por Imscatman » Qui Nov 17, 2011 14:04
Olá!
Tenho duas dúvidas com a prova de

implica

(isto é, que se f é par, então sua derivada f' é ímpar).
Lembrando que:

A prova começa assim:

Mas aqui eu já tenho a
primeira dúvida: se em

o

é na verdade algo como

, como eu posso fazer

substituindo

por

na expressão original, mas sem tocar no

? Parece-me que

passaria a ser

, mas então deixaria de ser

.
Engolindo isso, a prova continua. Terei uma segunda dúvida. Continuando, há esses passos:
![f'(-x)=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f[-(x-h)]-f(-x)}{h}=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x-h)-f(x)}{h} f'(-x)=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f[-(x-h)]-f(-x)}{h}=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x-h)-f(x)}{h}](/latexrender/pictures/8d2c19b80d26726cdf903e23ee4559fb.png)
Aqui ok: como a função é par, os

ficaram

acima. E a seguir introduz-se um sinal de menos dentro e fora do limite. Ok também:

E nesse ponto toma-se

e faz-se:

Isso é

, concluindo a prova. Mas -
segunda dúvida - me incomoda que, no símbolo de limite, a substituição seja

em vez de

. Isso não deveria fazer diferença? Não ficaria

ali?
Agradeço a quem puder me ajudar.
P. S.: tirei essa demonstração do livro (e-book) de respostas do Cálculo vol. 6 (James Stewart).
Atualizado: já posso ver que tanto faz colocar

ou

no limite, porque se um tende a zero, o outro também. Essa é a explicação da segunda dúvida, certo? A primeira dúvida permanece. Pensando aqui...
-

Imscatman
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por LuizAquino » Sex Nov 18, 2011 21:44
Imscatman escreveu:(...)
A prova começa assim:

Mas aqui eu já tenho a
primeira dúvida: se em f'(x) o h é na verdade algo como

, como eu posso fazer f'(-x) substituindo x por -x na expressão original, mas sem tocar no h? Parece-me que h passaria a ser

, mas então deixaria de ser h.
(...)
Você já sabe que uma forma de definir

é :

Note que
x representa qualquer valor no domínio de
f. Suponha então que há um número negativo nesse domínio, por exemplo o valor -
a.
A expressão anterior para
x=-
a teria o formato:

Faça então a mudança de variável

(que é o mesmo que

). Note que quando

, temos que

. Sendo assim, podemos reescrever a expressão anterior como:

Agora siga um raciocínio semelhante considerando que o número negativo no domínio seja -
x.
Imscatman escreveu:(...)

E nesse ponto toma-se

e faz-se:

Isso é -f'(x), concluindo a prova. Mas -
segunda dúvida - me incomoda que, no símbolo de limite, a substituição seja

em vez de

. Isso não deveria fazer diferença? Não ficaria

ali?
(...)
Imscatman escreveu:Atualizado: já posso ver que tanto faz colocar

ou

no limite, porque se um tende a zero, o outro também. Essa é a explicação da segunda dúvida, certo?
Ao fazer a substituição

, note que quando

, temos que

. Por isso não há problema algum escrever que:

-

LuizAquino
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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