por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 20:26
Comercei mas nao entendi, quando é numero eu consigo, só é envolver letra, complica !
Alguem poderia me ajudar como resolver o resto ? obrigado desde ja
- Anexos
-

-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 21:08
Boa noite.
Procure escrever suas mensagens no

e não simplesmente tirar uma foto da sua questão.
Você tem soma de frações em cima e embaixo. Vamos resolve-las separadamente:

Faça o mesmo com as frações debaixo.
Em seguida você terá fração de frações, ou seja, no numerador você terá fração e no denominador você terá fração também. Caso não saiba como operar com isso, avise!

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 21:32
Molina escreveu:Boa noite.
Procure escrever suas mensagens no

e não simplesmente tirar uma foto da sua questão.
Você tem soma de frações em cima e embaixo. Vamos resolve-las separadamente:

Faça o mesmo com as frações debaixo.
Em seguida você terá fração de frações, ou seja, no numerador você terá fração e no denominador você terá fração também. Caso não saiba como operar com isso, avise!

Ola amigo Diego, eu tirei foto, porque não sei usar esse LaTeX é muito complicado, não sei como fazer o risco de divisao usando esse LaTeX.
Gostaria que voce me explicasse por que ficou

Quero entender por que ficou dessa forma, você faz o que? tira mmc , não estou entendendo!
-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 21:47
Boa noite.
Vamos por partes:

o mmc de

e

é

, por isso...

e

o mmc de

e

é

, por isso...

Ou seja, temos que:

Agora você tem o que eu chamo de "fração de fração". Para resolver você vai repetir a fração de cima e MULTIPLICAR pelo INVERSO da fração de baixo:


Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 22:15
Molina escreveu:Boa noite.
Vamos por partes:

o mmc de

e

é

, por isso...

e

o mmc de

e

é

, por isso...

Ou seja, temos que:

Agora você tem o que eu chamo de "fração de fração". Para resolver você vai repetir a fração de cima e MULTIPLICAR pelo INVERSO da fração de baixo:


Ola Diego, boa noite, eu quero que vc me explique como você tirou o mmc, a minha duvida é somente nessa parte de tirar o mmc, eu não consigo tirar mmc com letras, e quando tem letra elevado a expoente, ae que fico confuso ainda mais! Se você me explicar como tirar o mmc detalhadamente, eu resolvo o resto.
Obrigado desde ja
-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 22:21
Boa noite.
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Vamos por partes:

o mmc de

e

é

, por isso...

e

o mmc de

e

é

, por isso...

Ou seja, temos que:

Agora você tem o que eu chamo de "fração de fração". Para resolver você vai repetir a fração de cima e MULTIPLICAR pelo INVERSO da fração de baixo:


Ola Diego, boa noite, eu quero que vc me explique como você tirou o mmc, a minha duvida é somente nessa parte de tirar o mmc, eu não consigo tirar mmc com letras, e quando tem letra elevado a expoente, ae que fico confuso ainda mais! Se você me explicar como tirar o mmc detalhadamente, eu resolvo o resto.
Obrigado desde ja
O mmc entre letras iguais com expoentes, será sempre a com maior expoente. Veja porque:
Supor a = 2, teríamos que

e

. O mmc(4,
8) =
8Supor a = 5, teríamos que

e

. O mmc(25,
125) =
125Supor a = 10, teríamos que

e

. O mmc(100,
1000) =
1000Generalizando,


Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 22:46
Molina escreveu:Boa noite.
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Vamos por partes:

o mmc de

e

é

, por isso...

e

o mmc de

e

é

, por isso...

Ou seja, temos que:

Agora você tem o que eu chamo de "fração de fração". Para resolver você vai repetir a fração de cima e MULTIPLICAR pelo INVERSO da fração de baixo:


Ola Diego, boa noite, eu quero que vc me explique como você tirou o mmc, a minha duvida é somente nessa parte de tirar o mmc, eu não consigo tirar mmc com letras, e quando tem letra elevado a expoente, ae que fico confuso ainda mais! Se você me explicar como tirar o mmc detalhadamente, eu resolvo o resto.
Obrigado desde ja
O mmc entre letras iguais com expoentes, será sempre a com maior expoente. Veja porque:
Supor a = 2, teríamos que

e

. O mmc(4,
8) =
8Supor a = 5, teríamos que

e

. O mmc(25,
125) =
125Supor a = 10, teríamos que

e

. O mmc(100,
1000) =
1000Generalizando,


agora entendi diego, mas no livro não encina, você ja viu algum que ensina mmc de letras elevadas a expoente númerico ?
-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 22:54
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Vamos por partes:

o mmc de

e

é

, por isso...

e

o mmc de

e

é

, por isso...

