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Questão da Fuvest

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Mensagempor my2009 » Qua Mar 30, 2011 10:00

Seja n um número inteiro, n\geq 0.

a) Calcule de quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre Luís e Antônio.

b) Calcule de quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre Pedro,Luís e Antônio.

Por favor, quem for resolver me explique o porquê do ( n+1) .... que foi o q eu não entendi..

Obrigada !
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Re: Questão da Fuvest

Mensagempor FilipeCaceres » Qua Mar 30, 2011 10:31

Oi My,
Procure por número de soluções inteiras e não negativas de uma equação linear para obter mais informações e aprender como se resolve esses tipos de questões.
Ex.:
Considere a equação linear a seguir:
x_1 + x_2 + ... + x_n = p, ondep\epsilon  N (N = conjunto dos números naturais).

C_p^{n+p-1} = \frac{(n+p-1)!}{p!.(n-1)!}


Voltando para a questão.
A) Seja x o número de bolas recebidas por Luís e y o número de bolas recebidas por Antônio. Do enunciado temos a equação x + y = n.
Logo temos,

C_n^{2+n-1} =C_n^{n+1} =\frac{(n+1)!}{n!.(n+1-n)!}=\frac{(n+1)!}{n!}
C_n^{n+1} =\frac{(n+1)!}{n!}=\frac{(n+1).n!}{n!}=n+1

C_n^{n+1} = n+1

B)Sendo z o número de bolas recebidas por Pedro, temos a equação x + y + z = n.
Use o mesmo raciocínio anterior e tente fazer esta, qualquer dúvida pergunte.

Espero ter ajudado.
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Re: Questão da Fuvest

Mensagempor my2009 » Qua Mar 30, 2011 10:38

Olá Felipe, tudo bem com vc?
Então.. ainda não entendi... pq ( n+1 ) ?

aqui na resolução Ele utiliza P ao invés de C .... poderia tmb utlizar a permutação para resolver essa questão ?
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Re: Questão da Fuvest

Mensagempor my2009 » Qua Mar 30, 2011 10:40

rsrsrsrs ha ta ja entendi... =p :oops: obrigada
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Re: Questão da Fuvest

Mensagempor FilipeCaceres » Qua Mar 30, 2011 11:18

Que bom que você entendeu, mas só para complementar, poderia ser utilizado permutação sem problema nenhum, observe que:
C_n^{2+n-1} =C_n^{n+1} =\frac{(n+1)!}{n!}=P_{n+1}^n

Abraço.
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.