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Numeros racionais

Re: Numeros racionais

Mensagempor verarodrigues » Ter Out 25, 2011 20:16

ola gostaria de participar com vcs desse forum, estou sentindo grande dificuldade na atividade 3 se alguem puder me dar :idea: me add verarostago2@yahoo.com...abracos
verarodrigues
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Re: Numeros racionais

Mensagempor prette » Ter Out 25, 2011 20:20

HELLLLLPPPPPPPPPPPPP

SOCORRO


Não consigo realizar a atividade “Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por
r=(AB) ?/(CD) ?

Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que

(AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?,

com m e n inteiros positivos. Temos então que

r=m/n,

ou seja, r é um número racional.”
Alg pode me ajudarr????/
prette
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Re: Numeros racionais

Mensagempor silvia fillet » Ter Out 25, 2011 20:41

O item a) nem sempre será um número racional.
pense em dois segmentos e a diagonal de um quadrado, a resposta está ai.
silvia fillet
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Re: Numeros racionais

Mensagempor prette » Ter Out 25, 2011 20:49

Silvia, obrigadoooo

Poderia ser mais clara?
marcioprette@uol.com..br
Conto com sua colaboração :guy_hug: :girl_hug:
prette
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Re: Numeros racionais

Mensagempor silvia fillet » Ter Out 25, 2011 20:54

pesquise no google numeros reais e medidas, dai voce vai ver que fala sobre a diagonal do quadrado raiz de 2.
silvia fillet
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Miriam » Ter Out 25, 2011 21:05

Olá colegas...Passei a tarde toda tentando provar que r é racional, mas lendo as mensagens do fórum, percebi que devia me atentar para o Teorema de Pitágoras, e mostrar que a diagonal é um segmento incomensurável. Se ajudar...
Miriam
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Re: Numeros racionais

Mensagempor natalia_cristina » Ter Out 25, 2011 22:03

Olá pessoal, ainda não consegui chegar a uma conclusão da atividade 1 (MA001) a e b, vcs podem me ajudar?
natalia_cristina
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[ Numeros racionai]

Mensagempor ANGELICA+ » Ter Out 25, 2011 22:03

Leandro
sobre o material que voce possui também gostaria que me enviasse, desde já obrigada
meu email:angelicasos@yahoo.com.br
Editado pela última vez por ANGELICA+ em Qua Out 26, 2011 18:26, em um total de 1 vez.
ANGELICA+
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Ter Out 25, 2011 23:51

natalia_cristina escreveu:Disciplina2


esqueça de por as unidades de medida.... kg e o segundos.

eu concordo com o que fez.

eu tb fiz isso.

Exercício 2
a) T(B) = k. B^1/4
Onde, T(B) = tempo do mamífero
B = massa do mamífero
K = constante

b)148 = k . 5230^1/4
k= 17,4

c) Como a constante k = 17,4, temos:

T(B) = 17,4 . 70^1/4
T(B) = 50,33 segundos

Caso não concordem, me avisem!!!!!
Cesar
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Carsan » Ter Out 25, 2011 23:57

Ola Colegas do Redefor!
Eu também estou na luta.
Vi que tem um grupo interagindo por e-mail. também posso participar?
Meu e-mail é: carsan112011@yahoo.com.br
Sobre a atividade 3, está complicada, não é?
Bom meu raciocinio é sendo AB= m.EF e CD = n.EF pensei nos múltiplos e divisores.
Não terminei a demosnstração , mas conclui que mm e n são divisores comum. Assim m/n = AB/CD e ´´e racional. E mais nos resultados que testei todos deram dízima. Será que alguem seguiu essa linha de raciocinio? Um abraço.Carlos
Carsan
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Re: Numeros racionais

Mensagempor ivanfx » Qua Out 26, 2011 03:21

Bem vindo ao mundo de onde tudo se copia, vamos lá gente, pesquisei e pesquisei e pesquisei e após diversas consultas o exercício proposto trata-se da era da crise da incomesuráveis, ou seja,há como demonstrar utilizando pitágoras relacionado a diagonal do quadrado, pois pensava-se que os segmentos eram comensuráveis, que é o que o nosso tutor sugere no exercício, como era sugerido pelos matemáticos antes, quando um pitagórico Hipasus de Metaponto descobre a existência de números irracionais. É mais ou menos por ai, se pesquisarem vão chegar sempre na mesma história, o tutor pediu para não utilizar números irracionais, bem, pela história não existia os números irracionais, e surgiu a partir da crise.
ivanfx
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Re: Numeros racionais

Mensagempor silvia fillet » Qua Out 26, 2011 07:51

ivanfx escreveu:Bem vindo ao mundo de onde tudo se copia, vamos lá gente, pesquisei e pesquisei e pesquisei e após diversas consultas o exercício proposto trata-se da era da crise da incomesuráveis, ou seja,há como demonstrar utilizando pitágoras relacionado a diagonal do quadrado, pois pensava-se que os segmentos eram comensuráveis, que é o que o nosso tutor sugere no exercício, como era sugerido pelos matemáticos antes, quando um pitagórico Hipasus de Metaponto descobre a existência de números irracionais. É mais ou menos por ai, se pesquisarem vão chegar sempre na mesma história, o tutor pediu para não utilizar números irracionais, bem, pela história não existia os números irracionais, e surgiu a partir da crise.

