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Geometria Analitica (Graduação).

Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Sex Abr 01, 2011 15:58

Boa tarde estou no primeiro ano de graduação e estou tendo a materia Geometria Analitica o professor esta definindo segmento orientado e vetor. Mas para definir isso precisamos saber o que é equipolencia. Entre as definições esta tudo bem entendi bem o que sao segmentos orientados, classe de equipolência e vetores. Porem, não consigo provar e desenhar algumas coisas por exemplo:

1 - (A,B)~(C,D) IMPLICA (A,C)~(B,D) no livro em que estudo ele vez um caso particular dessa proposição no caso em que o quadrilatero ABCD é um paralelog

Após isso ele me faz tres questoes

Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Gostaria de dicas pois sei que é meio abstraro algumas coisas ainda mais quando estamos começando G.A.

Grato Flávio Santana
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 17:25

Dicas

380625 escreveu:Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Lembre-se que "colineares" significa que os pontos estão sobre uma mesma reta.

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Lembre-se que (A, B) é um segmento orientado com mesma direção, magnitude e sentido contrário a (B, A).

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Lembre-se do paralelogramo ABCD.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 0 kelvin » Sáb Abr 02, 2011 00:10

Estou recebendo esses mesmos exercícios para resolver :-P

Do que entendi por enquanto foi que precisa prestar atenção na definição que tem no livro, mas não apenas na descrição, principalmente na parte que utiliza os símbolos, a notação matemática dos vetores.

Tambem senti que vetores são abstratos, talvez fiquem mais claros quando começarem a ser usados na física mesmo.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Abr 02, 2011 01:04

Vetores ficarão mais claros quando estudarem Álgebra Linear. Quanto antes vocês destituírem-se da idéia de vetor como apenas uma flecha, melhor.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Dom Abr 03, 2011 12:32

Esse exercicio eu consegui resolver:

Prove que (A,B)~(P,Q) e (C,D)~(P,Q) IMPLICA (A,B)~(C,D):

No exercicio acima eu usei a propriedade simetrica e depois a transitiva e consegui resolver.


Então o que ta dificil para mim é:

Prove que (A,B)~(C,D)~IMPLICA(B,A)~(D,C), pois não consigo relacionar esse exercicio com as propriedades simetrica e transitiva.

Flávio Santana.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Dom Abr 03, 2011 12:55

(A,\,B)\sim (C,\,D) \Rightarrow (B,\,A)\sim(D,\,C)

Temos que (A, B) e (C, D) são tais que possuem:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: s

Sabemos que (B, A) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (A, B)).

Além disso, sabemos que (D, C) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (C, D)).

Portanto, (B, A) e (D, C) são equipolentes.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.