por Caroline Oliveyra » Dom Set 04, 2011 13:51
Olá!
Gostaria que vocês me ajudassem em uma dúvida que eu estou tendo em vários exercícios. Talvez seja um erro de matemática simples (pra variar)...
Em uma das minhas listas de exercícios apareceu esta integral:

Bom, a minha resolução foi:



![\int_{}^{}\frac{1}{9[\frac{(x - 4)^2}{9} - 1]} dx = \int_{}^{}\frac{1}{9[\frac{(x - 4)^2}{9} - 1]} dx =](/latexrender/pictures/ad20545433c6e88b2551f1848635417c.png)

A partir deste ponto eu fiz a substituição para a variável

(o exercício especificava que tinha que ser por substituição):

e consequentemente:

Até aí tudo bem. Eu substituí o

e multipliquei a integral por três, por causa da fração que aparece no

:

Acontece que eu coloquei essa integral no Wolfram e o resultado foi

Acontece que o denominador da derivada da arctg é

. Colocar um sinal negativo na constante que multiplica a integral faz com que esse sinal mude? Eu tive outras dúvidas desse tipo. Tiveram denominadores que, após a subatituição na variável

, apareceu

e no Wolfram tbm apareceu um resultado de

... Pra mim só podia ser

se aparecesse específicamente

no denominador da integral.
Bom, se alguém puder esclarecer essa dúvida eu agradeço muito desde já
Obrigada e beijos!!!!!
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
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por LuizAquino » Dom Set 04, 2011 16:07
Você está confundindo a inversa da função
tangente hiperbólica com a inversa função
tangente.
Veja com atenção o que há na página
wolframalpha:

- inversa-da-tangente-hiperbólica.png (28.4 KiB) Exibido 2275 vezes
Na própria página há uma referência para a definição da inversa da função tangente hiperbólica:
Inverse Hyperbolic Tangenthttp://mathworld.wolfram.com/InverseHyp ... ngent.html
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por Caroline Oliveyra » Dom Set 04, 2011 19:08
Olá!
Bom, eu coloquei outras integrais aqui no wolfram cuja resposta eu sei que é

(por causa da definição) e confere com a definição de arctg que eu conheço:

Não consegui entender onde foi que eu me enganei. Mesmo assim obrigada.
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por LuizAquino » Dom Set 04, 2011 21:00
Caroline Oliveyra escreveu:Bom, eu coloquei outras integrais aqui no wolfram cuja resposta eu sei que é

(por causa da definição) e confere com a definição de arctg que eu conheço:

Essa
não é a definição da função arcotangente!
Na verdade, o que você escreveu foi
a derivada da função arcotangente:

O desenvolvimento que você fez acima está correto, sendo que se você continuá-lo (aplicando frações parciais no passo que você parou) deve encontrar no final que:
![\int \frac{1}{x^2 - 8x + 7}\, dx = \frac{1}{6}[\ln|x-7|-\ln|x-1|] + c \int \frac{1}{x^2 - 8x + 7}\, dx = \frac{1}{6}[\ln|x-7|-\ln|x-1|] + c](/latexrender/pictures/89ff78e2632e0e9dc9e3d13ae6d7a8d2.png)
E se você colocar essa integral no wolframalpha verá, como ilustra a figura que enviei acima, que ele indicará o seguinte desenvolvimento:
wolframalpha.com escreveu:Possible intermediate steps:

For the integrand

, complete the square:

For the integrand

, substitute u = x-4 and du = dx:

The integral of

is

:

Substitute back for u = x-4:

Which is equivalent for restricted x values to:
![= \frac{1}{6} [\log(7-x)-\log(1-x)]+\textrm{constant} = \frac{1}{6} [\log(7-x)-\log(1-x)]+\textrm{constant}](/latexrender/pictures/1fba74a20df5a1c2f8e2bfefdbaa516a.png)

is the
natural logarithm
is the
inverse hyperbolic tangent function
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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