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Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Mensagempor Tayron » Ter Fev 15, 2011 09:45

Bom estou com um dilema mais um amigo meu.

E bastante simples mais não nos recordamos, e o seguinte, se a gente pega um triângulo é quer saber quanto vale cada ângulo
é temos apenas a medida de 1 ângulo, no caso temos apenas a medida que o ângulo B vale 45º dai dividimos o triângulo em 2 partes,
vemos então que aparece um ângulo de 90º restando apenas +45º para a parte de cima do triângulo no lado A, fechamos assim 180º de um triângulo,
agora a duvida, podemos dizer que o outro triângulo como ele também tem 1 ângulo de 90º podemos dizer que o ângulo C vale 45º e o outro também 45º
neste exemplo exemplifiquei os outros dois ângulos como sendo "x" a duvida e está posso então dizer que ambos valem 45º como o do outro triângulo ?
Caso não como faço para calcular os outros ângulos ?

Abraços!Imagem
Tayron
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Re: Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Mensagempor Molina » Ter Fev 15, 2011 10:41

Bom dia, Tayron.

Foi um pouco difícil entender sua dúvida, mas vou tentar ser bem claro: Você não pode concluir que o outro ângulo seja 45 graus também. Isso só irá acontecer se tiver descrito que o triângulo é isósceles, pois daí teríamos dois ângulos iguais (por exemplo, os ângulos da base cada um com 45 graus) e o angulo superior com 90 graus, que quando dividido ao meio formaria 45 graus para cada lado. Neste exemplo dai sim podemos garantir que o outro ângulo é 45 graus.

Vou dar um exemplo de como poderia não ser 45 graus: Seja o triângulo ABC em que o ângulo B seja 45 graus (como no exemplo), o ângulo A seja 30 graus e o ângulo superior C seja 105 graus. Dividindo este triângulo eu teria dois novos triângulos sendo um deles com 45 graus do ângulo B, 90 graus devido ao perpendicularismo do lado AB e 45 restantes da divisão do ângulo C. Perceba que a outra parte do ângulo C não é 45 graus também, e sim 60 graus. Logo, o outro triângulo formado terá como graus: 30 do ângulo A + 90 do perpendicularismo do lado AB + 60 da divisão do ângulo C.

Ou seja, não posso concluir que o outro ângulo seja 45 graus também. Não há como definirmos qual este ângulo, a não ser se tivermos informação de algum outro ângulo ou então de dois lados deste triângulo, pois daí é possível usar a lei dos senos e/ou a lei dos cossenos e descobrir estes valores que te faltam.

Se ficou alguma dúvida informe. Gostaria de ter colocado algumas imagens, mas para agora não está sendo possível.
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Re: Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Mensagempor Tayron » Ter Fev 15, 2011 10:48

Ajudou sim bastante, tirou nossa duvida.

Mais agora que entendi não estamos conseguindo calcular a altura do mesmo o exercício e aquela mesma imagem só que com algumas medidas.
Imagem

Duvida saber a Altura do triangulo, é quanto valem os outros lados
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Re: Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Mensagempor Molina » Ter Fev 15, 2011 11:02

Vamos chamar esta altura de h, como é normalmente chamada.

Pela definição de seno sabemos que:

sen \alpha = \frac{cateto~oposto}{hipotenusa}

Podemos usar esta informação no triângulo da esquerda <---, pois temos o ângulo, a hipotenusa e queremos descobrir h que faz o papel de cateto oposto ao ângulo de 45 graus. Então:

sen \alpha = \frac{cateto~oposto}{hipotenusa}

sen 45 = \frac{h}{6}

\frac{\sqrt{2}}{2} = \frac{h}{6}

h = 3 \sqrt{2}


Era isso que você queria descobrir?
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Re: Duvida Básica sobre Triângulos Ajuda!

Mensagempor Tayron » Ter Fev 15, 2011 11:45

Isso mesmo cheguei na mesma altura só que os ângulos do triângulo da direita não tem como eu descobrir a partir da altura ou com esses dados tem ?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?