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Integrais (problemas de valor inicial)

Integrais (problemas de valor inicial)

Mensagempor Anne2011 » Sex Set 16, 2011 16:26

Tô com problemas para chegar no resultado dessa integral:

\frac{dv}{dt}=\frac{3}{t \sqrt[]{t²-1}}, t>1, v(2)=0

Integrando cheguei a esse resultado:

\int_{}^{}\frac{dv}{dt}dt=3\int_{}^{}\left(\frac{1}{t\sqrt{t²-1}} \right)
dv=3 arc sec t

No livro, a resposta é dv=3 arc sec t- \pi...

De onde raios saiu esse \pi :?:

e não consegui tirar essa  de dentro da raiz tbm não rsrsrs... Alguem poderia me ajudar???
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Re: Integrais (problemas de valor inicial)

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 16, 2011 17:22

Talvez seja da condição inicial, pois na resolução da integral o resultado será v = 3 \textrm{ arcsec } t + K, mas com a condição você encontra o valor de K.
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Re: Integrais (problemas de valor inicial)

Mensagempor Anne2011 » Sex Set 16, 2011 17:48

A condição inicial é t>1, v(2)=0, substituindo o valor de t do resultado por 2 (e eu sou pessima em arcs), significa então que o resultado de K seria esse:


\kappa=3 arc sec t

\kappa=3 arc sec 2

\kappa=-\frac{3\pi}{3}

\kappa=-\pi

Uma conclusão lógica apenas, não faço a mais minima ideia de pq arc sec 2=-\frac{\pi}{3}...

Alguem aí com uma luz para mim???
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Re: Integrais (problemas de valor inicial)

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 16, 2011 18:02

A função \alpha = \textrm{arcsec} t lê-se "o arco cuja secante é t", ou seja, você tem um ângulo \alpha tal que \sec \alpha = t. Vamos ao exercício para facilitar o entendimento: se \alpha = \textrm{arcsec }2 então \sec \alpha = 2, mas \sec \alpha = \frac{1}{\cos \alpha} e daí \frac{1}{\cos \alpha} = 2 \implies \cos \alpha = \frac{1}{2}. O valor de \alpha que satisfaz é \frac{\pi}{3}, e portanto \alpha = \textrm{arcsec }2 = \frac{\pi}{3}. Então, temos v(2) = 0 \implies 3 \textrm{ arcsec }2 +K = 0 \implies K = -3 \textrm{ arcsec }2 = - \pi.
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Re: Integrais (problemas de valor inicial)

Mensagempor Anne2011 » Sex Set 16, 2011 18:53

Obrigado Fantini vou copiar isso, tô apanhando aqui com as integrais que envolvem os arcos... tenho que dedicar um tempo extra às relações trigonométricas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?