por Claudin » Ter Jul 19, 2011 19:49
![\lim_{x\rightarrow4}\frac{\sqrt[]{x}-2}{x-4} \lim_{x\rightarrow4}\frac{\sqrt[]{x}-2}{x-4}](/latexrender/pictures/d362f6924163d5e222ada12442c0683e.png)
Talvez estou errando nos cálculos. Mas sem utilizar L'Hospital, utilizando métodos algébricos eu só cheguei em indeterminação

.
Cheguei a multiplicar o numerador e o denominador por

e encontrei

Depois tentei multiplicando o numerador e o numerador por
![\sqrt[]{x}+2 \sqrt[]{x}+2](/latexrender/pictures/e7d475d5cd1bb6d15ae38a4043177604.png)
e encontrei

Alguém explica este exercício?
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por FilipeCaceres » Ter Jul 19, 2011 21:02
Olá Claudin,
Observe que

Agora tente resolver, caso tenha dificuldades, poste novamente.
Abraço.
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
por Claudin » Qua Jul 20, 2011 00:23
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por Claudin » Qua Jul 20, 2011 00:23
Só pra constar, ajudas desse modo são muito mais construtivas Filipe
Muito obrigado.

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Jul 20, 2011 09:23
Claudin escreveu:Só pra constar, ajudas desse modo são muito mais construtivas Filipe
E note que ele
não resolveu o exercício! Ele apenas lhe deu uma
dica para você mesmo conseguir fazer (o que é muito melhor para o seu aprendizado).
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por giulioaltoe » Qua Jul 20, 2011 09:24
voce também poderia fazer por mudança de variaveis! colocando

assim o y ia tender 2

-
giulioaltoe
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 45
- Registrado em: Qui Jun 23, 2011 21:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia metalurgica e mat - UENF
- Andamento: cursando
por Claudin » Qua Jul 20, 2011 11:12
Mas foi uma dica, em que, utilizou a teoria e parte da prática, não foi uma dica "seca". E foi muito proveitoso para meus estudos.
Abraço
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Jul 20, 2011 11:31
Claudin escreveu:Mas foi uma dica, em que, utilizou a teoria e parte da prática, não foi uma dica "seca". E foi muito proveitoso para meus estudos.
Apenas por curiosidade, na sua opinião, qual é a diferença entre essa dica e a que foi dada, por exemplo, no tópico abaixo?
Re: Limiteviewtopic.php?f=120&t=5290&#p17976
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Claudin » Qua Jul 20, 2011 11:33
São equivalentes.
Mas em alguns casos mais complexos nem com a dica o aluno que possui a dúvida chega ao resultado e quando retorna ao tópico ele recebe mais dicas, em vez da solução para ajudar nos estudos.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Limite] Gráfico e limite para função maior inteiro
por Raphaela_sf » Qui Abr 05, 2012 19:26
- 1 Respostas
- 6405 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qui Abr 05, 2012 20:53
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] Limite de funções reais de várias variáveis
por Bianca_R » Dom Nov 04, 2012 17:17
- 1 Respostas
- 4431 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Dom Nov 04, 2012 19:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite trigonométrico] Como calculo este limite?
por Ronaldobb » Qua Nov 07, 2012 23:14
- 3 Respostas
- 4745 Exibições
- Última mensagem por Ronaldobb

Qui Nov 08, 2012 07:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] limite trigonométrico quando x tende ao infinito
por Ge_dutra » Seg Jan 28, 2013 10:13
- 2 Respostas
- 6956 Exibições
- Última mensagem por Ge_dutra

Ter Jan 29, 2013 14:20
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] Limite de funções piso (maior inteiro)
por ViniciusAlmeida » Sáb Fev 14, 2015 10:09
- 2 Respostas
- 4185 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Qui Fev 19, 2015 15:01
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Conjunto dos números racionais.
Autor:
scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38
Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:
Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?
Grata.
Assunto:
Conjunto dos números racionais.
Autor:
MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

Assunto:
Conjunto dos números racionais.
Autor:
scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55
também pensei que fosse assim, mas a resposta é

.
Obrigada Fantini.
Assunto:
Conjunto dos números racionais.
Autor:
MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01
Como

:
O que você fez?
Assunto:
Conjunto dos números racionais.
Autor:
scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17
eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.
Obrigada.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.