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Função!

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Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 16:24

Sendo A = (2;3;4) e B = (5;6;7;9;12), qual o conjunto Im da função de A \rightarrow B tal que
f = {{(x;y)}} \in A x B  |  y =3x?

Tipo, eu tentei resolver e cheguei a essa conclusão,

y = 3x é a formula para que o conjunto B, seja multiplicado por 3e o conjunto Im seja feito correto?
No gabarito diz o contrario! Não entendi.
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Re: Função!

Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 20:16

=(
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Re: Função!

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 20:20

Zekinha, vamos primeiro entender o que é uma função.

Uma função de um conjunto A em um conjunto B é uma regra que associa pontos do conjunto A em pontos do conjunto B. Esse é um ponto muito importante:

A função DEVE ser possível de ser computada em TODOS os pontos de A.

O conjunto imagem gerado é um subconjunto de pontos de B com a propriedade de que eles são resultado da função aplicada em pontos de A. Detalhe importante: a função deve ser possível de ser computada em todos os pontos A, mas não necessariamente ela deve ter como imagem todos os pontos de B.

Simbolicamente:

f = \{ (x,y) \in A \times B \, | \, y=3x \}

A regra que associa A em B diz que a função leva x em três vezes seu valor. Logo, o conjunto imagem da função será os pontos de B que são o triplo de A.

Uma última esclarecida: esta notação (x,y) \in A \times B significa que você pegou um par de elementos x e y onde x \in A e y \in B.
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Re: Função!

Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 20:38

Marcelo, o que você quis dizer com "COMPUTADA" ? não entendi está expressão.

E no caso a formula y = 3x, significa que, ela só será aplicada no subconjunto de "B" ? que pode ser chamado de relação correto?
Quando o exercício pede "Qual o conjunto Im da função de A \rightarrow B tal que F = (x;y) \in A x B| y =3x" Ele está pedindo
que eu use a formula, mas onde?

OBS: Está expressão A \rightarrow B? ... Significa intercessão de A EM B?


Abraço.
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Re: Função!

Mensagempor GABRUEL » Qui Jun 30, 2011 20:50

Zekinha o exercício pediu pra vc juntar o A com o B
vai ficar assim AB = {2,3,4,5,6,7,9,12} é isso.
falou.
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Re: Função!

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 22:13

A simbologia f: \, A \to B quer dizer que a função está definida em A e quando aplicamos a regra os resultados são elementos de B. Computar uma função quer dizer calculá-la. O que você pensa ser aplicada no conjunto B? A forma de pensar é a seguinte: você vai pegar os elementos de A e aplicar a regra, ou seja, vai encontrar quanto é a função aplicada em cada elemento. O conjunto formado por esses elementos resultantes é o que chamamos de conjunto imagem da função, que é um subconjunto de B, ou seja, são pontos de B também.

Quando ele diz y=3x, você tem que perceber que y é um elemento de B e x é um elemento de A. Você já tem os valores de x, que são os elementos de A, e você quer descobrir quais são os correspondentes em B, ou seja, aplique a regra e você encontrará os elementos.

Um último comentário novamente em relação à simbologia f: \, A \to B: uma forma de interpretar é que a função f leva elementos de A em elementos de B. Essa interpretação é a que deve guardar.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.