por rhodry » Dom Nov 27, 2011 15:27
Não estou conseguindo resolvê-la, se tiver alguém que poderá me ajudar agradeço...
2. Resolva a equaçao irracional:x+2
![\sqrt[]{4-x^2=4}} \sqrt[]{4-x^2=4}}](/latexrender/pictures/a8b5c3c82d26777258a4f29c5c9ecf69.png)
(Cuidado! Ao tratar equações irracionais é de maior importância ter em mente que, quando A>0, o simbolo
![\sqrt[]{A} \sqrt[]{A}](/latexrender/pictures/e45d117dfdaea89cb0d2449d76c19abc.png)
significa o número C positivo tal que

=A.)
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por Andreza » Dom Nov 27, 2011 15:36
Vc tem a resposta do gabarito?
O 4 depois do sinal de igual nao está fora do radical?
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por rhodry » Dom Nov 27, 2011 15:38
Não tenho Andreza,,,
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por LuizAquino » Seg Nov 28, 2011 20:36
rhodry escreveu:2. Resolva a equaçao irracional:x+2
![\sqrt[]{4-x^2=4}} \sqrt[]{4-x^2=4}}](/latexrender/pictures/a8b5c3c82d26777258a4f29c5c9ecf69.png)
(Cuidado! Ao tratar equações irracionais é de maior importância ter em mente que, quando A>0, o simbolo
![\sqrt[]{A} \sqrt[]{A}](/latexrender/pictures/e45d117dfdaea89cb0d2449d76c19abc.png)
significa o número C positivo tal que

.)
Eu presumo que a equação seja na verdade:

rhodry escreveu:Não estou conseguindo resolvê-la, se tiver alguém que poderá me ajudar agradeço...
Primeiro, como condição de existência para a solução no conjunto dos reais, precisamos que

. Ou seja, devemos ter

.
Supondo que x respeita essa condição, temos que:




Agora termine o exercício.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Ter Nov 29, 2011 09:36, em um total de 1 vez.
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por vanessa_mat » Seg Nov 28, 2011 21:25
LuizAquino escreveu:rhodry escreveu:2. Resolva a equaçao irracional:x+2
![\sqrt[]{4-x^2=4}} \sqrt[]{4-x^2=4}}](/latexrender/pictures/a8b5c3c82d26777258a4f29c5c9ecf69.png)
(Cuidado! Ao tratar equações irracionais é de maior importância ter em mente que, quando A>0, o simbolo
![\sqrt[]{A} \sqrt[]{A}](/latexrender/pictures/e45d117dfdaea89cb0d2449d76c19abc.png)
significa o número C positivo tal que

.)
Eu presumo que a equação seja na verdade:

rhodry escreveu:Não estou conseguindo resolvê-la, se tiver alguém que poderá me ajudar agradeço...
Primeiro, como condição de existência para a solução no conjunto dos reais, precisamos que

. Ou seja, devemos ter

.
Supondo que x respeita essa condição, temos que:




Agora termine o exercício.
porque não poderia começar elevando os dois membros ao quadrado sem mudar o x de lado!!
(x +2.\sqrt4-x^2)^2= 4^2[/tex]
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por Rosana Vieira » Ter Nov 29, 2011 15:28
LuizAquino escreveu:vanessa_mat escreveu:porque não poderia começar elevando os dois membros ao quadrado sem mudar o x de lado!!

Por um motivo muito simples: daria mais trabalho desse jeito.
Aplicando o que você disse e considerando que

, temos que:


Agora teríamos que fazer:
A partir daqui estou certa ou errada
64x2+ 16x4 = 9x4
64x2+ 16x4 - 9x4 = 0
64x2 - 7 x4




Agora continue a partir daqui.
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por Rosana Vieira » Ter Nov 29, 2011 15:35
LuizAquino escreveu:rhodry escreveu:2. Resolva a equaçao irracional:x+2
![\sqrt[]{4-x^2=4}} \sqrt[]{4-x^2=4}}](/latexrender/pictures/a8b5c3c82d26777258a4f29c5c9ecf69.png)
(Cuidado! Ao tratar equações irracionais é de maior importância ter em mente que, quando A>0, o simbolo
![\sqrt[]{A} \sqrt[]{A}](/latexrender/pictures/e45d117dfdaea89cb0d2449d76c19abc.png)
significa o número C positivo tal que

.)
Eu presumo que a equação seja na verdade:

rhodry escreveu:Não estou conseguindo resolvê-la, se tiver alguém que poderá me ajudar agradeço...
Primeiro, como condição de existência para a solução no conjunto dos reais, precisamos que

. Ou seja, devemos ter

.
Supondo que x respeita essa condição, temos que:




Agora termine o exercício.
A partir daqui está ou errada
15 x2 + 8x = 0
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por LuizAquino » Ter Nov 29, 2011 15:50
Rosana Vieira escreveu:
A partir daqui estou certa ou errada
64x2+ 16x4 = 9x4
64x2+ 16x4 - 9x4 = 0
64x2 - 7 x4
Está errado. Note que:

Rosana Vieira escreveu:
A partir daqui está ou errada
15 x2 + 8x = 0
Está errado. Note que:

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por Rosana Vieira » Ter Nov 29, 2011 16:04
LuizAquino escreveu:Rosana Vieira escreveu:
A partir daqui estou certa ou errada
64x2+ 16x4 = 9x4
64x2+ 16x4 - 9x4 = 0
64x2 - 7 x4
Está errado. Note que:

Rosana Vieira escreveu:
A partir daqui está ou errada
15 x2 + 8x = 0
Está errado. Note que:

conseguir fazer grato
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por vanessa_mat » Ter Nov 29, 2011 23:26
LuizAquino escreveu:vanessa_mat escreveu:porque não poderia começar elevando os dois membros ao quadrado sem mudar o x de lado!!

Por um motivo muito simples: daria mais trabalho desse jeito.
Aplicando o que você disse e considerando que

, temos que:


Agora teríamos que fazer:




Agora continue a partir daqui.
Os meus valores estavam dando diferente das duas maneiras pois estava esquecendo de isolar o radical num dos membros da equação depois de resolver o produto notável. Obrigada
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por vcbuldrini » Qui Dez 01, 2011 12:56
64 x2 - 25 x4 = 0
x2 = ?64/25
x= +- 8/5
ta certo isso .....
observação os tutores nao deixa trocarmos figurinha , mas o tutor copia do site so matematica as dicas dos exercicios resolvidos
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por LuizAquino » Qui Dez 01, 2011 15:56
vcbuldrini escreveu:64 x2 - 25 x4 = 0
x2 = ?64/25
x= +- 8/5
ta certo isso .....
Está incompleto.
Note que:


Temos então dois casos:
(i)

;
(ii)

.
Resolvendo cada caso, no final temos que

e

.
Substituindo esses valores na equação original (isto é,

), temos que a solução final é apenas

.
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por vcbuldrini » Qui Dez 01, 2011 19:53
agradeço desde ja
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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