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Ajuda em exercício de fatoração

Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor Luiz Antonio Jr » Qui Mar 03, 2011 12:45

Senhores, bom dia.

Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:

t² + 5t + 6

Deixei em evidência o t, mas ainda não resolve muito. Eu me recordo vagamente que havia uma regra para problemas assim, mas não tenho mais este material. Se alguém souber onde posso encontrar uma explicação, também agradeço!

Obrigado!

Att.

Luiz
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 13:04

Eu acredito que o tópico abaixo pode lhe ajudar:
Aulas de Matemática no YouTube
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor DanielFerreira » Qui Mar 03, 2011 15:04

Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:

t² + 5t + 6

Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6

daí,
(t + 2)(t + 3)
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 16:38

danjr5 escreveu:Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)

Correção: Na equação t^2+5t+6=0 você quer encontrar dois números tais que a soma seja -5 e o produto seja 6. Nesse caso, os números são -2 e -3, pois (-2)+(-3)=-5 e (-2)*(-3)=6. Portanto, a forma fatorada será (t-(-2))(t-(-3))=(t+2)(t+3).

Note que apesar de ter chegado a essa fatoração você usou 2 e 3 como raízes, mas esses números não são raízes da equação t^2+5t+6=0.
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 04, 2011 11:05

Olá LuizAquino,
concordo com você, mas...
Com muita prática em resoluções de eq. do 2º cheguei a conclusão que tal método não é falho!

Ignoro mesmo \frac{- b}{a} e uso o valor de "b".

Ex.:
- x - 6 = 0
encontro dois números cuja soma seja - 1, e o produto - 6,
veja: - 3 e + 2
(- 3) + 2 = - 1
- 3 * 2 = - 6

daí,
não troco o sinal dentro dos parênteses!
(x - 3)(x + 2) = 0
x² - x - 6
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 04, 2011 11:33

Olá Danjr,

Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.

Imagine que você ensinou essa técnica para um aluno e pediu para ele resolver o exercício: Determine as raízes da equação x^2-5x+6=0.

Seguindo o que você ensinou, o aluno irá procurar dois números tais que a soma seja -5 e o produto seja 6. Daí, ele encontrará -2 e -3, já que (-2)+(-3)=-5 e (-2)(-3)=6. Ele muito provavelmente irá dizer que as raízes da equação são -2 e -3. O que está errado.

Muito provavelmente ele não irá montar a equação (x-2)(x-3)=0 para daí poder determinar que as raízes são 2 e 3.

Além disso, ignorar o sinal no início do processo não configurou-se em vantagem, já que no final temos que trocar o sinal de qualquer maneira se quisermos descobrir as raízes verdadeiras.

Eu acredito que esse processo possa confundir mais do que ajudar o aluno.
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor DanielFerreira » Qua Mar 23, 2011 09:57

LuizAquino,
bom dia!
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.

Posso estar errado, não sei, mas com essas palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Agi errado expondo/ensinando a maneira como resolvo eq. do 2º grau, uma vez que foge dos padrões em Matemática. Afinal, comecei errado e terminei certo; se comecei errado, então como pode está certo?!

Luiz Antônio Jr.
ignore minhas postagens e desculpe por confundi-lo com minha solução maluca. rsrrsssssr

Ao LuizAquino, valeu pela idéia.

Daniel F.
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Re: Ajuda em exercício de fatoração

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 10:45

danjr5 escreveu:Posso estar errado, não sei, mas com essas palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.

Eu não quis dizer que você está na graduação errada. O que eu quis dizer é que um Professor tem que tomar muito cuidado com a forma como ensina os conteúdos. E como você está estudando para ser um futuro Professor, então deve tomar esse cuidado desde já.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?