por Raphael Feitas10 » Qui Jan 13, 2011 13:18
Brother tou com duvida nessa aqui...
Achar os numeros que devem ser adicionados aos termos da fração 5/13 para que se obtenha uma fração que seja o dobro dela e na qual a soma dos termos seja 46? a resposta é 15 e 13
brother conseguie montar ate aqui só...
\frac{5+x}{13+y}=1\Rightarrow x+y=46
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por VtinxD » Qui Jan 13, 2011 14:52
Acho que faltou só uma coisa....

, o raciocínio esta no post acima.
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por Raphael Feitas10 » Qui Jan 13, 2011 20:13
Fantini escreveu:
e

Fratine como faz pra achar o 15 e 13 fiz aqui mas ñ conseguei ñ brother?
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por MarceloFantini » Qui Jan 13, 2011 20:29
Obrigado Vtin, passou despercebido. E Raphael, é só você resolver o sistema de duas equações e duas incógnitas.
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por Raphael Feitas10 » Sex Jan 14, 2011 01:28
Brother essa aqui tbm é um pouco chata saca só...
Um numero é tal que a soma de seus dois algarismo é 7.Calcule este numero sabendo que,invertendo seus algarismos,o numero resultante vale duas vezes o primeiro,mais duas unidades. R: 25
Cheguei ate aqui e travei...

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por Raphael Feitas10 » Sex Jan 14, 2011 23:10
Raphael Feitas10 escreveu:Brother essa aqui tbm é um pouco chata saca só...
Um numero é tal que a soma de seus dois algarismo é 7.Calcule este numero sabendo que,invertendo seus algarismos,o numero resultante vale duas vezes o primeiro,mais duas unidades. R: 25
Cheguei ate aqui e travei...

Alguem me ajuda nessa questão aqui por favor...
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por Elcioschin » Sáb Jan 15, 2011 13:49
Raphael
Cada tópico deve conter apenas uma questão.
Mesmo assim vou dar a dica: tire o valor de y na 1ª equação e substitua na 2ª e vc obterá uma equação do 2º grau em x
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por Dan » Seg Jan 17, 2011 12:48
Eu acho que aí tem um erro de interpretação.
O dobro de

é

.
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Dan
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por Raphael Feitas10 » Seg Jan 17, 2011 15:31
Dan escreveu:Eu acho que aí tem um erro de interpretação.
O dobro de

é

.
Brother fiz aqui desse jeito q vc interpretou mas tbm deu errado nem achei 15 e nem 13,que questão xata essa ver se vc consegue responder ela aew.
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por Dan » Seg Jan 17, 2011 19:56
O que acontece é que é a soma dos termos da segunda fração que deve dar 46. Assim,

.
Ou seja, na verdade

, pois não é a soma de x e y que dá 46, mas a soma dos termos da segunda fração. Veja pelo enunciado: "uma fração que seja o dobro dela e
na qual a soma dos termos seja 46".
Dá certo assim:

Tente de novo.
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por Renato_RJ » Ter Jan 18, 2011 19:11
O Dan matou a charada, fazendo

teremos:

Relembrando algumas propriedades básicas de proporções:

Aplicando a propriedade, teremos:

Como

teremos:

Bem, o

sai facilmente....
Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Raphael Feitas10 » Qua Jan 19, 2011 00:06
Brother muito obrg valeu mesmo abraço.
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por Renato_RJ » Qua Jan 19, 2011 00:20
Raphael Feitas10 escreveu:Brother muito obrg valeu mesmo abraço.
Cara, eu sumi por uns dias do forum e achava que esse problema já tinha sido resolvido... Aí entrei hoje e vi o post do Dan, ele matou toda a charada, aí ficou fácil resolver...
Fico feliz que tenha lhe ajudado, qualquer coisa posta aí...
[ ] 's
Renato.
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por Raphael Feitas10 » Qua Jan 19, 2011 00:40
Renato_RJ escreveu:Raphael Feitas10 escreveu:Brother muito obrg valeu mesmo abraço.
Cara, eu sumi por uns dias do forum e achava que esse problema já tinha sido resolvido... Aí entrei hoje e vi o post do Dan, ele matou toda a charada, aí ficou fácil resolver...
Fico feliz que tenha lhe ajudado, qualquer coisa posta aí...
[ ] 's
Renato.
Postei duas questões agorinha aew brother que ñ resolvie saca elas aew falow abraço.
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Conversão de Unidades
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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