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Função!

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Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 16:24

Sendo A = (2;3;4) e B = (5;6;7;9;12), qual o conjunto Im da função de A \rightarrow B tal que
f = {{(x;y)}} \in A x B  |  y =3x?

Tipo, eu tentei resolver e cheguei a essa conclusão,

y = 3x é a formula para que o conjunto B, seja multiplicado por 3e o conjunto Im seja feito correto?
No gabarito diz o contrario! Não entendi.
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Re: Função!

Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 20:16

=(
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Re: Função!

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 20:20

Zekinha, vamos primeiro entender o que é uma função.

Uma função de um conjunto A em um conjunto B é uma regra que associa pontos do conjunto A em pontos do conjunto B. Esse é um ponto muito importante:

A função DEVE ser possível de ser computada em TODOS os pontos de A.

O conjunto imagem gerado é um subconjunto de pontos de B com a propriedade de que eles são resultado da função aplicada em pontos de A. Detalhe importante: a função deve ser possível de ser computada em todos os pontos A, mas não necessariamente ela deve ter como imagem todos os pontos de B.

Simbolicamente:

f = \{ (x,y) \in A \times B \, | \, y=3x \}

A regra que associa A em B diz que a função leva x em três vezes seu valor. Logo, o conjunto imagem da função será os pontos de B que são o triplo de A.

Uma última esclarecida: esta notação (x,y) \in A \times B significa que você pegou um par de elementos x e y onde x \in A e y \in B.
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Re: Função!

Mensagempor zekinha » Qui Jun 30, 2011 20:38

Marcelo, o que você quis dizer com "COMPUTADA" ? não entendi está expressão.

E no caso a formula y = 3x, significa que, ela só será aplicada no subconjunto de "B" ? que pode ser chamado de relação correto?
Quando o exercício pede "Qual o conjunto Im da função de A \rightarrow B tal que F = (x;y) \in A x B| y =3x" Ele está pedindo
que eu use a formula, mas onde?

OBS: Está expressão A \rightarrow B? ... Significa intercessão de A EM B?


Abraço.
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Re: Função!

Mensagempor GABRUEL » Qui Jun 30, 2011 20:50

Zekinha o exercício pediu pra vc juntar o A com o B
vai ficar assim AB = {2,3,4,5,6,7,9,12} é isso.
falou.
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Re: Função!

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 22:13

A simbologia f: \, A \to B quer dizer que a função está definida em A e quando aplicamos a regra os resultados são elementos de B. Computar uma função quer dizer calculá-la. O que você pensa ser aplicada no conjunto B? A forma de pensar é a seguinte: você vai pegar os elementos de A e aplicar a regra, ou seja, vai encontrar quanto é a função aplicada em cada elemento. O conjunto formado por esses elementos resultantes é o que chamamos de conjunto imagem da função, que é um subconjunto de B, ou seja, são pontos de B também.

Quando ele diz y=3x, você tem que perceber que y é um elemento de B e x é um elemento de A. Você já tem os valores de x, que são os elementos de A, e você quer descobrir quais são os correspondentes em B, ou seja, aplique a regra e você encontrará os elementos.

Um último comentário novamente em relação à simbologia f: \, A \to B: uma forma de interpretar é que a função f leva elementos de A em elementos de B. Essa interpretação é a que deve guardar.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?