Jul 28, 2012 15:09, em um total de 1 vez.
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 27, 2012 21:13

Ricardogferreira escreveu:Infelizmente não consegui anexar a imagem (não permite formato pdf). Os gráficos são gráficos de parábolas. O exercício vem no meu manual.


Uma dica: você pode usar a tecla Print Screen para copiar a sua tela. Em seguida, basta colar a imagem em um programa de edição e recortar a parte desejada. Após salvar esta imagem, basta anexá-la a sua mensagem usando os passos descritos no tópico:

[Anexos] Envio de anexos
viewtopic.php?f=134&t=7460
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor Ricardogferreira » Dom Jul 29, 2012 09:22

Obrigado Daniel,

Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:

1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4

2.ª - A segunda dúvida é mais grave :) tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":

a > 0
b < 0
b^2 - 4ac < 0
yv = 1 Logo, 1=(-b^2+4ac)/4a =» 4a = - b^2 + 4ac
xv = 2 Logo, 2 = - b /2a =» -b = 4a

Agora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.

Obrigado
Ricardo
Substituindo: 4a = 16a^2 + 4ac =» 1 = 4a+ c =» c= 1 - 4a
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:14

Ricardogferreira escreveu:Obrigado Daniel,

Desculpe incomodar novamente. Compreendi a sua explicação, mas fiquei com algumas dúvidas:

Não há incômodo algum!

Ricardogferreira escreveu:1.ª - Quando você diz que b = - 4 é porque o gráfico corta o eixo y no sentido descendente? É que substituindo o a = - 2 na equação - b^2 = 8a, fica b^2= 16, Logo, b = +4 ou -4

I:

Se b = 4, a equação será f(x) = - 2x^2 + 4x e as raízes 0 e 2. Mas, de acordo com o enunciado... 0 e - 2.


II:

\begin{cases}b = 2a \\ - b^2 = 8a\end{cases} \Rightarrow \begin{cases}b^2 = 4a^2 \\ b^2 = - 8a\end{cases} \Rightarrow 4a^2 = - 8a \Rightarrow 4a(a + 2) = 0 \Rightarrow a = 0 e \boxed{a = - 2}

Quando a = 0, devemos desconsiderar pois, a \neq 0. Ou seja, se a = 0 a função seria de grau 1!

Quando \boxed{\boxed{a = - 2}}: \begin{cases}b = 2a  \Rightarrow  b = - 4 \\ - b^2 = 8a \Rightarrow b = \pm 4 \end{cases}

Verificação:
Quando \boxed{\boxed{b = - 4}}: \begin{cases}b = 2a  \Rightarrow  a = - 2 \\ - b^2 = 8a \Rightarrow a = - 2 \end{cases} VERDADEIRO

Quando b = 4: \begin{cases}b = 2a  \Rightarrow  a = 2 \\ - b^2 = 8a \Rightarrow a = - 2 \end{cases} FALSO
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jul 29, 2012 15:31

Ricardogferreira escreveu:...
dados fornecidos no gráfico B (concavidade para cima)- Xv: 2; Yv: 1; GRÁFICO CORTA O EIXO Y EM 3, NO SENTIDO DECRESCENTE - Solução: g(x) = 1/2 (x-2)^2 + 1
...
Ricardo


Ricardogferreira escreveu:...
2.ª - A segunda dúvida é mais grave :) tentei resolver o "gráfico B", mas não consegui. O "gráfico C" nem tentei porque o problema que eu tenho é o mesmo, ou seja, como não sei o valor de "c" fico com 3 incógnitas. Explicando o que consegui descobrir do "gráfico B":

a > 0

b < 0

b^2 - 4ac < 0

Y_v = 1 Logo, 1 = \frac{- b^2 + 4ac}{4a} \Rightarrow 4a = - b^2 + 4ac

X_v = 2 Logo, 2 = - \frac{b}{2a} \Rightarrow - b = 4a

Agora não consigo sair daqui. Precisava da sua ajuda de novo, se não for pedir muito.

Obrigado
Ricardo

Faltou vc considerar a condição SUBLINHADA, ou seja, o ponto \boxed{(0,3)}

Espero ter ajudado!
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:28

Apesar de o exercício estar praticamente resolvido, vou então colocar a resolução do "Gráfico B":

a > 0

c = 3

xv = 2 Logo, 2 = - b /2a ==> -b = 4a ==> b = - 4a

yv = 1 Logo, 1 = - \frac{{b}^{2}- 4ac}{4a} ==> -\left[{(-4a)}^{2} - 12a\right] = 4a ==> - (16{a}^{2} - 12a) = 4a ==> -16{a}^{2} + 8a = 0 ==> a(-16a+8) = 0 ==> a= 0 (Falso: porque a > 0) ou a = \frac{1}{2}

b = -4( \frac{1}{2}) = - 2

f(x) = a {x}^{2}+ bx + c
f(x) = \frac{1}{2}{x}^{2} - 2x + 3

Convertendo para a forma f(x) = a(x + \frac{b}{2a})^2 - \frac{\Delta}{4a} como pretendido nas soluções:

f(x) = \frac{1}{2}(x-2)^2 + 1
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor DanielFerreira » Seg Jul 30, 2012 21:32

Legal!
Vc conseguiu.
E o gráfico C, também conseguiu?
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor Ricardogferreira » Seg Jul 30, 2012 21:44

Quanto ao "Gráfico C" voltei a ter problemas porque, desta vez, não sei o Yv...

