por Claudin » Seg Jul 25, 2011 03:52
Como por exemplo aos 4:45 no vídeo 26 em que:
1º ex:

Gostaria de saber detalhadamente como calcular para obter este valor.
2º exemplo que gostaria de deixar, seria o

O resultado só é

porque representa metade da área da figura geométrica plana?
Gostaria de uma explicação detalhada de como fazer os devidos cálculos para resolução dos seguintes exercícios.
Obrigado
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por m0x0 » Seg Jul 25, 2011 07:13
Para o 1º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3} \int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3}](/latexrender/pictures/538921db209f46819ed52cb1e50d45e1.png)
Para o 2º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2} \int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2}](/latexrender/pictures/cc6079b75c307df14664092f82fceb77.png)
Espero ter ajudado.
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por LuizAquino » Seg Jul 25, 2011 09:07
Claudin escreveu:Como calcular uma integral?
Como foi feito nestas vídeo-aulas, podemos calcular a integral definida utilizando a sua definição, isto é, basicamente através de um limite da Soma de Riemman.
Nas próximas vídeo-aulas será apresentado um teorema muito importante (o Teorema Fundamental do Cálculo) que nos permite calcular uma integral definida de uma maneira mais simples do que através de sua definição.
Claudin escreveu:Como por exemplo aos 4:45 no vídeo 26 em que:
1º ex:

O cálculo dessa integral é justificado devido ao que foi exposto na vídeo-aula "25. Cálculo I - Área de Superfícies Planas".
Claudin escreveu:2º exemplo que gostaria de deixar, seria o

O resultado só é

porque representa metade da área da figura geométrica plana?
No vídeo "26. Cálculo I - Integral Definida" é apresentado a
definição de integral definida e é exibido como calcular essa integral pela
definição.
Além disso, foi exposto no vídeo que se f(x) é uma função contínua e positiva no intervalo [a, b], então

representa a área entre o gráfico da função e o eixo x no intervalo [a, b].
Acontece que a área entre o gráfico da reta f(x) = x e o eixo x no intervalo [0, 1] é um triângulo de base e altura iguais a 1. Essa é uma interpretação geométrica para

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Seg Jul 25, 2011 09:37, em um total de 3 vezes.
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por LuizAquino » Seg Jul 25, 2011 09:10
m0x0 escreveu:Para o 1º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3} \int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3}](/latexrender/pictures/538921db209f46819ed52cb1e50d45e1.png)
Para o 2º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2} \int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2}](/latexrender/pictures/cc6079b75c307df14664092f82fceb77.png)
Espero ter ajudado.
Note que:
![\int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx \int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx](/latexrender/pictures/863cd990b2915099d513cd20af2fefe3.png)
![\int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx \int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx](/latexrender/pictures/dfc0fdd836390fa915ac492ad7604d4a.png)
O que temos é:


Cuidado com as notações!
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por Claudin » Seg Jul 25, 2011 13:41
LuizAquino escreveu:Note que:
![\int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx \int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx](/latexrender/pictures/863cd990b2915099d513cd20af2fefe3.png)
![\int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx \int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx](/latexrender/pictures/dfc0fdd836390fa915ac492ad7604d4a.png)
O que temos é:


Cuidado com as notações!
Não consegui compreender como chegar em:


se o que temos a início seria:


Gostaria de saber detalhadamente como obter o cálculo da integral.
Obrigado Luiz e mOxO
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por Molina » Seg Jul 25, 2011 15:01
Boa tarde, Claudin.
Claudin escreveu:LuizAquino escreveu:Note que:
![\int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx \int_{0}^{1}x^2\,dx\neq \int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]\,dx](/latexrender/pictures/863cd990b2915099d513cd20af2fefe3.png)
![\int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx \int_{0}^{1}x\,dx \neq \int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]\,dx](/latexrender/pictures/dfc0fdd836390fa915ac492ad7604d4a.png)
O que temos é:


Cuidado com as notações!
Não consegui compreender como chegar em:


se o que temos a início seria:


