por Filipe Ricardo Rosa » Dom Jul 03, 2011 19:26
Pessoal peço que me ajudem neste problema conforme o enunciado abaixo:
Determine a reta tangente (ou retas tangentes) à parábola

e que passa pelo ponto (2,9).
Primeiramente eu tentei resolver do seguinte jeito:
Calculando o coeficiente angular
m =

Jogando na fórmula da reta tangente




Porém como se trata de uma parábola, existe outra reta tangente, que eu gostaria de ajuda para encontra-la.
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por joaofonseca » Dom Jul 03, 2011 22:22
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por MarceloFantini » Seg Jul 04, 2011 06:42
Imagino que ele não queira dizer que o ponto

pertence ao gráfico, mas que o objetivo seja encontrar retas tangentes ao gráfico e que também passem por esse ponto.
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por Filipe Ricardo Rosa » Seg Jul 04, 2011 07:59
Realmente, eu não tinha compreendido o enunciado, mas acredito que o Marcelo tem razão quanto ao objetivo.
Gostaria de pedir ajuda para quem puder solucionar este problema.
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por Fabio Cabral » Seg Jul 04, 2011 09:45
A função derivada que você encontrou:

O ponto que ele quer que você verifique a reta tangente

Logo, o coeficiente angular seria

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por Filipe Ricardo Rosa » Seg Jul 04, 2011 19:36
Caro fábio como ficaria a minha equação da reta tangente à parábola?
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por MarceloFantini » Seg Jul 04, 2011 19:54
Fabio, note que

significa a reta tangente a parábola no ponto 2, que não necessariamente é a reta tangente que também passa por

. Ainda não tive tempo para pensar na questão, mas é bom evitar desentendimentos.
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por Fabio Cabral » Seg Jul 04, 2011 20:09
Eu também imaginei isso, Marcelo. Mas fica aí um pontapé inicial pra gente tentar chegar numa resolução.
Estou correndo atrás também.
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por LuizAquino » Qua Jul 06, 2011 10:21
Primeiro, note que a reta tangente a qualquer ponto da parábola toca essa parábola em apenas um ponto. Isso não acontece em outras curvas. Por exemplo, a reta tangente ao gráfico de f(x) = x³ no ponto (1, 1) também toca o ponto (-2, -8).
Dito isso, observe que a reta tangente a

no ponto (
k,
f(
k)), e que passa pelo ponto (2, 9), é dada por:

Ou seja, temos a equação dessa reta dada por:

Essa reta deve tocar apenas um ponto da parábola
f. Isso significa que o valor de
k é tal que a equação a seguir só tem uma única solução para
x:

Arrumando essa equação, obtemos:

Para que essa equação tenha apenas uma solução para
x, é necessário que o seu discriminante (isto é, seu

) seja 0. Com essa informação você determina os possíveis valores de
k e consequentemente as possíveis retas tangentes.
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Trigonometria
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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