por renanrdaros » Sáb Ago 13, 2011 18:22

A resposta do livro é:
![\left(-\infty;0 \right] \left(-\infty;0 \right]](/latexrender/pictures/d2db8b4f54518928b27a17cc0f5fd375.png)
Meu resultado dá sempre VAZIO. As incógnitas se cancelam.
E agora?
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por renanrdaros » Dom Ago 14, 2011 14:21
Up!
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por LuizAquino » Dom Ago 14, 2011 15:48
renanrdaros escreveu:
Você tem duas inequações para resolver:
(i)

;
(ii)

.
Na primeira, você fica com:



Agora termine de resolver.
Já na segunda, você fica com:



Agora termine de resolver.
No final, será necessário determinar a interseção entre a solução de (i) e (ii).
ObservaçãoMuito provavelmente você está errado pois deve ter aplicado a "multiplicação em cruz", o que não é sempre válido nas inequações.
Veja o tópico:
inequação, dúvida.viewtopic.php?f=106&t=3856
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por renanrdaros » Dom Ago 14, 2011 20:03
LuizAquino escreveu:
Resulta em

. Então não existe solução para

.
Resolvendo as duas inequações para

:


É isso? Apenas desconsidero a segunda inequação e fico com

???
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por LuizAquino » Dom Ago 14, 2011 21:34
renanrdaros escreveu:
Resulta em

. Então não existe solução para

.
Volto a falar: você
não deve "multiplicar em cruz" em uma
inequação. Note que você simplesmente "passou" o (x - 2) multiplicando o zero.
renanrdaros escreveu:
De novo você cometeu o erro de "passar" o (x- 2) multiplicando!
Eu vou indicar novamente que você leia (com atenção) o tópico:
inequação, dúvida.viewtopic.php?f=106&t=3856Além disso, há uma série de vídeo-aulas no canal do Nerckie falando sobre inequações. Vale a pena você assistir:
http://www.youtube.com/nerckie
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por renanrdaros » Seg Ago 15, 2011 00:29
LuizAquino escreveu:De novo você cometeu o erro de "passar" o (x- 2) multiplicando!
Eu
NUNCA multipliquei em cruz. Eu apenas multiplico ambos os lados por (x - 2). O que é completamente correto, desde que se considere dois casos distintos: um em que (x - 2) é menor que zero e outro em que (x - 2) é maior que zero.
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por LuizAquino » Seg Ago 15, 2011 13:14
renanrdaros escreveu:Eu NUNCA multipliquei em cruz. Eu apenas multiplico ambos os lados por (x - 2). O que é completamente correto, desde que se considere dois casos distintos: um em que (x - 2) é menor que zero e outro em que (x - 2) é maior que zero.
Ok, você já sabe esse conceito. Mas, note que você se atrapalhou na aplicação dele e não soube como organizar a reposta.
Vejamos como resolver dividindo a inequação original em 2 casos.
Caso 1) 
Multiplicando toda a inequação

por

ficamos com:

Perceba que você tem um sistema com 3 inequações:

A solução desse sistema é a interseção entre a solução de cada uma das inequações.
No final você obtém que a solução desse sistema é

.
Caso 2) 
Multiplicando toda a inequação

por

ficamos com:

Perceba que você tem um sistema com 3 inequações:

A solução desse sistema é a interseção entre a solução de cada uma das inequações.
No final você obtém que a solução desse sistema é
![S_2 = (-\infty,\, 0] S_2 = (-\infty,\, 0]](/latexrender/pictures/05bfd2c014549f7c7e724836520595e8.png)
.
Solução FinalComo você dividiu em dois casos distintos, a solução final será a união entre a solução de cada caso.
Desse modo, a solução final é
![S = S_1 \cup S_2 = (-\infty,\, 0] S = S_1 \cup S_2 = (-\infty,\, 0]](/latexrender/pictures/90661b4286ef834d8d1846c336d758cf.png)
.
===== Outra Solução =====Vejamos agora a solução através do que eu escrevi na mensagem anterior.
Da inequação

obtemos o sistema:

Mas, isso é o mesmo que:

A solução do sistema será a interseção entre a solução de cada uma das inequações.
A solução da primeira inequação é
![S_1 = (-\infty,\, 0] \cup (2,\,+\infty) S_1 = (-\infty,\, 0] \cup (2,\,+\infty)](/latexrender/pictures/56e946f8b7e9df2efab7a7f0a3d2ca61.png)
.
Já a solução da segunda inequação é

.
Desse modo, a solução do sistema é
![S = S_1 \cap S_2 = (-\infty,\, 0] S = S_1 \cap S_2 = (-\infty,\, 0]](/latexrender/pictures/ff453dc67dd258eb2dd3e0f30536ac6c.png)
.
ObservaçãoSe você precisar revisar como resolver essas inequações, então é interessante você pesquisar sobre "inequação quociente".
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por renanrdaros » Ter Ago 16, 2011 01:18
Ou eu estou muito enganado, ou a sua primeira solução é a mesma coisa que eu fiz e que você tinha falado que eu estava fazendo errado.
De qualquer modo, obrigado pela ajuda!
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por LuizAquino » Ter Ago 16, 2011 15:50
renanrdaros escreveu:Ou eu estou muito enganado, ou a sua primeira solução é a mesma coisa que eu fiz e que você tinha falado que eu estava fazendo errado.
Veja que você está enganado.
Apesar de você dividir a inequação em dois casos assim como eu fiz, você não montou os sistemas e tão pouco soube como organizar a solução final! Esse foi o seu erro!
Veja o que eu comentei acima quando você disse "
Eu NUNCA multipliquei em cruz":
"
Ok, você já sabe esse conceito. Mas, note que você se atrapalhou na aplicação dele e não soube como organizar a reposta."
Tanto é que você perguntou:
renanrdaros escreveu:É isso? Apenas desconsidero a segunda inequação e fico com

???
Perceba que como você já conhecia a reposta do exercício você tentou forçar a solução, "desconsiderando" algumas partes. Mas, e se você não conhecesse a resposta?
Nesse contexto, a estratégia é fazer a solução montando os sistemas como eu ilustrei acima.
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por renanrdaros » Ter Ago 16, 2011 18:16
Isso, Luiz...
A minha dúvida era esta mesmo: O que fazer com a última inequação do sistema?

Ela me diz apenas que

. É isso?
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renanrdaros
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por LuizAquino » Ter Ago 16, 2011 21:44
renanrdaros escreveu:A minha dúvida era esta mesmo: O que fazer com a última inequação do sistema?

Ela me diz apenas que

. É isso?
Voltando um pouco, você considerou

(cuja a solução é

) e obteve:
Ou seja, a solução dessa inequação é
![S_2 = (-\infty,\, 0] S_2 = (-\infty,\, 0]](/latexrender/pictures/05bfd2c014549f7c7e724836520595e8.png)
.

Ou seja, a solução dessa inequação é

(pois para qualquer valor real
x temos que

).
Desse modo, a solução do sistema formado por essas três inequações será
![S = S_1 \cap S_2 \cap S_3 = (-\infty,\, 0] S = S_1 \cap S_2 \cap S_3 = (-\infty,\, 0]](/latexrender/pictures/e8721029b5802d88d4b7d6158e1ff33f.png)
.
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por renanrdaros » Qua Ago 17, 2011 02:18
renanrdaros escreveu:
Ou seja, a solução dessa inequação é S_3 =

(pois para qualquer valor real x temos que

)
Bah... Valeu, cara! Eu não lembrava mais desse detalhe e não estava conseguindo interpretar direito a resposta .
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renanrdaros
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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