por deiasp » Seg Out 17, 2011 21:18
Ola pessoal
Eu resolvi assim o exercicio referente as 10000 pessoas no salão que precisam ter 98% dos homens
10000 ? 100% 10000? 100%
x ? 98% x?99%
100x = 10000. 98 100x= 10000. 99
100x = 980000 100x = 990 000
x = 980000/ 100 x= 990 000/100
x= 9800 x= 9900
Portanto 9900-9800 = 100 homens
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 22:17
LeandroMoraes escreveu:Vanessa,
Como foi que você chegou nesse número ?
4 horas - 240 min
x horas - 10 min
x=1/6 hora
1 hora - 1º
1/6 hora - x
x=0,1666...
4 horas + 1/6 hora = 25/6
6h - 180º
25/6 - x
6x=180.25/6
6x=4500/6
6x=750
x=750/6
x=125º
60 min - 360º
10 min - x
60x=3600
x=60º
125º-60º=65º
ponteiro das horas 5º
ponteiro dos minutos 60º
essa foi aminha resposta
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por elianequicolli » Seg Out 17, 2011 22:50
Olá pessoal
também estou fazendo o redefor, minha turma é a 29, espero que possam me ajudar
pois estou encontrando dificuldades. Já consegui resolver alguns exercicios, mas a divisão
35 proporcional, ainda não encontrei uma resposta clara.
grata
eliane
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por elianequicolli » Seg Out 17, 2011 22:52
vanessa134 escreveu:LeandroMoraes escreveu:Vanessa,
Como foi que você chegou nesse número ?
4 horas - 240 min
x horas - 10 min
x=1/6 hora
1 hora - 1º
1/6 hora - x
x=0,1666...
4 horas + 1/6 hora = 25/6
6h - 180º
25/6 - x
6x=180.25/6
6x=4500/6
6x=750
x=750/6
x=125º
60 min - 360º
10 min - x
60x=3600
x=60º
125º-60º=65º
ponteiro das horas 5º
ponteiro dos minutos 60º
essa foi aminha resposta
tambem fiz assim
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 22:59
X+Y+Z=35
4+10+14=28
X/4=35/28
X=5
Y/10=35/28
Y=12,5
Z/14=35/28
Z=17,5
X+Y+Z=35
6+ 15+ 21=42
X/6=35/42
X=5
Y/15=35/42
Y=12,5
Z/21=35/42
Z=17,5
OS NÚMEROS POSSUEM A MESMA RAZÃO
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 23:12
vanessa134 escreveu:X+Y+Z=35
4+10+14=28
X/4=35/28
X=5
Y/10=35/28
Y=12,5
Z/14=35/28
Z=17,5
X+Y+Z=35
6+ 15+ 21=42
X/6=35/42
X=5
Y/15=35/42
Y=12,5
Z/21=35/42
Z=17,5
OS NÚMEROS POSSUEM A MESMA RAZÃO
ALGUEM PODE ME AJUDAR NESSAS DUAS QUESTÕES? ESTÃO MEIO CONFUSAS
1)Quais números inteiros positivos menores que 120 podem ser escritos como soma de duas ou mais potencias distintas de base 3 e expoente inteiro maiores do que zero? Porr exemplo, 12=3² + 3¹ é o mesmo número deste tipo mas 18=3² + 3² não é.
2)Por defnição temos qUe todo número inteiro n maior do que 1 admite pelo menos um divisor primo. Se n é primo, então tem somente dois divisores, a saber, 1 e n. Se n é uma potencia de um primo, ou seja, é da forma p^s, então 1, p,p², ..., p^s são os divisores positivosde
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por elianequicolli » Seg Out 17, 2011 23:30
vanessa134 escreveu:vanessa134 escreveu:X+Y+Z=35
4+10+14=28
X/4=35/28
X=5
Y/10=35/28
Y=12,5
Z/14=35/28
Z=17,5
X+Y+Z=35
6+ 15+ 21=42
X/6=35/42
X=5
Y/15=35/42
Y=12,5
Z/21=35/42
Z=17,5
OS NÚMEROS POSSUEM A MESMA RAZÃO
ALGUEM PODE ME AJUDAR NESSAS DUAS QUESTÕES? ESTÃO MEIO CONFUSAS
1)Quais números inteiros positivos menores que 120 podem ser escritos como soma de duas ou mais potencias distintas de base 3 e expoente inteiro maiores do que zero? Porr exemplo, 12=3² + 3¹ é o mesmo número deste tipo mas 18=3² + 3² não é.
2)Por defnição temos qUe todo número inteiro n maior do que 1 admite pelo menos um divisor primo. Se n é primo, então tem somente dois divisores, a saber, 1 e n. Se n é uma potencia de um primo, ou seja, é da forma p^s, então 1, p,p², ..., p^s são os divisores positivosde
Vanessa a 1 eu fiz assim
RESP: 3¹ + 3² = 12 ; 3¹ + 3³ = 30 ; 3¹ + 3^4 = 84 ; 3² + 3³ = 36 ; 3² + 3^4 = 90 ;
3³ + 3^4= 108 ; 3¹ + 3² + 3³ = 39 ; 3¹ + 3² + 3^4 = 93; 3¹ + 3³ + 3^4 = 111; 3² + 3³ + 3^4 = 117.
a 2) assim:
São os p², onde p é primo, assim devemos somar : 2² + 3² + 5² + 7² = 4+9+25+49= 87 . O próximo primo seria 11², mas esse valor ultrapassa 120, portanto não interessa nesse exercício.
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 23:38
MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
QUALQUER COISA PEÇA AJUDA!!!!!!!!!!!!! ESTAREI SEMPRE NESTE SITE...
