por Jorge Dias » Seg Jan 09, 2012 15:45
f(u,v,W)

calcular as primeiras derivadas e o seu gradiente,encontrar um ponto onde f se anule ou não.
vou considerar cos(u-v) como um todo e é cos (x) ou vou ter que dizer que cos(u-v)= cosu.cosv+sinu.sinv e tambem não sei o que faço com o -1.
E no denominador tenho de fazer o mesmo? colocar as equivalências trignométricas ou não? faço a derivação do quociente directamente, mas novamente tenho de achar as 3 derivadas de cada vez,não consigo encontrar nada que me explique isso em condições estou feito.
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Jorge Dias
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por fraol » Seg Jan 09, 2012 17:20
Boa tarde,
Antes de mais nada lembre-se que é a derivada de um quociente, então aplicar a dita regra (derivada do quociente entre duas funções) para cada uma das derivadas parciais em u, V e W.
Além da identidade

, você vai precisar também de

.
O resto é manipulação algébrica.
Quer tentar?
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fraol
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por LuizAquino » Seg Jan 09, 2012 18:32
Não precisa aplicar as identidades trigonométricas.
Basta usar a regra da cadeia.
Por exemplo, suponha que você tivesse apenas a função

.
Para derivar em relação a x, imagine que a função fosse

(isto é, depende apenas de x).
Desse modo, temos que
![\frac{\partial f}{\partial x} = \frac{d g}{d x} = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot \frac{d}{d x}(x-y) = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot 1 = -\textrm{sen}\,(x-y) \frac{\partial f}{\partial x} = \frac{d g}{d x} = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot \frac{d}{d x}(x-y) = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot 1 = -\textrm{sen}\,(x-y)](/latexrender/pictures/d4e032097c25fbdb93f3e7e09020f00c.png)
Por outro lado, para derivar em relação a y, imagine que a função fosse

(isto é, depende apenas de y).
Desse modo, temos que
![\frac{\partial f}{\partial y} = \frac{d g}{d y} = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot \frac{d}{d y}(x-y) = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot (-1) = \textrm{sen}\,(x-y) \frac{\partial f}{\partial y} = \frac{d g}{d y} = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot \frac{d}{d y}(x-y) = \left[-\textrm{sen}\,(x-y) \right] \cdot (-1) = \textrm{sen}\,(x-y)](/latexrender/pictures/604e3d42e14dbcd7e48ffd2b9a62078b.png)
Agora basta aplicar essa ideia. Mas lembre-se que, como
fraol disse, você precisa aplicar também a regra do quociente para derivar a função de seu exercício.
ObservaçãoSe você desejar revisar a regra da cadeia, então eu recomendo que você assista a vídeo-aula "13. Cálculo I - Regra da Cadeia" disponível em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
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LuizAquino
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por Jorge Dias » Ter Jan 10, 2012 09:26
Obrigado pelas dicas ajudou bastante.
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por pipinha1982 » Qua Jan 11, 2012 15:18
boa tarde alguem me pode ajudar a resolver o exercicio que o colega jorge colocou pois nao consigo perceber
obrigado
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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