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Exercício Frações Equivalentes

Exercício Frações Equivalentes

Mensagempor johnlaw » Ter Abr 19, 2011 14:24

Boa tarde Pessoa, será que alguém me ajuda, estou tentando resolver esse exercício mas não está dando certo..


1) Achar as 3 menores frações possíveis equivalentes a 3/5, 4/7 e 6/11 tais que o denominador da primeira seja igual ao numerador da segunda e o denominador da segunda seja igual ao numerador da terceiro.

2) Qual a fração equivalente a 12/20 e que tem 9 como m.d.c de seus termos.


Valeu hein!
johnlaw
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Re: Exercício Frações Equivalentes

Mensagempor NMiguel » Ter Abr 19, 2011 17:57

1) 72/120, 120/210, 210/385

2) 27/45
NMiguel
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Re: Exercício Frações Equivalentes

Mensagempor johnlaw » Qua Abr 20, 2011 14:28

Na primeira, existe algum método ? ou devo somente olhar as classes de equivalências ?

E na segunda, como chego nesse resultado ?

Obrigado desde já.
johnlaw
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Re: Exercício Frações Equivalentes

Mensagempor NMiguel » Qua Abr 20, 2011 19:41

Na primeira existe um método.

Uma vez que temos 3/5, 4/7 e 6/11 que são fracções irredutíveis, como queremos que o numerador da segunda seja igual ao denominador da primeira, e como o máximo divisor comum entre 4 e 5 é 1, para que eles sejam iguais, o numerador da segunda fracção terá de ser multiplicado por um múltiplo de 5 (e a primeira por um múltiplo de 4).

Além disso, como queremos que o denominador da segunda seja igual ao numerador da terceira, e como o máximo divisor comum entre 7 e 6 é 1, para que eles sejam iguais, o numerador da segunda fracção terá de ser multiplicado por um múltiplo de 6 (e a terceira por um múltiplo de 7).

Como o mínimo múltiplo comum entre 5 e 6 é 30, a segunda fracção deve ser multiplicada por 30/30.

Por fim, basta multiplicar cada uma das restantes fracções pelo correspondente termo de forma a que o denominador da primeira seja igual ao numerador da segunda e o denominador da segunda seja igual ao numerador da terceira.

Na segunda, basta transformar a fracção numa fracção irredutível. Assim, o máximo divisor comum entre o numerador e o denominador passa a ser 1. Para que ele passe a ser 9, basta multiplicar a fracção resultante por 9/9.

Espero ter ajudado.
NMiguel
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Re: Exercício Frações Equivalentes

Mensagempor johnlaw » Sex Abr 22, 2011 13:28

Entendi, ok muito obrigado...

mais uma coisinha... será que é possível resolver isso usando um sistema ?
johnlaw
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?