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Numero de raízes reais diferentes.

Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor matheuszila » Dom Nov 28, 2010 14:36

(UFPI -1996) O número de soluções reais distintas da equação 3^x -9 = log3 (x+9) é
Acho que não dá pra determinar as raízes mas gostaria de saber como chegar ao resultado que é 2
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor Elcioschin » Dom Nov 28, 2010 22:25

3^x - 9 = log3 (x + 9)

Fazedo x = 2 ----> 3² - 9 = log3 (3 + 9) ----> 9 - 9 = log3 (12) ----> log3 (12) = 0 ----> Impossível

Acredito que exista algum erro no enunciado
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 29, 2010 02:27

Elcio, você interpretou errado. O enunciado quer dizer que existem 2 soluções reais distintas, não que x=2 é uma das soluções.

Matheus, acredito que a abordagem a ser tomada num exercício como este é fazer esboço dos gráficos e ver se corta e em quantos pontos.
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor Elcioschin » Seg Nov 29, 2010 08:54

Fantini

Você está coberto de razão: eu lí muito rapidamente e inerpretei errado.
De qualquer modo a equação não é algébrica, tornando-se necessária uma análise gráfica.

Acho estranho uma questão desta num vestibular. Por isto achei necessário confirmar o enunciado.
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor matheuszila » Qui Dez 09, 2010 10:11

Estava em dúvida se era realmente necessário utilizar o método gráfico, muito obrigado por terem respondido minhas dúvidas, finalmente resolvi a questão.
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor Elcioschin » Sex Dez 10, 2010 22:24

matheuszila

Seria interessante você postar sua solução aqui no fórum. Os objetivos são:

1) O susários do fórum aprenderem
2) Sanar a dúvida sobre o enunciado, por mim manifestada.
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Re: Numero de raízes reais diferentes.

Mensagempor matheuszila » Sex Dez 10, 2010 22:30

É meio complicado para mim, que estou começando no site agora saber exatamente todas as regras, mas assim que conseguir criar os gráficos postarei as imagens para vcs aqui do ajuda matemática que me ajudaram bastante.
Estou até usando os livros: Fundamentos da Matemática Elementar para me auxiliarem no processo de elaboração dos gráficos.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?