OU MANDE E-MAI:
vanestsza@hotmail.com
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por ivanfx » Ter Out 18, 2011 02:11
Esse problema foi adaptado de uma questão da UFRJ - o texto original é Em uma sala onde estão 100 pessoas, sabe-se que 99% são homens. Quantos homens devem sair para que a porcentagem de homens na sala passe a ser 98%?
Se digitarem parte desse problema no google encontrará ele, mas para facilitar, digitem no google 101 desafios matemáticos e encontrará o livro para baixar, nesse livro possui o problema e a sua resolução
Seguindo a resolução dada do vestibular, não é correto a resolução abaixo:
10000 ? 100% 10000? 100%
x ? 98% x?99%
100x = 10000. 98 100x= 10000. 99
100x = 980000 100x = 990 000
x = 980000/ 100 x= 990 000/100
x= 9800 x= 9900
Portanto 9900-9800 = 100 homens
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por Pamela Camara » Ter Out 18, 2011 15:19
Olá pessoal, também estou fazendo o Redefor, minha turma é a 29, vou me juntar à vocês para compartilharmos informações.
Na questão da quantidade de homens, o correto seria mesmo 198 saírem do salão. Respondendo à Silvia, o enunciado diz que há 10000 pessoas em um salão e que 99% são homens, portanto, sabemos a quantidade de homens no salão.
Na questão do calendário, também fiz o mesmo cálculo e cheguei à sexta-feira.
No cálculo dos ponteiros do relógio, encontrei:
a) 5° e b) 60°
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por Pamela Camara » Ter Out 18, 2011 15:20
elianequicolli escreveu:vanessa134 escreveu:vanessa134 escreveu:X+Y+Z=35
4+10+14=28
X/4=35/28
X=5
Y/10=35/28
Y=12,5
Z/14=35/28
Z=17,5
X+Y+Z=35
6+ 15+ 21=42
X/6=35/42
X=5
Y/15=35/42
Y=12,5
Z/21=35/42
Z=17,5
OS NÚMEROS POSSUEM A MESMA RAZÃO
ALGUEM PODE ME AJUDAR NESSAS DUAS QUESTÕES? ESTÃO MEIO CONFUSAS
1)Quais números inteiros positivos menores que 120 podem ser escritos como soma de duas ou mais potencias distintas de base 3 e expoente inteiro maiores do que zero? Porr exemplo, 12=3² + 3¹ é o mesmo número deste tipo mas 18=3² + 3² não é.
2)Por defnição temos qUe todo número inteiro n maior do que 1 admite pelo menos um divisor primo. Se n é primo, então tem somente dois divisores, a saber, 1 e n. Se n é uma potencia de um primo, ou seja, é da forma p^s, então 1, p,p², ..., p^s são os divisores positivosde
Vanessa a 1 eu fiz assim
RESP: 3¹ + 3² = 12 ; 3¹ + 3³ = 30 ; 3¹ + 3^4 = 84 ; 3² + 3³ = 36 ; 3² + 3^4 = 90 ;
3³ + 3^4= 108 ; 3¹ + 3² + 3³ = 39 ; 3¹ + 3² + 3^4 = 93; 3¹ + 3³ + 3^4 = 111; 3² + 3³ + 3^4 = 117.
a 2) assim:
São os p², onde p é primo, assim devemos somar : 2² + 3² + 5² + 7² = 4+9+25+49= 87 . O próximo primo seria 11², mas esse valor ultrapassa 120, portanto não interessa nesse exercício.
Eu também fiz assim, as duas questões.
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por Pamela Camara » Ter Out 18, 2011 15:23
ivanfx escreveu:Esse problema foi adaptado de uma questão da UFRJ - o texto original é Em uma sala onde estão 100 pessoas, sabe-se que 99% são homens. Quantos homens devem sair para que a porcentagem de homens na sala passe a ser 98%?
Se digitarem parte desse problema no google encontrará ele, mas para facilitar, digitem no google 101 desafios matemáticos e encontrará o livro para baixar, nesse livro possui o problema e a sua resolução
Seguindo a resolução dada do vestibular, não é correto a resolução abaixo:
10000 ? 100% 10000? 100%
x ? 98% x?99%
100x = 10000. 98 100x= 10000. 99
100x = 980000 100x = 990 000
x = 980000/ 100 x= 990 000/100
x= 9800 x= 9900
Portanto 9900-9800 = 100 homens
Ivan, perceba que o enunciado solicita a quantidade de homens que devem sair para que a porcentagem DE homens passe a ser de 98%, mas em nosso caso pede-se a porcentagem dos homens, então devemos calcular 98% da quantidade dos homens.
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por ivanfx » Ter Out 18, 2011 17:59
no fórum foi questionado se deveriamos calcular 98 % do total de homens que estavam no salão ou em cima do número de pessoas, a resposta dada pelo tutor é que após consultar a coordenação a resposta seria dada em relação ao pessoal presente.
