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Maior valor da inequação

Maior valor da inequação

Mensagempor maria cleide » Dom Mai 29, 2011 17:35

O maior valor inteiro que verifica a inequação x(x-1)\cdot(x-4)<2(x-4) é:
A( )-negativo
B( )-primo
C( )-ímpar maior que 4
D( )-par positivo


Desenvolvendo: (x^2-x)\cdot(x-4)<2x-8
x^3-x^2-4x^2+4x<2x-8
Mas agora não sei como continuar.
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor Claudin » Dom Mai 29, 2011 21:37

x(x-1).(x-4)<2(x-4)

x(x-1)<\frac{2(x-4)}{(x-4)}

x(x-1)<2

Por esse lado seria mais fácil, não?
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor LuizAquino » Dom Mai 29, 2011 22:01

Não se trabalha com inequações como se fossem equações. Principalmente quando é necessário dividir ou multiplicar toda a inequação por uma expressão.

O correto é seguir os passos:
x(x - 1)(x - 4) < 2(x - 4)
x(x - 1)(x - 4) - 2(x - 4) < 0
[x(x - 1) - 2](x - 4) < 0
(x² - x - 2)(x - 4) < 0

Agora, você deve analisar o sinal de cada um dos fatores para concluir o exercício.

Sugestão
Para terminar de resolver o exercício, eu recomendo que você assista as vídeo-aulas sobre inequações no canal do Nerckie:
http://www.youtube.com/nerckie

Leia o tópico:
inequação, dúvida.
viewtopic.php?f=106&t=3856
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor maria cleide » Ter Mai 31, 2011 22:41

A partir daí fiz assim:
x^2-x-2<-(x-4)
\frac{1\pm\sqrt{9}}{2}< -x+4)
=x<-2 ou x<5
Està certa a minha resolução?
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor LuizAquino » Qua Jun 01, 2011 00:41

A sua resolução está errada.
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor carlosalesouza » Qua Jun 01, 2011 00:48

Não está certa, não... absolutamente...

note que os parênteses estão se multiplicando... vc passou para o outro lado como se estivessem se somando...

O que vc deve fazer agora é encontrar as raízes de cada polinômio que está entre parênteses...

No caso, temos um polinômio de 1º e um de 2º grau... serão 3 raízes... depois disso, vc monta dois seguimentos de reta e verifica o sinal que f(x) terá em cada intervalo e depois encontra o produto dos sinais (negativo e positivo), para encontrar os intervalos desejados... neste caso, o maior valor inteiro em que o produto seja menor que zero...

deu pra entender? ficou complicado?

Se estiver com dificuldade, sigo com a recomendação do nosso magnânimo Luiz Aquino... acesso o canal do Nerckie... é bem mastigado, fácil de aprender...

QUalquer coisa, continua postando que a gente continua ajudando em tudo o que for possível...

Um abraço
Carlos Alexandre
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor maria cleide » Qui Jun 02, 2011 22:20

Como assim três raízes?
Na aula do Nerkie não consegui ver isso não.
Resolve um polinômio de cada vez.Será assim:
x^2-x-2<0 ou igual a zaro?
E depois como resolve o outro?
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor LuizAquino » Qui Jun 02, 2011 22:29

Esse tipo de inequação é chamada de "inequação produto". A partir da vídeo-aula "Matemática - Aula 9 - Inequações - Parte 5" há a explicação sobre esse tipo de inequação. Eu recomendo que você assista essas vídeo-aulas.
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Re: Maior valor da inequação

Mensagempor maria cleide » Dom Jun 05, 2011 18:25

Assisti a aula e encontrei a resposta, deu 3.
Obrigada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?