por Luiz Antonio Jr » Qui Mar 03, 2011 12:45
Senhores, bom dia.
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Deixei em evidência o t, mas ainda não resolve muito. Eu me recordo vagamente que havia uma regra para problemas assim, mas não tenho mais este material. Se alguém souber onde posso encontrar uma explicação, também agradeço!
Obrigado!
Att.
Luiz
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 13:04
Eu acredito que o tópico abaixo pode lhe ajudar:
Aulas de Matemática no YouTubeviewtopic.php?f=120&t=3818
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por DanielFerreira » Qui Mar 03, 2011 15:04
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 16:38
danjr5 escreveu:Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
Correção: Na equação

você quer encontrar dois números tais que a soma seja
-5 e o produto seja
6. Nesse caso, os números são -2 e -3, pois
(-2)+(-3)=-5 e
(-2)*(-3)=6. Portanto, a forma fatorada será
(t-(-2))(t-(-3))=(t+2)(t+3).
Note que apesar de ter chegado a essa fatoração você usou
2 e
3 como raízes, mas esses números não são raízes da equação

.
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por DanielFerreira » Sex Mar 04, 2011 11:05
Olá LuizAquino,
concordo com você, mas...
Com muita prática em resoluções de eq. do 2º cheguei a conclusão que tal método não é falho!
Ignoro mesmo

e uso o valor de "b".
Ex.:
x²
- x - 6 = 0
encontro dois números cuja soma seja
- 1, e o produto - 6,
veja: - 3 e + 2
(- 3) + 2 = - 1
- 3 * 2 = - 6
daí,
não troco o sinal dentro dos parênteses!
(x - 3)(x + 2) = 0
x² - x - 6
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por LuizAquino » Sex Mar 04, 2011 11:33
Olá Danjr,
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Imagine que você ensinou essa técnica para um aluno e pediu para ele resolver o exercício: Determine as raízes da equação

.
Seguindo o que você ensinou, o aluno irá procurar dois números tais que a soma seja -5 e o produto seja 6. Daí, ele encontrará -2 e -3, já que (-2)+(-3)=-5 e (-2)(-3)=6. Ele muito provavelmente irá dizer que as raízes da equação são -2 e -3. O que está errado.
Muito provavelmente ele não irá montar a equação
(x-2)(x-3)=0 para daí poder determinar que as raízes são 2 e 3.
Além disso, ignorar o sinal no início do processo não configurou-se em vantagem, já que no final temos que trocar o sinal de qualquer maneira se quisermos descobrir as raízes verdadeiras.
Eu acredito que esse processo possa confundir mais do que ajudar o aluno.
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por DanielFerreira » Qua Mar 23, 2011 09:57
LuizAquino,
bom dia!
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Posso estar errado, não sei, mas com essas
palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Agi errado expondo/ensinando a maneira como resolvo eq. do 2º grau, uma vez que foge dos padrões em Matemática. Afinal, comecei errado e terminei certo; se comecei errado, então como pode está certo?!
Luiz Antônio Jr. ignore minhas postagens e desculpe por confundi-lo com minha solução maluca. rsrrsssssr
Ao LuizAquino, valeu pela idéia.
Daniel F.
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por LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 10:45
danjr5 escreveu:Posso estar errado, não sei, mas com essas palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Eu não quis dizer que você está na graduação errada. O que eu quis dizer é que um Professor tem que tomar muito cuidado com a forma como ensina os conteúdos. E como você está estudando para ser um futuro Professor, então deve tomar esse cuidado desde já.
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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