Ou seja, temos que:

Agora você tem o que eu chamo de "fração de fração". Para resolver você vai repetir a fração de cima e MULTIPLICAR pelo INVERSO da fração de baixo:


Ola Diego, boa noite, eu quero que vc me explique como você tirou o mmc, a minha duvida é somente nessa parte de tirar o mmc, eu não consigo tirar mmc com letras, e quando tem letra elevado a expoente, ae que fico confuso ainda mais! Se você me explicar como tirar o mmc detalhadamente, eu resolvo o resto.
Obrigado desde ja
O mmc entre letras iguais com expoentes, será sempre a com maior expoente. Veja porque:
Supor a = 2, teríamos que

e

. O mmc(4,
8) =
8Supor a = 5, teríamos que

e

. O mmc(25,
125) =
125Supor a = 10, teríamos que

e

. O mmc(100,
1000) =
1000Generalizando,


agora entendi diego, mas no livro não encina, você ja viu algum que ensina mmc de letras elevadas a expoente númerico ?
Diego, e quando são letras diferentes, tipo nesse caso aqui ! como tiro o mmc, matematica parece que foi feito para complicar a mente do cara hehehehe

-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 23:01
Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 23:07
Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Hum entendi, então quando são letras diferentes, que não sabemos os valores, o mmc é as duas letras se multiplicando ? valeu amigo
-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 23:18
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Hum entendi, então quando são letras diferentes, que não sabemos os valores, o mmc é as duas letras se multiplicando ? valeu amigo
Diego nesse caso aqui estou fazendo certo ?


-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 23:22
LuizCarlos escreveu:LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Hum entendi, então quando são letras diferentes, que não sabemos os valores, o mmc é as duas letras se multiplicando ? valeu amigo
Diego nesse caso aqui estou fazendo certo ?


Não. Esta igualdade não é válida. Você deve estar se confundindo produtos notáveis.
Na verdade:

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 23:29
Molina escreveu:LuizCarlos escreveu:LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Hum entendi, então quando são letras diferentes, que não sabemos os valores, o mmc é as duas letras se multiplicando ? valeu amigo
Diego nesse caso aqui estou fazendo certo ?


Não. Esta igualdade não é válida. Você deve estar se confundindo produtos notáveis.
Na verdade:

Não, eu tirei o mmc de

como fica nesse caso, quero comparar com o que eu fiz, mas nao consigo escrever em LaTex.

-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
por Molina » Qua Ago 10, 2011 23:36
Boa noite.
Eu já havia respondido isso:
Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por LuizCarlos » Qua Ago 10, 2011 23:42
Molina escreveu:Boa noite.
Eu já havia respondido isso:
Molina escreveu:Boa noite.
Neste caso, como

e não sabemos os seus valores, podemos considerar

Logo,


obrigado Diego, falta de atenção minha. Obrigado por tudo amigo
-
LuizCarlos
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 254
- Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 1º ano do segundo grau
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- FUNÇOES nao estou entendendo!!
por joao1604 » Dom Fev 21, 2016 22:22
- 1 Respostas
- 1582 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Seg Fev 22, 2016 20:47
Funções
-
- Não estou entendendo esse problema!
por LuizCarlos » Sex Set 09, 2011 14:19
- 0 Respostas
- 1166 Exibições
- Última mensagem por LuizCarlos

Sex Set 09, 2011 14:19
Álgebra Elementar
-
- Problema de equação, não estou entendendo!
por LuizCarlos » Seg Dez 12, 2011 17:28
- 2 Respostas
- 1911 Exibições
- Última mensagem por TheoFerraz

Seg Dez 12, 2011 23:14
Álgebra Elementar
-
- Nao estou entendendo a questao e nao sei fazer la
por lukas keutzer » Ter Dez 13, 2011 17:00
- 1 Respostas
- 1542 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Dez 13, 2011 21:08
Sistemas de Equações
-
- Não estou entendendo essa questão!!!
por LuizCarlos » Qua Abr 11, 2012 16:50
- 2 Respostas
- 1639 Exibições
- Última mensagem por LuizCarlos

Qui Abr 12, 2012 14:51
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.