• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

matematica financeira

matematica financeira

Mensagempor Rosana Vieira » Sáb Mar 24, 2012 19:54

Olá se alguém poder me ajuda eu agradeço, pois não estou entendendo.
Um indivíduo que tem um gasto médio mensal de conversação em seu celular de 300
minutos resolveu fazer a adesão na companhia de telefonia celular BOM-TOM do plano
"100 AGORA". Neste plano o cliente paga R$ 100,00 no início do mês e obtêm ainda os
seguintes benefícios:

i. Até o 100 minuto de conversação feito no mês, o serviço é gratuito e a partir do 101° minuto a tarifa é de R$0,58/minuto.
ii. O excedente dos 100 minutos gastos deverá ser pago daqui a 60 dias descontando-se
os R$100,00 que já foram pagos.
iii. Caso o excedente seja inferior a 175 minutos, nenhum valor adicional, além dos R$100,00 já pagos, é exigido.

No plano "STANDARD" da BOM-TOM o cliente paga, pelo minuto de conversação uma
tarifa de R$ 0,40/minuto, e o total gasto deverá ser pago ao final do mês (daqui a 30 dias).

Questão 1: Levando em conta o consumo médio de 300 minutos determine a máxima tarifa, ou seja, o preço máximo cobrado por minuto, que a operadora pode exigir no plano "100 AGORA", de tal maneira que à uma taxa financeira de 8,0% a.m., esse plano seja mais vantajoso para o cliente.

Questão 2: Agora, ao invés de usar a taxa de 8% a.m. determine para que taxa financeira cada plano é mais vantajoso para este cliente. Ou seja, para um consumo médio de 300 minutos mensais, qual é o intervalo de valores de taxa financeira que faz o plano "100 AGORA" ser melhor que o plano "STANDARD"?
Rosana Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 00:11
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor cicero » Sáb Mar 24, 2012 20:57

AGORA EU QUERO VER SE ALGUÉM DESTE FÓRUM CONSEGUIRÁ RESOLVER ESTA ATIVIDADE...SRSRSRSRSRS

CÍCERO.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor cicero » Sáb Mar 24, 2012 20:58

POR QUE VOCÊS NÃO PEDEM AJUDA AOS SEUS RESPECTIVOS ORITENTADORES (TUTORES) EU MONTEI UMA APOSTILA PARA TURMA QUE SOU TUTOR E DISPONIBILIZEI PARA OS DEMAIS TUTORES, ELES PODEM ENVIAR A TODOS O MATERIAL, NELE HÁ EXEMPLOS QUE OS AJUDARÃO COM ESTA ATIVIDADE...

CÍCERO.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor Rosana Vieira » Dom Mar 25, 2012 14:34

cicero escreveu:POR QUE VOCÊS NÃO PEDEM AJUDA AOS SEUS RESPECTIVOS ORITENTADORES (TUTORES) EU MONTEI UMA APOSTILA PARA TURMA QUE SOU TUTOR E DISPONIBILIZEI PARA OS DEMAIS TUTORES, ELES PODEM ENVIAR A TODOS O MATERIAL, NELE HÁ EXEMPLOS QUE OS AJUDARÃO COM ESTA ATIVIDADE...

CÍCERO.



Se o tutor não responde as dúvidas temos que buscar ajuda em outro meios de comunicação sim, pois desde do inicio do curso poucas vezes tive orientação do tutor.
Rosana Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 00:11
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor Aparecida » Dom Mar 25, 2012 18:56

concordo com vc, a minha tutora nem colocou exemplos, como se resolve esse problema.
Eu acho que devemos utilizar a matematica financeira
Quero muito, uma ajuda nesse exercício
Aparecida
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Out 30, 2011 22:22
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor dandan » Seg Mar 26, 2012 20:09

Então Cícero, pelo menos nos envie esses exercícios de apoio, disponibiliza essa apostila por favor.
dandan
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 16:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor Aparecida » Seg Mar 26, 2012 20:15

Cicero ja que voce é tutor de uma turma, por favor envie algum exemplo para que possa resolver essa atividade.
sandramatematica@hotmail.com
Aparecida
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Out 30, 2011 22:22
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor Rosimar » Ter Mar 27, 2012 09:44

Cicero, você poderia disponibilizar essa apostila? Perguntei a minha sobre essa apostila e ela nem respondeu.
rosimar.novais@hotmail.com
Rosimar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 14:29
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor Rosimar » Ter Mar 27, 2012 09:45

Desculpe, digo, perguntei a minha tutora e ela não respondeu.
Rosimar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 14:29
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor vcbuldrini » Qua Mar 28, 2012 14:17

esses tutores nao servem para nada o melhor curso foi o matemidia, esse sim foi bom tinha ajuda,como começar e como sair do exercicio.
vcbuldrini
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 17, 2011 21:19
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor cicero » Qui Mar 29, 2012 21:42

Me enviem os e-mail's de vocês que eu envio o material de apoio.

Cícero.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor cicero » Qui Mar 29, 2012 21:45

vcbuldrini escreveu:esses tutores nao servem para nada o melhor curso foi o matemidia, esse sim foi bom tinha ajuda,como começar e como sair do exercicio.


Realmente, e esse é o mesmo pensamento dos nossos alunos em sala de aula. Você precisa rever serus conceitos sobre educação.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor vcbuldrini » Qui Mar 29, 2012 22:18

cicero escreveu:
vcbuldrini escreveu:esses tutores nao servem para nada o melhor curso foi o matemidia, esse sim foi bom tinha ajuda,como começar e como sair do exercicio.


Realmente, e esse é o mesmo pensamento dos nossos alunos em sala de aula. Você precisa rever serus conceitos sobre educação.

obrigado pelo ajuda, mas os meus eu tento fazer de alguma forma para que eles consigam sair do exercicios.
vcbuldrini
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 17, 2011 21:19
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Apostila de apoio

Mensagempor cicero » Sex Mar 30, 2012 12:09

Agora sim ....

Caso desejem me enviei um e-mail que eu respondo com o material de auxílio para esta atividade.

jccalheiros73@yahoo.com.br


Cícero.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor secel » Sex Mar 30, 2012 12:25

Resposta rsrsrsr
1) máximo R$ 0,64
2)Considerando a taxa positiva, temos que o intervalo de valores de taxa financeira que faz o plano "100 AGORA" ser melhor que o plano "STANDARD" é dado por i>4,72%
secel
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 21:24
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor Rosana Vieira » Sex Mar 30, 2012 20:32

secel escreveu:Resposta rsrsrsr
1) máximo R$ 0,64
2)Considerando a taxa positiva, temos que o intervalo de valores de taxa financeira que faz o plano "100 AGORA" ser melhor que o plano "STANDARD" é dado por i>4,72%


Secel quql foi a formula que vc utilizou para calcular
Rosana Vieira
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 00:11
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: matematica financeira

Mensagempor cicero » Sex Mar 30, 2012 22:38

Questão 1:
A primeira resposta está errada.

Questão 2:

O valor da taxa está correto, mas não a reposta.

Cícero.
cicero
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 16:05
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Educação Matemática/Modelagem Matemática
Andamento: formado

Re: matematica financeira

Mensagempor secel » Sáb Mar 31, 2012 11:29

eu sei kkkkk
o certo é R$ 0,73 e i<4,72 ok
secel
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 21:24
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: formado


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?