por Danilo » Seg Jul 16, 2012 17:23
Estou empacado em um exercício que eu acredito ser muito simples, mas as respostas simplesmente não batem.
Sabendo que senx = 1/2 e 0 ? x? ?/2, calcule:
a) cosx
b) cos (x + ?/2)
Bom, se senx é 1/2 e x está no primeiro quadrante, então x só pode ser 30º (penso eu.). Logo cosx = (raiz quadrada de 3)/2
e a alternativa b) cos (x + ?/2) = cosx + cos ?/2 => cos (x + ?/2) =
![\frac{\sqrt[]{3}}{2} \frac{\sqrt[]{3}}{2}](/latexrender/pictures/21682d7c1e802e9b52a99c01850489c4.png)
, pois cos ?/2 é zero. Apenas apliquei a distributiva e resolvi. Também cheguei a pensar
cos x = sen (90-x), mas não tive sucesso.
O problema é que as respostas que constam no livro são diferentes. para cos (x + ?/2) a resposta é -1/2 e não
![\frac{\sqrt[]{3}}{2} \frac{\sqrt[]{3}}{2}](/latexrender/pictures/21682d7c1e802e9b52a99c01850489c4.png)
. E isso acontece com as outras alternativas, com excessão da letra a) . Onde estou errado? (ou é o livro?) Grato !
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por Danilo » Seg Jul 16, 2012 17:29
Viajei legal. É só fazer a redução para o primeiro quadrante e resolver. Vou dar uma relida no livro para que isso não aconteça de novo :p
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por MarceloFantini » Seg Jul 16, 2012 17:56
A resposta para o primeiro item está correta, agora no segundo não há o que reduzir ao primeiro quadrante.
Note que se

, então teremos

.
Temos que 30° é

radianos, daí

.
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por Danilo » Seg Jul 16, 2012 19:05
MarceloFantini escreveu:A resposta para o primeiro item está correta, agora no segundo não há o que reduzir ao primeiro quadrante.
Note que se

, então teremos

.
Temos que 30° é

radianos, daí

.
Marcelo, por que a resposta é diferente se eu aplicar a distributiva, por exemplo em cos (x +?/2) se eu fizer a distributiva eu obtenho
![\frac{\sqrt[]{3}}{2} \frac{\sqrt[]{3}}{2}](/latexrender/pictures/21682d7c1e802e9b52a99c01850489c4.png)
.
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por MarceloFantini » Seg Jul 16, 2012 20:46
Porque não existe distributiva. Cosseno é uma função, e não é uma função linear.
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por Arkanus Darondra » Seg Jul 16, 2012 20:59
Danilo.
Observe que:
cos(30º + 60º)

cos30º + cos 60º
pois

Existem fórmulas para calcular soma e subtração de arcos. Por exemplo, veja o link:
Adição e Subtração de Arcos
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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