Bom dia, também pesquisei, e cheguei a conclusao no item a Nem sempre será um número racional, justamente pensando na diagonal do quadrado usando pitagoras
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Re: Numeros racionais

Mensagempor antonio crocco » Qua Out 26, 2011 14:36

Olha a questão 1 (dos segmentos) tenho minhas duvidas afinal esta sendo usado o numero irracional e tem uma observação para não utilizar esse conceito

a) Questão 2 (sangue) eu havia feito com a constante k fora da raiz quarta
T = K(raiz quarta) B
b) resultado k=17,4
c) T= 50,46 seg
Prescisamos ver????
antonio crocco
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Delma » Qua Out 26, 2011 17:24

Olá pessoal tambem estou muito perdida nesta atividadea não sei nem por onde começar sou da turma 37, se alguem puder me ajudar agradeço
Delma
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Re: Numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qua Out 26, 2011 18:44

Leandro
estou tão perdida que nem sei por onde começar
se voce pude me envia o material que voce tem, obrigada
lucinei daliberto
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Re: Numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qua Out 26, 2011 18:50

Leandro to tao perdida que nem mandei o e-mail, ai vai ele.
lucinei_daliberto@yahoo.com.br
abraços Lu
lucinei daliberto
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Re: Numeros racionais

Mensagempor adri_santos » Qua Out 26, 2011 19:08

lucinei daliberto escreveu:Leandro
estou tão perdida que nem sei por onde começar
se voce pude me envia o material que voce tem, obrigada

me add no hot mail e conversamos
adri_santos2002@hotmail.com.br
adri_santos
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Re: Numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qua Out 26, 2011 19:39

vanessa134 escreveu:
vanessa134 escreveu:
ana clelia escreveu:
vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.

Abraços

Vanessa


Eu também acho que a saída é por ai.

Vejam se tem algum erro nessa resolução:
Tomemos dois segmentos tais que AB seja a diagonal do quadrado e CD o lado desse mesmo quadrado, cujo lado mede l, portanto CD mede l.
Daí temos:
r = AB/CD = (l.raiz de 2)/l = raiz de 2
como AB = mEF e CD = nEF, então
AB/CD = mEF/nEF,
logo m/n = raiz de 2 que sabemos não ser um número racional.

Nesse caso a resposta para o item "a" seria negativa e a do item "b" seria essa demonstração, ou melhor, esse contra exemplo.
Será que é isso?
Por favor, vejam se tem algum erro pelo meio.



Nesse exercício será legal, colocar valores para AB= 5 e CD=2 por exemplo. Que no final vai resultar num núero racional.[/quote
Façam o segmentos AB e CD, sendo AB > CD.



Vanessa,
eu fiz da seguinte forma o item a AB/CD=mEF/nEF cancelei o EF logo ficou somente o m/n como estava multiplicando o EF este numero pode ser racional ou irracional.
Ainda não consegui fazer a demonstração, não sei por onde começar.
lucinei daliberto
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Re: Numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qua Out 26, 2011 19:49

Estou tambem estou fazendo a Redefor e não estou conseguindo fazer a demonstração, ja chequei a conclusão que que pode ser um numeros racional ou irracional porque o m e o n esta multiplicando o EF sendo assim o multiplo pode ser irracional o racional.
A demonstração tem que ser feita para um numero racional, mas não sei por onde começar se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Abraços Lucinei.
lucinei daliberto
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Re: Numeros racionais

Mensagempor licarizzo1974 » Qua Out 26, 2011 21:26

Oi pessoal!
Meu nome é Eliete e faço o Redefor também, gostaria muito de participar do grupo com vocês, pois assim como vários dos colegas participantes, sinto algumas dificuldades, gostaria de ser add, e gostaria de receber também o material sobre Números racionais. Meu e-mail é elieterizzo@yahoo.com.br

Abraços a todos
licarizzo1974
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Samuelribeiro » Qua Out 26, 2011 21:56

Meu nome é Samuel e faço parte do Redefor, e também estou com dificuldades. Acredito que podemos nos ajudar usando este fórum. meu e-mail é profmatsamuel@hotmail.com.
Samuelribeiro
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Re: Numeros racionais

Mensagempor andrea Giantomassi » Qua Out 26, 2011 21:58

silvia fillet escreveu:
LeandroMoraes escreveu:Pessoal,

Estou estudando o arquivo que postei pelo email. A resposta está lá.
Mas quero me certificar bem dessa resposta, pois na primeira avaliação o meu tutor descontou 2,5 pontos, por falta de argumentação.

