por 0 kelvin » Sáb Mar 19, 2011 00:15
Na minha turma tem gente já formada em física que esta refazendo Cálculo sabe-se lá por que, tem gente que estudou derivadas em algum momento, outros que desistiram de outro curso de exatas e tem os que nunca viram nem limites, nem derivadas e mal sabem função direito.
O professor esta seguindo o livro Tom Apostol, que começa explicando integral por meio da área embaixo de uma função até o eixo x, daí faz aproximações com várias divisões. Para alguns é grego, para outros nem tanto, para o resto mais ou menos.
Algumas pessoas resolveram pegar um livro mais acessível, Guidorizzi ou Stewart (é mais barato tb).
E aí? Começar com integral sem saber limites?
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por Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 02:55
Estranho isso, eu iniciei Cálculo com uma revisão básica de funções e depois limites, derivadas e fechando com início de integração...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Dan » Sáb Mar 19, 2011 03:25
Isso depende do curso e depende da estrutura da disciplina de Cálculo. Algumas universidades mantém várias disciplinas de cálculo que ensinam mais ou menos os mesmos conteúdos mas com focos diferentes para cursos diferentes. Em algumas dessas disciplinas sequer se estuda limites, indo direto para derivadas, integrais e pulando para equações diferenciais.
Por questões didáticas costuma-se estuda derivada antes da integral. Talvez seu professor esteja fazendo uma introdução.
Além do mais, no início é mais importante ter apenas uma ideia do conceito de limite, e não necessariamente saber calculá-lo.
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por LuizAquino » Sáb Mar 19, 2011 09:24
Isso é muito simples de resolver.
Toda disciplina possui uma ementa oficial. Todo professor deve segui-la.
Esta ementa deve estar disponível no departamento responsável pela disciplina. É comum os departamentos disponibilizarem a ementa em suas páginas institucionais.
Sendo assim, recomendo que obtenha uma cópia da ementa dessa disciplina. Desse modo, você saberá quais assuntos devem ser ministrados.
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por MarceloFantini » Sáb Mar 19, 2011 14:26
O livro do Apostol realmente muda a ordem, mas você deve voltar a limites logo. Acho que neste início ele usa as integrais pra demonstrar como surgiu a necessidade do limite.
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por 0 kelvin » Dom Mar 20, 2011 02:23
Uhm, tudo o que o professor disse esta no prefácio do livro. O autor mesmo diz que normalmente os cursos começam com derivadas, mas ele prefere assim por questões históricas. Faz sentido, a integral da função escada é uma soma finita e fica bem fácil de ver áreas de valores inteiros, daí não há necessidade de introduzir limites para este tipo de problema.
Olhei o Guidorizzi e realmente, ele começa com funções bem no estilo ensino médio, deve ser menos traumático para o povo que já começou com aquele "O.O Nunca vi isso na minha vida!"
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por Renato_RJ » Dom Mar 20, 2011 03:30
0 kelvin escreveu:Uhm, tudo o que o professor disse esta no prefácio do livro. O autor mesmo diz que normalmente os cursos começam com derivadas, mas ele prefere assim por questões históricas. Faz sentido, a integral da função escada é uma soma finita e fica bem fácil de ver áreas de valores inteiros, daí não há necessidade de introduzir limites para este tipo de problema.
Olhei o Guidorizzi e realmente, ele começa com funções bem no estilo ensino médio, deve ser menos traumático para o povo que já começou com aquele "O.O Nunca vi isso na minha vida!"
Sei não, os exercícios do Guidorizzi pareceram bem traumáticos para mim.. Hehhehehe... Tem uns lá que são de arrancar o couro de qualquer um !!
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por MarceloFantini » Dom Mar 20, 2011 11:40
Pode parecer que não, mas o Guidorizzi é excelente em quebrar suas pernas. Parece tudo muito simples, tranquilo, até vocÊ querer respaldo de teoria e não ter nada. Aí você vai fazer exercícios e vê que muitos são bem tensos.
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Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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