siga o raciocício lógico 100 mulheres correspondem a 1%
temos que deixar as mesmas 100 mulheres no salão, saindo só homens, ou seja, então em porcentagem a quantidade de mulheres será de 2%
saindo 5000 homens sobrará 5000 pessoas, onde 4900 serão homens (98&) e 100 mulheres (2%)
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por silvia fillet » Ter Out 18, 2011 18:07
Ivan, não estou entendendo mais nada.
Qual será a rsposta correta:
5000homens ou 198homens.
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por Pamela Camara » Ter Out 18, 2011 18:33
Mas se 198 homens saírem do salão, isso não irá interferir na quantidade de mulheres presentes no salão. As mesmas 100 mulheres continuarão lá.
Pelo menos é como eu penso. Vou calcular mais uma vez e respondo à vocês.
abraços
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por silvia fillet » Ter Out 18, 2011 18:36
ok, então!
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por vanessa134 » Ter Out 18, 2011 22:44
silvia fillet escreveu:Ivan, não estou entendendo mais nada.
Qual será a rsposta correta:
5000homens ou 198homens.
Não estou entendendo mais nada!!!!!!!!!! O resultado do meu exercício deu 100 homens.
Vanessa
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por Rosangela Ramos » Ter Out 18, 2011 23:14
Boa noite
Ana, Silvia, Regina e Leandro
Eu assim como voces faço parte da redefor....
Acho muito legal essa troca de informação e companherismo que estão demonstrando, ajudando a si mesmo e a outros.
Parabéns
Boa Sorte
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Rosangela Ramos
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por vanessa134 » Ter Out 18, 2011 23:20
Estou com dúvida justamente na justificativa.
Na questão 4 da atividade 2 MA001.
Para que (x,y)=p sabendo que x . y=p, no primeiro caso: x=1 e y=p e no segundo caso: x=p e y=1. Para que o par ordenado valha, o x ou o y precisam ser um número primo. Meu raciocínio está correto?
Todo número primo é divisível por 1 e por ele mesmo.
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por Kiwamen2903 » Ter Out 18, 2011 23:27
Também pensei nisso Vanessa.... será que é óbvio assim?
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por vanessa134 » Ter Out 18, 2011 23:30
Kiwamen2903 escreveu:Também pensei nisso Vanessa.... será que é óbvio assim?
Por isso que dá duvida!!!!! Amanha eu vou tirar dúvida com outros professores e te falo.
Até
Vanessa
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por Pamela Camara » Ter Out 18, 2011 23:42
A questão dos homens é isso mesmo, devem sair 198 homens. No salão continuarão as 100 mulheres iniciais, pois, a recíproca não é verdadeira em porcentagem, então está certo desse jeito.
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por ivanfx » Ter Out 18, 2011 23:46
Referente ao problema, entrei em contato com o tutor e discuti sobre o problema, coloquei meu ponto de vista e mostrei que o problema originalmente de longas datas se refere a 100 pessoas, ele respondeu o seguinte:
- Eu já conhecia questões do mesmo tipo que você está falando de longa data. No entanto, é muito importante ressaltar que, apesar de todos nós acharmos um dos problemas muito mais "bacana", é o outro que está sendo perguntado. Nada nos impede de discutirmos o exemplo "bacana", mas é importante que todos lembrem-se de qual deve ser entregue.
O que responde nossa dúvida, a resposta que eles irão considerar é 198, mas tenham ciência que originalmente a resposta seria 5000 homens.
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ivanfx
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por vanessa134 » Ter Out 18, 2011 23:50
Obrigada Ivan
Vanessa
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por Pamela Camara » Qua Out 19, 2011 00:09
O meu tutor acabou de postar um exercício resolvido referente ao problema dos homens. A resposta correta é 198 mesmo.
Vejam:
Na festa de final de ano de uma escola serão convidadas 600 pessoas dentre as quais 75%
são homens.
a) Caso se retire 1/3 dos homens que estão previstos na lista de convidados o número de
homens será equivalente ao de mulheres?
