por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14
[/tex]A questão é a seguinte
Por um jantar para um grupo de amigos, um restaurante cobrou R$ 240,00, mas quatro dessas pessoas não tinha dinheiro para contribuir com a despesa.
Essa atitude obrigou cada uma das demais pessoas a pagar R$ 5,00 além da parte que lhe caberia se todos participassem da divisão da conta.
Quantos eram os amigos?
Por favor me ajudem vale um ponto.
Não é uma questão simples por que aqui em meu livro ela tem 18 linhas para fazer a conta.
Eu fiz assim, não sei se ta certo
x=nº de amigos
![\frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}
240x=240x-960+5x²-20x
5x²-20x-960=0
x²-4x-192=0
x= 4+-\sqrt[2]{16}+ \frac{768}{2}
x= 4+-\frac{28}{2}
x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16 \frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}
240x=240x-960+5x²-20x
5x²-20x-960=0
x²-4x-192=0
x= 4+-\sqrt[2]{16}+ \frac{768}{2}
x= 4+-\frac{28}{2}
x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16](/latexrender/pictures/e7b2c0afcecb1fb08c2865e5034fdfe6.png)
Esse "²" deve ser pra elevar pq eu nao coloquei isso espero q vcs entendam minha forma de fazer
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 20:35
Seja o número de amigos

.
Se todos os amigos pagassem então o valor

que cada um teria de pagar é calculado por

.
Porém, somente

amigos pagaram. Então, os

amigos pagaram um valor

cada dado por

.
Do problema identificamos que

. Portanto,




.
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

.
Veja que

, como se era esperado.
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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 20:48
Russman escreveu:Seja o número de amigos

.
Se todos os amigos pagassem então o valor

que cada um teria de pagar é calculado por

.
Porém, somente

amigos pagaram. Então, os

amigos pagaram um valor

cada dado por

.
Do problema identificamos que

. Portanto,




.
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

.
Veja que

, como se era esperado.
Muito obrigado, nossa eu to doido pra ganha esse 1 ponto, porque la na sala eu sou o primeiro da turma ai tem que tira nota boa e consegui os pontos
Alem de que eu no bimestre passado nao fui muito bem nas provas.
Eu só não to conseguindo entender essa parte aqui
Esta equação tem como solução
![x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right. x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} = \frac{4-28}{2} = -12
\end{matrix}\right.](/latexrender/pictures/b8975046d497897455e8ddfe487a8618.png)
.
Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então

de onde vc tiro esse 28 dessa raiz?
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:15
Veja que
![\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28 \sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28](/latexrender/pictures/b27a894e743fca749970a4f816038a95.png)
.
(:
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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:23
Russman escreveu:Veja que
![\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28 \sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28](/latexrender/pictures/b27a894e743fca749970a4f816038a95.png)
.
(:
O q vc fez?
e pq eu to tentando fazer mas nao to conseguindo
vc tiro a raiz de um e de outro?
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:26
Nãao!

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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:30
Russman escreveu:Nãao!

Ai não entendi de onde vc tiro o 768
Eu quero sabe se vc fatoro oq vc fez?
pq vc bota desse jeito ai eu fico sem entender
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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:31
Russman escreveu:Nãao!

e o 784 nao entendi como vc fez
Eu queria q vc explicasse q processo vc uso
pq alem de estar fazer o exercicio eu estou estudando ja para o teste e prova
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:42

Isto é

somado com

vezes

.

.
Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:43
Russman escreveu:
Isto é

somado com

vezes

.

.
Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

Ata vc usou o processo de baskaras nao foi?
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 21:59
Isto, isto!
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por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 22:00
Obrigado por ter me ajudado e explicado essa questão
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 22:35
Não por isso. (:
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Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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