por valeuleo » Qui Mar 31, 2011 08:46
Já tentei usar todas as regras demonstradas pelo professor mas não estou conseguindo chegar ao fim deste problema. Alguém pode me ajudar? Grato
![\lim_{x\to1} \frac{\sqrt[4]{x} + \sqrt[3]{x} + \sqrt[]{x} - 3} {x - 1} \lim_{x\to1} \frac{\sqrt[4]{x} + \sqrt[3]{x} + \sqrt[]{x} - 3} {x - 1}](/latexrender/pictures/402eea40a69caf6457f3a3539e033709.png)
O método que o Prof. quer que usemos é o de mudança de variável, onde cálculamos o m.m.c dos índices dos radicais.
-
valeuleo
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 26
- Registrado em: Qua Mar 23, 2011 14:19
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciências da Computação
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Mar 31, 2011 10:44
Fazendo a substituição

, temos que:
![\lim_{x\to1} \frac{\sqrt[4]{x} + \sqrt[3]{x} + \sqrt[]{x} - 3} {x - 1} \Rightarrow \lim_{u \to 1} \frac{u^6 + u^4 + u^3 - 3} {u^{12} - 1} \lim_{x\to1} \frac{\sqrt[4]{x} + \sqrt[3]{x} + \sqrt[]{x} - 3} {x - 1} \Rightarrow \lim_{u \to 1} \frac{u^6 + u^4 + u^3 - 3} {u^{12} - 1}](/latexrender/pictures/caba58eb550e958fd80f889fc574c5da.png)
Provavelmente, a sua dificuldade está em realizar a divisão entre os polinômios. Recomendo que estude o assunto [1, 2].
Nesse caso, a divisão de

por u-1 resulta em quociente

e resto 0. Ou seja, temos que:

Agora, tente terminar o exercício.
Referência
[1]
Divisão de polinômios - Brasil Escola -
http://www.brasilescola.com/matematica/ ... nomios.htm[2]
Briot Ruffini -
http://www.youtube.com/watch?v=yv5ju6Q81dM
Editado pela última vez por
LuizAquino em Qui Mar 31, 2011 11:43, em um total de 3 vezes.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por valeuleo » Qui Mar 31, 2011 11:18
Na verdade não é pra desenvolver a divisão, mas sim obter o valor. A resposta é

, mas ainda não consegui resolver.
-
valeuleo
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 26
- Registrado em: Qua Mar 23, 2011 14:19
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciências da Computação
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- LIMITE COM RADICAIS como fatorar ou simplificar
por pedroklein+1978 » Ter Abr 25, 2017 18:42
- 0 Respostas
- 2863 Exibições
- Última mensagem por pedroklein+1978

Ter Abr 25, 2017 18:42
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Radicais
por agfp5 » Sáb Out 30, 2010 08:50
- 2 Respostas
- 2334 Exibições
- Última mensagem por agfp5

Sáb Out 30, 2010 09:10
Geometria Plana
-
- Radicais
por Andrewo » Qua Fev 01, 2012 13:43
- 8 Respostas
- 4121 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Fev 08, 2012 12:22
Álgebra Elementar
-
- Radicais II
por Andrewo » Qui Fev 09, 2012 19:38
- 3 Respostas
- 1877 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Fev 10, 2012 11:32
Álgebra Elementar
-
- Radicais de nv
por Andrewo » Seg Fev 13, 2012 16:58
- 4 Respostas
- 2456 Exibições
- Última mensagem por Arkanus Darondra

Ter Fev 14, 2012 13:01
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.