b) Quantos homens devem deixar a lista de convidados para que o número de homens seja igual
ao de mulheres?
c) Quantos homens devem sair para que fiquem 60 % dos homens?
Respostas
a) Não. Caso se retire 1/3 dos homens, a lista passará a contar com os 2/3 dos 75 % de homens
previstos, ou seja,
2/3 x 75/100 = 50/100 = 50% de 600 candidatos previstos, mas como a quantidade de
mulheres manteve-se inalterada a lista consta ainda com 25 % de 600 de mulheres, logo o
número de homens e mulheres não se equivale.
b) Como o número de homens é 75 % de 600 e de mulheres é 25 % de 600, deve-se retirar 50%
de 600 de homens da lista, ou seja,
50/100 x 600 = 300 de homens.
c) Como o número de homens é 75 % de 600, para que fiquem apenas 60 % dos homens devese retirar 100 % - 60 % = 40 % de homens que corresponde a 40 % de 75 % de 600, ou seja,
40/100 x 75/100 x 600 = 30/100 x 600 = 180 homens
Abraços
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por xandeproenca12 » Qua Out 19, 2011 00:59
Boa noite a todos. Finalmente temos um espaço democrático para troca de idéias, sem termos que nos preocuparmos com olheiros.
Para comparar:
Disciplina 01. Atividade 02
01. R: sexta-feira
02. R; 10 números
03. R:4 + 9 + 25 + 49 = 87
04. R: ?
Disciplina 02. Atividade 02
01. R: horas= 5º / min.=60º
02. R: 198 homens
03. R: x=5 / y=12.5 / z=17.5
Razão= 2/3
Será que minhas respostas batem com a de vocês? Se não, qual seria o caminho real?
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por silvia fillet » Qua Out 19, 2011 07:22
vanessa134 escreveu:Estou com dúvida justamente na justificativa.
Na questão 4 da atividade 2 MA001.
Para que (x,y)=p sabendo que x . y=p, no primeiro caso: x=1 e y=p e no segundo caso: x=p e y=1. Para que o par ordenado valha, o x ou o y precisam ser um número primo. Meu raciocínio está correto?
Todo número primo é divisível por 1 e por ele mesmo.
Vanessa, a minha tutora falou para considerar o -2 como número primo tb.
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por Pamela Camara » Qua Out 19, 2011 10:48
xandeproenca12 escreveu:Boa noite a todos. Finalmente temos um espaço democrático para troca de idéias, sem termos que nos preocuparmos com olheiros.
Para comparar:
Disciplina 01. Atividade 02
01. R: sexta-feira
02. R; 10 números
03. R:4 + 9 + 25 + 49 = 87
04. R: ?
Disciplina 02. Atividade 02
01. R: horas= 5º / min.=60º
02. R: 198 homens
03. R: x=5 / y=12.5 / z=17.5
Razão= 2/3
Será que minhas respostas batem com a de vocês? Se não, qual seria o caminho real?
As minhas respostas estão iguais às suas....
Na questão 4 - disciplina 1 coloquei: (1,p), (p,1), (-1, -p), (-p, -1)
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por silvia fillet » Qua Out 19, 2011 12:17
Pamela Camara escreveu:xandeproenca12 escreveu:Boa noite a todos. Finalmente temos um espaço democrático para troca de idéias, sem termos que nos preocuparmos com olheiros.
Para comparar:
Disciplina 01. Atividade 02
01. R: sexta-feira
02. R; 10 números
03. R:4 + 9 + 25 + 49 = 87
04. R: ?
Disciplina 02. Atividade 02
01. R: horas= 5º / min.=60º
02. R: 198 homens
03. R: x=5 / y=12.5 / z=17.5
Razão= 2/3
Pamela a minha resolução tb está do seu jeito.
Tb estou com dúvidas na atividade 4 da atividade 1
Será que minhas respostas batem com a de vocês? Se não, qual seria o caminho real?
As minhas respostas estão iguais às suas....
Na questão 4 - disciplina 1 coloquei: (1,p), (p,1), (-1, -p), (-p, -1)
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silvia fillet
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Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48
Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25
Uma função de 1º grau é dada por

.
Temos que para

,

e para

,

.

Ache o valor de

e

, monte a função e substitua

por

.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55
isso ai foi uma questao da FGV?
haahua to precisando trocar de faculdade.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11
Saudações!
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b
Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30

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