por vanessitah » Sáb Mar 05, 2011 20:36
1) (MACKENZI-SP) A raiz cubica de

é:
Resolvi da seguinte maneira
![\sqrt[3]{{\left( 64) }^{2}} \right) \sqrt[3]{{\left( 64) }^{2}} \right)](/latexrender/pictures/791f0a8a4638a1e3cc63c6b20e798727.png)
=

e nao soube continuar!
2)Tenho mais uma duvida de raiz, pois fiquei em duvida, do que resolver primeiro neste exemplo:
O valor de
![\left(\sqrt\sqrt[3]{2} \sqrt[]{2}\right){}^{8} \left(\sqrt\sqrt[3]{2} \sqrt[]{2}\right){}^{8}](/latexrender/pictures/d9c02dc865ce0f769edcd7048b58eafc.png)
é:
Resolvo o que ta dentro do parenteses 1°, ou elevo tudo que esta dentro a 8°?
Editado pela última vez por
vanessitah em Dom Mar 06, 2011 18:21, em um total de 2 vezes.
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vanessitah
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por MarceloFantini » Sáb Mar 05, 2011 20:52
Vanessa, estou supondo que o que você quis dizer foi isso:
![\sqrt[3]{64^2} = 64^{\frac{2}{3}} \sqrt[3]{64^2} = 64^{\frac{2}{3}}](/latexrender/pictures/02e402bc589c731c0dc36c5fb71b43de.png)
.
Dica: procure escrever 64 como uma potência de 2, e depois trabalhe com propriedades de expoentes.
Futuro MATEMÁTICO
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por vanessitah » Sáb Mar 05, 2011 21:59
Nossa, é tao basico e eu fico inventando..rss
Ficou
![\sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8 \sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8](/latexrender/pictures/79447dba34ee155ef197756d08440834.png)
! Correto?
As diversas regras se misturam na minha cabeça, e as vezes fico perdida sem saber como e onde aplica-las.
Acredito que isto hora ou outra sera automaticamente mais facil!!
Vou treinando aqui...ate mais! Obrigada!
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 09:08
vanessitah escreveu:![\sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8 \sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8](/latexrender/pictures/79447dba34ee155ef197756d08440834.png)
Correto?
Não está correto. Lembre-se que

. Desse modo, quanto deve ser

?
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por JoaoGabriel » Dom Mar 06, 2011 10:06
Resolução
\3/64²
\3/4096
16
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por vanessitah » Dom Mar 06, 2011 18:12
JoaoGabriel escreveu:Resolução
\3/64²
\3/4096
16
Ooops!!! Valeu!
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por vanessitah » Dom Mar 06, 2011 18:13
LuizAquino escreveu:vanessitah escreveu:![\sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8 \sqrt[3]{{64}^{2}}=\sqrt[3]{{2}^{6}}={2}^{3}=8](/latexrender/pictures/79447dba34ee155ef197756d08440834.png)
Correto?
Não está correto. Lembre-se que

. Desse modo, quanto deve ser

?
Entendi meu erro! Esqueci do "quadrado"! Valeu a dica!
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por Abelardo » Seg Mar 07, 2011 01:00
Sim, deves começar por dentro do parenteses, facilitará bastante.
Lembre-se:
1º Da propriedade de multiplicação de potências;
2º Da equivalência entre potência e raiz, operações inversas;
3º Da propriedade da multiplicação de uma potência por outra, conserva a base e multiplica os expoentes.
Refresque sua mente com isso e poderás resolver sem dificuldade
Resposta:

.
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por vanessitah » Seg Mar 07, 2011 11:49
Abelardo escreveu:Sim, deves começar por dentro do parenteses, facilitará bastante.
Lembre-se:
1º Da propriedade de multiplicação de potências;
2º Da equivalência entre potência e raiz, operações inversas;
3º Da propriedade da multiplicação de uma potência por outra, conserva a base e multiplica os expoentes.
Refresque sua mente com isso e poderás resolver sem dificuldade
Resposta:

.
Este é um exercicio da UFRS, onde a resposta correta seria letra D...a raiz de 2 elevada ao cubo, multiplica a raiz de 2, onde todas estao dentro da primeira raiz, e elevadas a 8!
(UFRS) O valor de (
é:A)
![2\sqrt[3]{{2}^{2}} 2\sqrt[3]{{2}^{2}}](/latexrender/pictures/14f4bba6a0b4a49cd8601a3f213682f0.png)
B)
![{2}^{6}\sqrt[3]{{2}^{2}} {2}^{6}\sqrt[3]{{2}^{2}}](/latexrender/pictures/21d8abed545415977d7fabea0ac31c0d.png)
C) 2
D) 4E) 8
-
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por vanessitah » Seg Mar 07, 2011 12:04
vanessitah escreveu:Abelardo escreveu:Sim, deves começar por dentro do parenteses, facilitará bastante.
Lembre-se:
1º Da propriedade de multiplicação de potências;
2º Da equivalência entre potência e raiz, operações inversas;
3º Da propriedade da multiplicação de uma potência por outra, conserva a base e multiplica os expoentes.
Refresque sua mente com isso e poderás resolver sem dificuldade
Resposta:

.
Este é um exercicio da UFRS, onde a resposta correta seria letra D...a raiz de 2 elevada ao cubo, multiplica a raiz de 2, onde todas estao dentro da primeira raiz, e elevadas a 8!
(UFRS) O valor de (
é:A)
![2\sqrt[3]{{2}^{2}} 2\sqrt[3]{{2}^{2}}](/latexrender/pictures/14f4bba6a0b4a49cd8601a3f213682f0.png)
B)
![{2}^{6}\sqrt[3]{{2}^{2}} {2}^{6}\sqrt[3]{{2}^{2}}](/latexrender/pictures/21d8abed545415977d7fabea0ac31c0d.png)
C) 2
D) 4E) 8
Estou seguindo este caminho:
![\sqrt[2]{\sqrt[24]{{2}^{8}}}\sqrt[2]{{2}^{8}} \sqrt[2]{\sqrt[24]{{2}^{8}}}\sqrt[2]{{2}^{8}}](/latexrender/pictures/3a7d08cb964aec45ed76917c45f7a12b.png)
=
![\sqrt[2]{\sqrt[48]{{2}^{64}}} \sqrt[2]{\sqrt[48]{{2}^{64}}}](/latexrender/pictures/e2ae6a73ab3a38ef890012aeea21701f.png)
=
Esta correto?
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por vanessitah » Seg Mar 07, 2011 13:16
Imagine...todo mundo esta sujeito a erros de leitura!
Mas so uma dica! Nao entendi como foi a transformaçao do expoente em fraçao!?!
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por Abelardo » Seg Mar 07, 2011 13:48
É a operação inversa da radiciação. A operação inversa da adição é subtração, da multiplicação é a divisão e a da radiciação é a potenciação.
![\sqrt[2]{N}={N}^{\frac{1}{2}}
\sqrt[3]{N}={N}^{\frac{1}{3}}
\sqrt[4]{N}={N}^{\frac{1}{4}} \sqrt[2]{N}={N}^{\frac{1}{2}}
\sqrt[3]{N}={N}^{\frac{1}{3}}
\sqrt[4]{N}={N}^{\frac{1}{4}}](/latexrender/pictures/2c64000f341de89f68c56897c9ffa66c.png)
...
...
...
![\sqrt[a]{{x}^{b}}={x}^{\frac{b}{a}} \sqrt[a]{{x}^{b}}={x}^{\frac{b}{a}}](/latexrender/pictures/18a813b7e224d6a55490860a6753265f.png)
Vais eliminando as raízes de dentro para fora.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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