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Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14

[/tex]A questão é a seguinte

Por um jantar para um grupo de amigos, um restaurante cobrou R$ 240,00, mas quatro dessas pessoas não tinha dinheiro para contribuir com a despesa.
Essa atitude obrigou cada uma das demais pessoas a pagar R$ 5,00 além da parte que lhe caberia se todos participassem da divisão da conta.

Quantos eram os amigos?


Por favor me ajudem vale um ponto.
Não é uma questão simples por que aqui em meu livro ela tem 18 linhas para fazer a conta.

Eu fiz assim, não sei se ta certo

x=nº de amigos

\frac{240}{x-4}=\frac{240}{x+5}


240x=240x-960+5x²-20x

5x²-20x-960=0

x²-4x-192=0

x= 4+-\sqrt[2]{16}+  \frac{768}{2}


x= 4+-\frac{28}{2}

x= 4+\frac{28}{2} = \frac{32}{2}=16




Esse "²" deve ser pra elevar pq eu nao coloquei isso espero q vcs entendam minha forma de fazer
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 20:35

Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 20:48

Russman escreveu:Seja o número de amigos n.

Se todos os amigos pagassem então o valor x que cada um teria de pagar é calculado por

x = \frac{240}{n}.

Porém, somente n-4 amigos pagaram. Então, os n-4 amigos pagaram um valor y cada dado por

y = \frac{240}{n-4}.

Do problema identificamos que y = x+5. Portanto,

\frac{240}{n-4} = \frac{240}{n} + 5

\frac{240}{n-4} = \frac{240+5n}{n}

240(n) = (240+5n)(n-4)

240n = 240n - 960 + 5{n}^{2} - 20n \Rightarrow 5{n}^{2} - 20n - 960 = 0 \Rightarrow {n}^{2} - 4n -192 = 0.

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16.

Veja que \left\{\begin{matrix}
x = \frac{240}{n} = \frac{240}{16} =15 .
\\
y = \frac{240}{n-4} = \frac{240}{12} = 20
\end{matrix}\right. \Rightarrow \left \{ 20 = 15+5\Leftrightarrow y=x+5 \right., como se era esperado.



Muito obrigado, nossa eu to doido pra ganha esse 1 ponto, porque la na sala eu sou o primeiro da turma ai tem que tira nota boa e consegui os pontos
Alem de que eu no bimestre passado nao fui muito bem nas provas.

Eu só não to conseguindo entender essa parte aqui

Esta equação tem como solução x = \frac{4+-\sqrt[]{16+4.192}}{2} = \left\{\begin{matrix}
x_{1} = \frac{4+28}{2} = 16\\
x_{2} =  \frac{4-28}{2} = -12

\end{matrix}\right..

Como só nos interessa a solução positiva, o número de amigos eram então n=16

de onde vc tiro esse 28 dessa raiz?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:15

Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:23

Russman escreveu:Veja que

\sqrt[]{16 + 4.192} = \sqrt[]{784} = 28.

(:



O q vc fez?

e pq eu to tentando fazer mas nao to conseguindo

vc tiro a raiz de um e de outro?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:26

Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:30

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784



Ai não entendi de onde vc tiro o 768

Eu quero sabe se vc fatoro oq vc fez?

pq vc bota desse jeito ai eu fico sem entender
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:31

Russman escreveu:Nãao!

16 + 4.192 = 16 + 768 = 784


e o 784 nao entendi como vc fez

Eu queria q vc explicasse q processo vc uso
pq alem de estar fazer o exercicio eu estou estudando ja para o teste e prova
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:42

16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 21:43

Russman escreveu:16 + 4.192

Isto é 16 somado com 4 vezes 192.

4 . 192 = 768.

Eu usei a fórmula da solução da equação de 2° grau! Você deve conhecer.

a{x}^{2}+bx+c = 0\Rightarrow x=\frac{-b\pm \sqrt{{b}^{2}-4ac}}{2a} , a\neq 0


Ata vc usou o processo de baskaras nao foi?
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 21:59

Isto, isto!
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 22:00

Obrigado por ter me ajudado e explicado essa questão
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Re: Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 22:35

Não por isso. (:
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.