Gostaria de saber detalhadamente como obter o cálculo da integral.
Obrigado Luiz e mOxO
Se me permite tentar explicar, você verá mais a frente que a integral está para a derivada, assim como a soma está para subtração e a multiplicação está para a divisão. Ou seja, são operações opostas.
Quando você tem a integral de uma função f(x), dentre outras coisas, você está interessado em saber qual a derivada que resulta em f(x).
Por exemplo:

Você está interessado em achar qual a função que quando eu derivar vai resultar em

.
Como já foi exposto acima, existem algumas técnicas e definições que facilitam em muitos cálculos.
Perceba que o resultado que te apresentaram de

é

.
Agora derive

e perceba que você vai encontrar

.
Há ainda algumas definições como integral definida e indefinida que não vou entrar em detalhes ainda.
Compare agora o que eu disse com o seu outro exemplo de integral.

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por Claudin » Seg Jul 25, 2011 19:40
Consegui compreender o que você disse Molina.
Sendo:

Derivando

O que seria diferente de derivar a expressão toda.

Correto?
Editado pela última vez por
Claudin em Seg Jul 25, 2011 19:48, em um total de 1 vez.
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por Claudin » Seg Jul 25, 2011 19:48
Sendo:

Derivando:

O que seria diferente de derivar a expressão toda:

Correto?
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por Molina » Seg Jul 25, 2011 20:09
Boa noite, Claudin.
Você precisa derivar TODA A FUNÇÃO e não só o numerador.



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por Claudin » Ter Jul 26, 2011 00:56
Boa Noite Molina,
Agora sim compreendi.
Mas como chegar em

e

Gostaria de saber qual próximo passo para ajudar a resolver uma integral.
Obrigado por ajudar a esclarecer a dúvida.

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por Molina » Ter Jul 26, 2011 01:14
Boa noite.
Claudin escreveu:Boa Noite Molina,
Agora sim compreendi.
Mas como chegar em

e

Gostaria de saber qual próximo passo para ajudar a resolver uma integral.
Obrigado por ajudar a esclarecer a dúvida.

Assim como na derivada, a integral possui alguma funções que podem ser generalizadas, sem precisar fazer muita conta. Para esses seus exemplos, temos que:
onde C é uma constante e sempre aparecerá em integrais indefinidas (quando não aparece os limites da integral); e

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por Claudin » Ter Jul 26, 2011 01:18
m0x0 escreveu:Para o 1º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3} \int_{0}^{1}x^2dx=\int_{0}^{1}[\frac{x^3}{3}]=\frac{1^3}{3}-\frac{0^3}{3}=\frac{1}{3}](/latexrender/pictures/538921db209f46819ed52cb1e50d45e1.png)
Para o 2º exemplo tens:
![\int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2} \int_{0}^{1}xdx=\int_{0}^{1}[\frac{x^2}{2}]=\frac{1^2}{2}-\frac{0^2}{2}=\frac{1}{2}](/latexrender/pictures/cc6079b75c307df14664092f82fceb77.png)
Espero ter ajudado.
Como por exemplo neste caso, ele substituiu os valores 0 e 1, no caso.
Aí encontrou direto os resultados
Mas não compreendo como ele chegou em

e

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por LuizAquino » Ter Jul 26, 2011 09:46
Claudin,
Considerando as suas postagens, ao que parece você estudou a introdução sobre integrais definidas, mas você não estudou além da introdução.
Depois dessa primeira parte que apresenta a integral definida como o limite de uma Soma de Riemann, os livros de Cálculo geralmente apresentam o Teorema Fundamental do Cálculo.
Nesse contexto, é interessante que você primeiro estude essa parte do conteúdo para depois tirar as suas dúvidas.
É importante destacar também que antes de estudar o Teorema Fundamental do Cálculo é interessante revisar o conceito de antiderivada (ou primitiva) de uma função.
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por Claudin » Ter Jul 26, 2011 12:36
Correto Luiz, Vou seguir sua dica.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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