por Claudin » Dom Mai 15, 2011 14:13
Em alguns exemplos em que usei estrategias diferentes
o resultado nao foi exato!
Por exemplo
![\lim_{x\rightarrow+\infty}\sqrt[]{x^2+7x}-x \lim_{x\rightarrow+\infty}\sqrt[]{x^2+7x}-x](/latexrender/pictures/85afe7dfeb95a1acff77906b9e41b8ff.png)
a forma estratégica pela qual vc adotou no video foi de multiplicar e dividir a expressao por
![\sqrt[]{x^2+7x}-x \sqrt[]{x^2+7x}-x](/latexrender/pictures/b306f68273406fce9890ef2d6097bbe9.png)
e dps da multiplicação e divisão, dividir tanto o numerador quanto o denominador por x, oq resultou em

Porém eu tentei fazer dividindo logo de cara, por x, e não consegui chegar no mesmo resultado
entao eu gostaria de saber, essas estrategias para resolução sao pela lógica e pela suposição nao é? Ou tem alguma
forma de análise que facilite, encontrar a estrategia exata, se é que existe uma estratégia exata. (podem ter outras, claro!)
obrigado
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por MarceloFantini » Dom Mai 15, 2011 19:46
Você errou um sinal: é multiplicar e dividir por

.
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por LuizAquino » Dom Mai 15, 2011 19:54
Apenas para esclarecer, no vídeo
"06. Cálculo I - Limites no Infinito" a estratégia usada é como lembrou
MarceloFantini. Isto é, multiplicar e dividir por

.
Você disse ter dividido tudo por x. Ora, mas fazendo apenas isso você altera a expressão original.
Por exemplo, considere que você tem o número 5 e apenas o divide por 2. Sabemos que

.
Por outro lado, considere que você tem o número 5 e irá multiplicá-lo e dividi-lo por 2. Nesse caso, temos que

.
Portanto, o que você poderia tentar seria:


Mas, note que esse limite é uma indeterminação do tipo

. Isso significa que nesse caso essa estratégia não é útil para nos levar na solução do exercício.
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por Claudin » Seg Mai 16, 2011 00:23
Entendi, usando essa estratégia iria cair em uma indeterminação
por isso nao seria coerente.
Mas em qualquer expressao, se eu usar um artificio por exemplo de dividir tanto o denominador
como o numerador pelos mesmo valor, isso tambem seria incoerente?
obrigado pela ajuda
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por MarceloFantini » Seg Mai 16, 2011 00:31
Não entendo sua idéia. Poderia exemplificar?
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por Claudin » Seg Mai 16, 2011 00:45
Eu compreendi suas explicaçoes
To com uma duvida "boba", pq acho q eu dei uma pequena confundida
quando no exemplo acima ele falou q mudaria a equaçao, se eu dividisse por x!
Por exemplo

A resposta no caso seria

?
Ou seja se eu dividisse tanto o numerador como o denominador nao mudaria o resultado.
Voltando na 1ª pergunta agora, isso q eu fiquei com duvida agora após o esclarecimento, se eu dividindo tudo por x, tanto o numerador como denominador o resultado teria que ser o mesmo ne?
Só nao deu certo no 1º exemplo, porque caiu em uma indeterminaçao. Fui mais claro?
Mas deu pra entender oq vcs explicaram!
obrigado
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por MarceloFantini » Seg Mai 16, 2011 00:59
Sim, é menos infinito. Veja que o numerador tende a uma constante negativa, e o numerador faz tudo tender a infinito, logo tende a menos infinito. E respondendo agora sua dúvida: sim, dividir numerador e denominador por x manterá tudo igual, o resultado não difere.
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por Claudin » Seg Mai 16, 2011 01:10
Obrigado pela explicação. Deu pra compreender!
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Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Sistemas de Equações
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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