por jr_freitas » Sex Out 07, 2011 16:55
Boa tarde!
Tenho dúvida no seguinte exercício: pede pra indicar nos problemas abaixo

f(x) e

f(x) para cada função dada. Se o valor for infinito indique se é

.

Usando a regra da potência maior, fiz assim:

aí fazendo as contas deu f(x) = 1 -0 -0 que f(x)=1, não sei se essa parte está certo ou se precisava fazer isso... como eu sei que o resultado vai pra +

ou -

ou os dois?
Obrigado!
Abraço
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jr_freitas
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por Claudin » Sáb Out 08, 2011 12:59
http://www.wolframalpha.com/input/?i=lim_{x-%3E%2B%5Cinfty}+x^3-4x^2-4
Não consegui compreender este exercício, eu utilizava a mesma técnica, mas parece que esta dando errado.
Quando posso utilizar a técnica de dividir por maior expoente e quando não posso?
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por Renato_RJ » Sáb Out 08, 2011 13:10
Amigos, tudo em paz ??
Essa "técnica", na verdade, consiste em colocar o termo de maior grau em evidência e não dividir o polinômio por ele, usamos essa técnica quando temos uma fração onde tanto o denominador quanto o numerador são polinômios, então colocamos o termo de maior grau em evidência para cancelarmos ele.
Quando temos um limite da forma está apresentado, uma função polinomial, aplicamos o valor direto no polinômio e estudamos o seu comportamento, veja:

Pois o termo

"cresce" mais rápido do que os outros, logo o polinômio todo tende para o infinito positivo, mas quando x tende ao

, o polinômio tende ao

pois

mantém o sinal negativo...
Espero ter ajudado,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Molina » Sáb Out 08, 2011 13:13
Boa tarde.
Pelo o que entendi vocês estão confundindo alguns conceitos. Esta técnica de dividir pelo maior expoente aplica-se quando eu tenho um quociente de duas funções, por exemplo:

Neste caso sim divide pelo monômio dominante o numerador e o denominador.

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por Claudin » Sáb Out 08, 2011 18:37
Correto, quando for operação quociente, posso utilizar a técnica de colocar em evidência?
E quando não for, procuro sempre multiplicar e dividir pelo conjugado?
Correto?
Então como resolver o exercício proposto no 1º post acima.
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por LuizAquino » Sáb Out 08, 2011 19:14
Renato_RJ escreveu:(...)
Essa "técnica", na verdade, consiste em colocar o termo de maior grau em evidência e não dividir o polinômio por ele
(...)
Tanto faz enxergar a técnica como "colocar em evidência" ou como "dividir os polinômios."
Vamos tomar o exemplo:
1) Método da "divisão"

2) Método da "evidência"


Obviamente, por qualquer um dos dois "métodos" a resposta é a mesma.
Claudin escreveu:Correto, quando for operação quociente, posso utilizar a técnica de colocar em evidência?
É por aí.
Claudin escreveu:E quando não for, procuro sempre multiplicar e dividir pelo conjugado?
Nem sempre.
Claudin escreveu:Então como resolver o exercício proposto no 1º post acima.
Desejamos resolver o limite:

Do jeito que está, temos uma indeterminação do tipo

.
Aplicando os conhecimentos sobre os polinômios, sabemos que se

,

e

são as raízes do polinômio que aparece nesse limite, então podemos escrever que:

Não importa o valor das raízes, temos que o resultado desse último limite será:

Portanto, temos que:

Se agora desejamos calcular esse limite quando

, então temos que:

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por Claudin » Sáb Out 08, 2011 19:22
LuizAquino escreveu:Desejamos resolver o limite:

Do jeito que está, temos uma indeterminação do tipo

.
Aplicando os conhecimentos sobre os polinômios, sabemos que se

,

e

são as raízes do polinômio que aparece nesse limite, então podemos escrever que:

Não importa o valor das raízes, temos que o resultado desse último limite será:

Portanto, temos que:

Se agora desejamos calcular esse limite quando

, então temos que:

Correto, as explicações anteriores eu compreendi.
Mas esse método não compreendi como assim (x-x1)...?
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por LuizAquino » Sáb Out 08, 2011 19:35
Claudin escreveu:Mas esse método não compreendi como assim (x-x1)...?
Para compreender as explicações dadas anteriormente é necessário que você saiba fatorar um polinômio.
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por Claudin » Sáb Out 08, 2011 19:38
Claro que eu sei fatorar.
Se pudesse me explicar somente o x-x1...
ficarei grato
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por LuizAquino » Sáb Out 08, 2011 19:59
Claudin escreveu:Claro que eu sei fatorar.
Se pudesse me explicar somente o x-x1...
ficarei grato
Se c é uma constante, então é válido que

.
Desse modo, considerando que

,

e

são constantes, será válido que

,

e

.
E agora, como você sabe fatorar, não deve enxergar problema algum em escrever o polinômio

como sendo igual a

, sendo

,

e

as raízes desse polinômio.
Portanto, no final temos que:



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por Claudin » Sáb Out 08, 2011 20:03
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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