por Luiz Antonio Jr » Qui Mar 03, 2011 12:45
Senhores, bom dia.
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Deixei em evidência o t, mas ainda não resolve muito. Eu me recordo vagamente que havia uma regra para problemas assim, mas não tenho mais este material. Se alguém souber onde posso encontrar uma explicação, também agradeço!
Obrigado!
Att.
Luiz
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 13:04
Eu acredito que o tópico abaixo pode lhe ajudar:
Aulas de Matemática no YouTubeviewtopic.php?f=120&t=3818
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por DanielFerreira » Qui Mar 03, 2011 15:04
Se possível gostaria de uma ajuda em um exercício de fatoração:
t² + 5t + 6
Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 16:38
danjr5 escreveu:Basta encontrar dois números cuja soma seja 5 e o produto 6.
2 + 3 = 5
2 * 3 = 6
daí,
(t + 2)(t + 3)
Correção: Na equação

você quer encontrar dois números tais que a soma seja
-5 e o produto seja
6. Nesse caso, os números são -2 e -3, pois
(-2)+(-3)=-5 e
(-2)*(-3)=6. Portanto, a forma fatorada será
(t-(-2))(t-(-3))=(t+2)(t+3).
Note que apesar de ter chegado a essa fatoração você usou
2 e
3 como raízes, mas esses números não são raízes da equação

.
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por DanielFerreira » Sex Mar 04, 2011 11:05
Olá LuizAquino,
concordo com você, mas...
Com muita prática em resoluções de eq. do 2º cheguei a conclusão que tal método não é falho!
Ignoro mesmo

e uso o valor de "b".
Ex.:
x²
- x - 6 = 0
encontro dois números cuja soma seja
- 1, e o produto - 6,
veja: - 3 e + 2
(- 3) + 2 = - 1
- 3 * 2 = - 6
daí,
não troco o sinal dentro dos parênteses!
(x - 3)(x + 2) = 0
x² - x - 6
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por LuizAquino » Sex Mar 04, 2011 11:33
Olá Danjr,
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Imagine que você ensinou essa técnica para um aluno e pediu para ele resolver o exercício: Determine as raízes da equação

.
Seguindo o que você ensinou, o aluno irá procurar dois números tais que a soma seja -5 e o produto seja 6. Daí, ele encontrará -2 e -3, já que (-2)+(-3)=-5 e (-2)(-3)=6. Ele muito provavelmente irá dizer que as raízes da equação são -2 e -3. O que está errado.
Muito provavelmente ele não irá montar a equação
(x-2)(x-3)=0 para daí poder determinar que as raízes são 2 e 3.
Além disso, ignorar o sinal no início do processo não configurou-se em vantagem, já que no final temos que trocar o sinal de qualquer maneira se quisermos descobrir as raízes verdadeiras.
Eu acredito que esse processo possa confundir mais do que ajudar o aluno.
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por DanielFerreira » Qua Mar 23, 2011 09:57
LuizAquino,
bom dia!
Você precisa desde já tomar muito cuidado com a maneira como ensina as coisas. Ainda mais sendo você um aluno de um curso de graduação em licenciatura.
Posso estar errado, não sei, mas com essas
palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Agi errado expondo/ensinando a maneira como resolvo eq. do 2º grau, uma vez que foge dos padrões em Matemática. Afinal, comecei errado e terminei certo; se comecei errado, então como pode está certo?!
Luiz Antônio Jr. ignore minhas postagens e desculpe por confundi-lo com minha solução maluca. rsrrsssssr
Ao LuizAquino, valeu pela idéia.
Daniel F.
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por LuizAquino » Qua Mar 23, 2011 10:45
danjr5 escreveu:Posso estar errado, não sei, mas com essas palavras tive a impressão de cursar a graduação errada!! O quê você dá o nome de "tomar cuidado como ensina as coisas." tenho, embora não tenha parecido no tópico anterior.
Eu não quis dizer que você está na graduação errada. O que eu quis dizer é que um Professor tem que tomar muito cuidado com a forma como ensina os conteúdos. E como você está estudando para ser um futuro Professor, então deve tomar esse cuidado desde já.
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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