Assim que eu tiver um tempinho (acho que só no final de semana), farei essas atividades 3.

Um abraço a todos...


Leandro, também irei verificar, pois o tutor dessa disciplina é bem chatinho


Leandro, por favor, passa para mim o material.
Obrigada
andrea Giantomassi
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Carsan » Qua Out 26, 2011 22:09

LeandroMoraes escreveu:Vanessa,

Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.

Sds
Leandro


Olá Leandro!
Estou entrando aqui de bicão, pos não sei ainda como usar corretamente esse espaço de estudo.
Eu também faço redefor e gostaria de interagir com todos.
Será que podes me enviar o material acima mencionado. Meu e-mail é carsan112011@hotmail.com. Antecipadamente agradeço.
Carsan
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Maria da Paz » Qua Out 26, 2011 23:19

Pessoal, gostaria de começar a participar com vocês nessa rede, faço parte da rede me add para trocarmos informações confesso que estou completamente perdida nessa atividade.
patycoutinho1@yahoo.com.br
Maria da Paz
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Re: Numeros racionais

Mensagempor ivanfx » Qui Out 27, 2011 08:58

entreguei minha atividade hoje, com a convicção de que enriqueci a minha cultura quanto a história dos segmentos incomensuráveis, independente da nota, qual o objetivo do exercício ? Penso eu que era o de pesquisar a história, pois a demonstração me pareceu única frente todas as fontes pesquisadas. Argumentar uma demonstração fica difícil, justamente porque pra mim toda demonstração já possui seu argumento, então ficou pra mim o sentimento de dever cumprido e entendimento do exercício proposto.Como eu, diversos pesquisaram grande material que nos levavam sempre a mesma conclusão.Se o objetivo era pesquisar cumprimos nosso papel.
ivanfx
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Re: Numeros racionais

Mensagempor natalia_cristina » Qui Out 27, 2011 09:38

antonio crocco escreveu:Olha a questão 1 (dos segmentos) tenho minhas duvidas afinal esta sendo usado o numero irracional e tem uma observação para não utilizar esse conceito

a) Questão 2 (sangue) eu havia feito com a constante k fora da raiz quarta
T = K(raiz quarta) B
b) resultado k=17,4
c) T= 50,46 seg
Prescisamos ver????



Olá td bm?
A letra c), o meu deu 50,33seg, dá uma olhadinha, postei esta semana a resolução!!!!
natalia_cristina
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Erica » Qui Out 27, 2011 14:42

Olá, meu nome é Erica.
Também faço redefor e se puder me enviar este material que vc fala, agradeço... meu email: ericaekiko@hotmail.com

Obrigada


LeandroMoraes escreveu:Vanessa,

Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.

Sds
Leandro
Erica
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Re: Numeros racionais

Mensagempor deco1232007 » Qui Out 27, 2011 15:39

Olá GENTE estou na discussão e gostaria de gentilmente receber o material para estudar
meu email é andre_vicentesantos@hotmail.com
vanessa134 escreveu:leandro, eu quero sim. Meu e-mail é vanestsza@hotmail.com

Obrigada

Vanessa




LeandroMoraes escreveu:Vanessa,

Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.

Sds
Leandro
deco1232007
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Re: Numeros racionais

Mensagempor deco1232007 » Qui Out 27, 2011 15:41

andrea Giantomassi escreveu:
silvia fillet escreveu:
LeandroMoraes escreveu:Pessoal,

Estou estudando o arquivo que postei pelo email. A resposta está lá.
Mas quero me certificar bem dessa resposta, pois na primeira avaliação o meu tutor descontou 2,5 pontos, por falta de argumentação.

Assim que eu tiver um tempinho (acho que só no final de semana), farei essas atividades 3.

Um abraço a todos...


Leandro, também irei verificar, pois o tutor dessa disciplina é bem chatinho


Leandro, por favor, passa para mim o material.
Obrigada

Gostaria de receber o material andre_vicentesantos@hotmail.com
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Neperiano » Qui Out 27, 2011 15:44

Ola

Heheheh isto aqui tá virando sala de bate papo, não que seja ruim, mas há outros lugares tambem para isso, até porque aqui é para resolução da questão que foi postada na 1 pagina, e de preferencia só ela para poder fazer referência depois

Atenciosamente
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?