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Sobre Potenciação.

Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 16:46

Boa tarde

Estou resolvendo uma lista de exercícios e me deparei com esses dois aqui. Eu até desenvolvi mas, a resposta não bate.

1) Calcule ({0,2})^{3} + ({0,16})^{2} = Bom, eu sei que, ({0,2})^{3} é = 0,2 . 0.2 . 0,2 = 0,8 e ({0,16})^{2} = 0,16 . 0,16 = 0,256
Só que eu procurei a resposta e não bate

Resposta é 0,0336.

2) (FATEC) Se x e y são números reais tais que x ={0,25}^{0,25} e y = {16}^{-125} , é verdade que:
(A) x = y
(B) x > y
(C) x.y = 2\sqrt2
(D) x - y é um número irracional
(E) x + y é um número racional não inteiro

Então, eu fatorei {16}^{-125} e da {2}^{-500} Se usar notação científica no ({0,25})^{0,25} da {2,5}.10^{-1}

É isso ai pessoal... Abras
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 17:44

Na 1 você esta fazendo as contas errado! Multiplique novamente que você encontrará o erro.

Na 2, tente expressar x e y com uma mesma base. Por exemplo,

0,25=\frac{1}{4}

16 = {4}^{2}
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 18:25

Mas, de onde vc tirou \frac{1}{4} ?

E mesmo que eu consiga igualar as bases, 16 = {4}^{2} e 0,25 = \frac{1}{4} onde entra os expoentes?

Posso usar a propriedade da potenciação, Multiplicação de expoente por expoente?

({0,25})^{0,25} = \left( \frac{1}{4} \right)^\frac{1}{4}

{16}^{-125} = {4}^{2}- ^\frac{1}{125}

Não tem como somar isso. Mas, valeu a intenção Russuman.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 18:35

Preste atenção.

0,25^{0,25} = \frac{1}{4}^{\frac{1}{4}} = (4^{-1})^{\frac{1}{4}}=(2^{-2})^{\frac{1}{4}}=  2^{-\frac{1}{2}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}}.

16^{-125} = (2^{4})^{-125} = 2^{-500} = \frac{1}{2^{500}}.

Assim, podemos prever que a resposta correta é letra D!
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 18:39

Bielto escreveu:Mas, de onde vc tirou ?


0,25 = 25 . 10^{-2} = \frac{25}{100}=\frac{5^{2}}{10.10}=\frac{5^{2}}{2^{2}.5^{2}} = \frac{1}{2^{2}} = \frac{1}{4}.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 18:52

Ué, 25.{10}^{-2} Não ter que ser \geq 1 até 10 ? No caso ficaria 2,5.{10}^{-1} porque a vírgula se deslocou para a direita?
O certo não é "A vírgula vem sempre depois do número diferente de zero"
hehe.. sem querer ensinar o pai-nosso ao vigário.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 19:07

A sua citação refere-se a convenção adotada como Notação Ciêntífica, a fim de tornar universal o que chamamos de ordem de grandeza de um valor. Nesse caso, não estou interessado em estudar tal significado, e sim, modificar a forma de escrever o número racional 0,25 para simplificar a expressão . Portanto, não é necessário que o núcleo esteja entre 1 e 10.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 19:13

Rapaiz do céu, você é um ninja na matemática. Eu não entendi bufulhas do que você disse mas, eu sei que está tentendo ajudar.
Infelizmente meu professor, só nos ensinou assim. Até decoramos isso. Não sabia que podia ser 25.{10}^{-2}.
Fico triste em saber que eu não sei potenciação.

Abraço.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 19:38

hahahaha

O que eu quis dizer é que tanto faz 25.10^{-2} como 2,5.10^{-1}, pois 25.10^{-2} = 2,5.10^{-1}. A difenrença é qe da segunda forma está de acordo com as regras da Notação Científica.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 19:45

Eu posso usar essa sua versão no vestibular? Ou só notação científica?

E, como que 2,5.{10}^{-1} fica = 25.{10}^{-2} ? a vírgula é contada no 2 e tbm no 5 ?

No mais, valeu mesmo. Tu é fera.

Abras
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Russman » Qui Jul 12, 2012 21:05

A cada casa que se anda para a direita tu subtrai uma unidade do expoente do 10. E a cada casa que se anda para esquerda tu acrescenta uma unidade no expoente do 10.
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Re: Sobre Potenciação.

Mensagempor Bielto » Qui Jul 12, 2012 21:44

No caso, você andou uma vírgula no 2 e no 5? Tipo 2,5, andou duas para a direita, e isso resultou 25.{10}-^{2}?

Lembrando que, posso usar 25 ou qualquer outro nº acima de 10? Para facilitar a resolução?

Abras
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?