por strikeeagle » Seg Mar 12, 2012 10:14
Amigos, gostaria de ajuda para resolver a seguinte questão:
As seis faces de um dado são equiprováveis e estão marcadas com 1, 2, A, 4, B, C. Lançando simultaneamente dois desses dados, a probabilidade de obtermos na dupla de resultados pelo menos um número par, ou pelo menos uma consoante, é igual a:
A) 7/9
B) 4/5
C) 5/6
D) 8/9
E) 17/18
O gabarito dá a alternativa B, mas não entendi como chegar nisso.
Como no primeiro lançamento teríamos que obter um número par dentre os dois existentes ou uma consoante dentre as duas existentes, logo imaginei que essa probabilidade seria de 4/6. O mesmo vale para o segundo lançamento, então pensei que teríamos outra probabilidade de 4/6 no segundo dado. Depois, como ele pede OU uma coisa OU outra, eu imaginei que bastaria somar as duas probabilidades. Enfim, acabei tentando de várias outras formas, mas não consigo chegar nesses 4/5 de forma alguma. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!
[]s a todos!
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por LuizAquino » Seg Mar 12, 2012 19:01
strikeeagle escreveu:As seis faces de um dado são equiprováveis e estão marcadas com 1, 2, A, 4, B, C. Lançando simultaneamente dois desses dados, a probabilidade de obtermos na dupla de resultados pelo menos um número par, ou pelo menos uma consoante, é igual a:
A) 7/9
B) 4/5
C) 5/6
D) 8/9
E) 17/18
strikeeagle escreveu:O gabarito dá a alternativa B, mas não entendi como chegar nisso.
Como no primeiro lançamento teríamos que obter um número par dentre os dois existentes ou uma consoante dentre as duas existentes, logo imaginei que essa probabilidade seria de 4/6. O mesmo vale para o segundo lançamento, então pensei que teríamos outra probabilidade de 4/6 no segundo dado. Depois, como ele pede OU uma coisa OU outra, eu imaginei que bastaria somar as duas probabilidades. Enfim, acabei tentando de várias outras formas, mas não consigo chegar nesses 4/5 de forma alguma. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!
[]s a todos!
Os dados são lançados simultaneamente e eles não são distinguíveis. Desse modo, o resultado (1, 2) é o mesmo que (2, 1).
Os possíveis resultados para o lançamento estão listados abaixo. Em destaque, temos as possibilidades desejadas.
(1, 1),
(1, 2),
(1, 4), (1, A),
(1, B),
(1, C)(2, 2),
(2, 4),
(2, A),
(2, B),
(2, C)(4, 4),
(4, A),
(4, B),
(4, C)(A, A),
(A, B),
(A, C)(B, B),
(B, C)(C, C)Temos então que:

Note que não há essa alternativa entre as opções. Desse modo, todas as alternativas estão erradas.
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por strikeeagle » Ter Mar 13, 2012 16:30
Luiz, obrigado pela resposta.
Confesso ter ficado revoltado por nenhuma alternativa estar correta. De qualquer forma não teria chegado ao número que você chegou, mas perdi muito tempo tentando entender a resposta que o gabarito dava como correta.
Agradeço muito!
Grande abraço!
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por strikeeagle » Qui Mar 22, 2012 22:57
Luiz e demais amigos do fórum, boa noite,
Venho reabrir essa questão, pelo seguinte motivo: ela caiu num concurso recente realizado por uma grande instituição e eu participei dessa prova. Não consegui resolvê-la no dia da aplicação, cheguei em casa e também não consegui resolver. O meu raciocínio seguia um caminho parecido com o do amigo Luiz, mas não o terminei exatamente por perceber que não daria nenhuma das alternativas.
Eu imaginei que havia algo errado com ela, mas não estava seguro para entrar com recurso pedindo a anulação da mesma. Quando você postou a solução e vi que ela seguia um caminho coerente do meu ponto de vista, entrei com o recurso, no entanto, após análise, eles indeferiram, alegando que a alternativa correta é a D mesmo.
Você (Luiz) ou algum outro amigo do fórum sabe como chegar nela? A curiosidade em entendê-la está tão grande que é quase uma questão de vida ou morte.
Se alguém puder ajudar, agradeço.
[]s
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por fraol » Qui Mar 22, 2012 23:49
Minha sugestão é você pensar esse problema pela análise do evento complementar:
Eventos que não interessam: {IMPAR, IMPAR} e {IMPAR, VOGAL}, {VOGAL, IMPAR}, {VOGAL, VOGAL} = 4/36
A probabilidade então é 1 - 4/36 = 32/36 = 8/9.
Na abordagem anterior, contou-se, por exemplo, (A,B) mas não contou (B,A). Contudo esse, assim como outros eram resultados possíveis que atendem as premissas.
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por LuizAquino » Sex Mar 23, 2012 08:45
strikeeagle escreveu:Quando você postou a solução e vi que ela seguia um caminho coerente do meu ponto de vista, entrei com o recurso, no entanto, após análise, eles indeferiram, alegando que a alternativa correta é a D mesmo.
O fato deles indeferirem o seu recurso não significa que eles estão certos.
fraol escreveu:Na abordagem anterior, contou-se, por exemplo, (A,B) mas não contou (B,A). Contudo esse, assim como outros eram resultados possíveis que atendem as premissas.
Note que os dois dados são
iguais e são lançados
simultaneamente.
Desse modo,
não é possível distinguir o resultado (A, B) do resultado (B, A).
Para poder distinguir esses dois resultados, deveria haver uma ordem estabelecida ou ainda alguma diferença entre os dados (por exemplo, a cor). Entretanto, nada disso foi especificado no enunciado do exercício.
Portanto, eu continuo defendendo a minha resolução.
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por strikeeagle » Sáb Mar 24, 2012 14:09
Amigo fraol, obrigado pela explicação. De fato sua resposta é a que a organizadora da prova gostaria e, como citei anteriormente, eu não teria conseguido chegar nisso sozinho.
Agradeço muito!
No entanto, ao amigo Luiz só tenho a dizer que continuo concordando com seu raciocínio. O enunciado é muito claro quando diz que os dados são iguais e lançados simultaneamente, portanto resultados como (2,1) e (1,2) não podem ser diferenciados. Enfim, agradeço muito aos dois. Acho que foi uma questão infeliz, mas como a empresa que elaborou a prova não deu o braço a torcer, deixemos como está. De qualquer forma acho que as discussões foram válidas e acrescentaram, que é o objetivo do fórum.
[]s a todos!
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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