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Mensagempor ViniRFB » Dom Mar 11, 2012 17:18

(FUVEST-2ª FASE) Os números x, raiz(x), log2 (10x) são, nessa ordem, os três primeiros termos de uma progressão geométrica. Calcule:
a) o 1º termo x.
b) o 5º termo.

Alguém me explica a parte abaixo transcrita?

O termo central é igual a média geométrica dos outros termos equidistantes a ele. Consequentemente, o quadrado do termo central é igual ao produto de dois termos equidistantes a ele.
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Re: PG

Mensagempor fraol » Dom Mar 11, 2012 21:25

ViniRFB escreveu:Alguém me explica a parte abaixo transcrita?

O termo central é igual a média geométrica dos outros termos equidistantes a ele. Consequentemente, o quadrado do termo central é igual ao produto de dois termos equidistantes a ele.


Suponha que T_{c} seja o termo central, T_{a} e T_{b} os termos equidistantes do termo central. Assim:

T_{c} = \sqrt{T_{a}T_{b}} ( a média geométrica ) , então T_{c}^2 =T_{a}T_{b} .

Por exemplo, na PG de razão 2: 1, 2, 4, 8, 16, 32, ... vamos escolher ao acaso 8 como termo central, repare que 2 e 32 são termos equidistantes, então 8 = \sqrt{ 2.32 } e 64 = 2 . 32.

É isso.
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Re: PG

Mensagempor ViniRFB » Dom Mar 11, 2012 23:54

Não entendi na verdade, mas verei com mais calma.

De todo modo obrigado.

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Re: PG

Mensagempor fraol » Seg Mar 12, 2012 09:58

Ok. Se ao verificar quiser discutir algum ponto, manda pra cá.
Obrigado.
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Re: PG

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mar 12, 2012 17:10

Suponha que a, b e c estão em progressão geométrica. Então \frac{a}{b} = \frac{b}{c}, daí ac = b^2. Entende a afirmação?
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Re: PG

Mensagempor ViniRFB » Seg Mar 12, 2012 17:20

Sim.

A relação dela qual será então?
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Re: PG

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mar 12, 2012 19:28

Note que no caso escolhi três termos consecutivos, o termo central é b. Note que na afirmação está embutido a noção de que existe um número ímpar de termos, caso contrário não há termo central.
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Re: PG

Mensagempor ViniRFB » Seg Mar 12, 2012 22:51

MarceloFantini escreveu:Note que no caso escolhi três termos consecutivos, o termo central é b. Note que na afirmação está embutido a noção de que existe um número ímpar de termos, caso contrário não há termo central.



Bah Fantini.

Entendi. Muito obrigado mais uma vez pela excelente explicação e pelo empenho em fazer eu aprender o assunto.

Abração.

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?