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Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14

[/tex]A questão é a seguinte

Por um jantar para um grupo de amigos, um restaurante cobrou R$ 240,00, mas quatro dessas pessoas não tinha dinheiro para contribuir com a despesa.
Essa atitude obrigou cada uma das demais pessoas a pagar R$ 5,00 além da parte que lhe caberia se todos participassem da divisão da conta.

Quantos eram os amigos?


Por favor me ajudem vale um ponto.
Não é uma questão simples por que aqui em meu livro ela tem 18 linhas para fazer a conta.

Eu fiz assim, não sei se ta certo

x=nº de amigos

\frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}


240x=240x-960+5x²-20x

5x²-20x-960=0

x²-4x-192=0

x= 4+-\sqrt[2]{16}+  \frac{768}{2}


x= 4+-\frac{28}{2}

x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16




Esse "²" deve ser pra elevar pq eu nao coloquei isso espero q vcs entendam minha forma de fazer
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 20:35

Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 20:48

Russman escreveu:Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.



Muito obrigado, nossa eu to doido pra ganha esse 1 ponto, porque la na sala eu sou o primeiro da turma ai tem que tira nota boa e consegui os pontos
Alem de que eu no bimestre passado nao fui muito bem nas provas.

Eu só não to conseguindo entender essa parte aqui

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16

de onde vc tiro esse 28 dessa raiz?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:15

Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:23

Russman escreveu:Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:



O q vc fez?

e pq eu to tentando fazer mas nao to conseguindo

vc tiro a raiz de um e de outro?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:26

Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:30

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784



Ai não entendi de onde vc tiro o 768

Eu quero sabe se vc fatoro oq vc fez?

pq vc bota desse jeito ai eu fico sem entender
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:31

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784


e o 784 nao entendi como vc fez

Eu queria q vc explicasse q processo vc uso
pq alem de estar fazer o exercicio eu estou estudando ja para o teste e prova
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:42

16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:43

Russman escreveu:16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0


Ata vc usou o processo de baskaras nao foi?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:59

Isto, isto!
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 22:00

Obrigado por ter me ajudado e explicado essa questão
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 22:35

Não por isso. (:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?