Estas são as conclusões a que cheguei:

a > 0

b < 0

\Delta > 0

Xv =1 ==> 1 = - b/2a ==> - b = 2a ==> b= - 2a

c = -2

Yv = - (b^2 - 4ac)/4a ==> Yv = - (4a^2 + 8a)/4a ==> Yv = - (a + 2) ==> Yv = -a - 2

A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 31, 2012 11:58

Ricardogferreira escreveu:A outra conclusão é que ainda tenho muito a aprender ...


É interessante que você conheça as várias formas de representar uma função polinomial do 2° grau. Cada uma dessas representações será útil em certa situação. As três representações são:

1) forma geral — f(x) = ax^2 + bx + c ;

2) forma fatorada — f(x) = a(x-x_1)(x - x_2) , onde x_1 e x_2 são as raízes da função;

3) forma canônica (ou padrão) — f(x) = a(x-x_v)^2 + y_v , onde x_v e y_v são as coordenadas do vértice da parábola.

Qual representação usar irá depender dos dados fornecidos no problema. É óbvio também que você pode passar de uma representação para a outra conforme a necessidade.

No caso do seu exercício, para os gráficos A e B, podemos aplicar diretamente a forma canônica.

Gráfico A — x_v = -1, y_v = 2, x_1 = -2 e x_2 = 0 .

Desse modo, temos que:

f(x) = a[x - (-1)]^2 + 2 \implies f(x) = a(x+1)^2 + 2

Note que falta apenas determinar o coeficiente a. Para isso, basta usar qualquer uma das raízes fornecidas. Ou seja, você sabe que acontece f(-2) = 0 e f(0) = 0. Por exemplo, escolhendo f(-2) = 0, temos que:

a(-2 + 1)^2 + 2 = 0 \implies a = -2

Portanto, a função para o gráfico A será:

f(x) = -2(x +1)^2 + 2

É óbvio que você também poderia ter usado f(0) = 0. No final você chegaria em a = -2 da mesma forma.

Gráfico B — x_v = 2, y_v = 1, g(0) = 3 (pois o gráfico corta o eixo y em 3).

Tente fazer esse aqui aplicando o mesmo procedimento usado para o A.

Gráfico C — x_1 = -1 , x_2 = 3 e h(0) = -2 (pois o gráfico corta o eixo y em -2).

Aqui é mais interessante começar usando a forma fatorada:

h(x) = a[x - (-1)](x - 3) \implies h(x) = a(x + 1)(x - 3)

Lembrando que h(0) = -2, temos que:

a(0 + 1)(0 - 3) = -2 \implies a = \frac{2}{3}

Sendo assim, a função tem o formato fatorado:

h(x) = \frac{2}{3}(x + 1)(x - 3)

Apesar desta resposta estar correta, desejamos agora colocá-la no formato do gabarito. Afinal de contas, se o exercício fosse de múltipla escolha, deveríamos marcar a opção que corresponde a esta função.

Para transformar a função no formato fatorado para o formado canônico, vamos começar aplicando a distributiva:

h(x)= \frac{2}{3}(x+1)(x -3) \implies h(x) = \frac{2}{3}(x^2 - 3x + x - 3) \; \implies h(x) = \frac{2}{3}x^2 - \frac{4}{3}x - 2

Agora vamos calcular x_v e y_v :

x_v = -\frac{b}{2a} \implies x_v = -\frac{-\frac{4}{3}}{2\cdot \frac{2}{3}} \implies x_v = 1

y_v = -\frac{\Delta}{4a} \implies y_v = -\frac{\left(-\frac{4}{3}\right)^2 - 4\cdot\frac{2}{3}\cdot(-2)}{4\cdot\frac{2}{3}}\implies y_v = -\frac{8}{3}

Sendo assim, essa função no formato canônico será:

h(x) = \frac{2}{3}(x - 1)^2 - \frac{8}{3}
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Re: Descobrindo a Expressão Algébrica olhando apenas o gráfi

Mensagempor Ricardogferreira » Ter Jul 31, 2012 20:25

Bom,

Para fechar o tópico e como agradecimento a todos, resta-me então resolver o gráfico B) na forma canónica:

{x}_{v} = 2

{y}_{v} = 1

g(0) = 3

g(x) = a {(x - {x}_{v})}{^2} + {y}_{v}

g(x) = a {(x - 2)}{^2} + 1

3 = a{(0 - 2)}{^2} + 1 \Rightarrow 3 = 4a + 1 \Rightarrow a = \frac{1}{2}

g(x) = \frac{1}{2} {(x - 2)}{^2} + 1


Cumprimentos a todos,
Ricardo
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.