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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por Molina » Qui Jun 11, 2009 22:03
Semana passada, ocorreu em vários estados brasileiros a Olimpíada Brasileira de Matemática. Pra quem nunca teve contato com esse tipo de prova, no primeiro momento vai parecer um pouco difícil. Mas a idéias da organização é fazer questões que podem ser resolvidas realmente por um modo mais trabalhoso mas também podem ser resolvida por através de um pensamento diferenciado.
Vou colocar aqui duas questões do nível 3.
Espero que gostem,

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por Cleyson007 » Sex Jun 12, 2009 08:41
Bom dia Molina!
Essas questões da OBM são muito bem elaboradas
Vou dar o meu palpite (talvez esteja errado) quanto a questão 01.
Acho que a alternativa
a é falsa, pois o enunciado diz que Agilulfo não foi colocado de castigo ontem.
Acho que a alternativa
b não é certamente verdadeira, uma vez que não sabemos se a mãe do Agilulfo encontrava-se em casa na hora de sua chegada.
Acho que a alternativa c é falsa, pois o enunciado diz que Agilulfo não foi colocado de castigo (é sinal que voltou para casa sem advertência), portanto não sabemos se sua mãe estava em casa. (Esse pensamento acaba explicando a alternativa
d que também parece ser falsa).
Acho que a alternativa correta é a e.
Bom... essa é minha opinião.. vamos ver o que os usuários do fórum acham
--> Qual é a sua opinião Molina? Até mais.
Um abraço.
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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 20:03
Ola
Eu fiz essa prova no meu Colégio, e considerei ela parelha com um vestibular, mas um pouco mais complexo.
Quantos as questões Cleyson é sim E a questão que voçe resolveu.
Abraços
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por Molina » Sex Jun 12, 2009 20:13
Boa noite, Cleyson e Maligno.
Eu também colocaria alternativa
e, justamente do modo que provavelmente vocês dois fizeram: através de eliminação.
Alguém se habilita a fazer a segunda questão? Entenderam o enunciado ou precisam de alguma ajuda?
Maligno, você conseguiu fazer esta na prova?
Abraços e to gostando de ver dos forenses..

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por Cleyson007 » Sex Jun 12, 2009 20:34
Boa noite Diego Molina.
Essa questão nº 02 é mais difícil
Vou explicar o meu raciocínio:


A sequência segue...

-->

-->

.....


Estou encontrando
Alternativa B, está correto?
Até mais.
Um abraço.
Editado pela última vez por
Cleyson007 em Sex Jun 12, 2009 20:37, em um total de 2 vezes.
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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 20:35
Ola
Consegui sim
Vo espera se ninguem conseguir responder
Eu respondo e explico
Abraços
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por Molina » Sex Jun 12, 2009 21:09
Boa noite, Cleyson e Maligno.
Obrigado pela rápida resposta.
Vou colocar aqui um método que eu faria (Usando Soma de PA):



.
.
.

Como bem observado pelo Cleyson, podemos escrever

como:

Amanha disponibilizo mais duas questões que considero interessante.
Abraços,

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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 22:44
Ola
Poise é esse o jeito que eu fiz, e iria explicar mas voçe ja colocou entaum tah tudo ok
A resposta é para estar certa
Abraços
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por Molina » Dom Jun 14, 2009 14:40
Como foi dito anteriormente, segue em anexo mais 2 questões do Nível 3.

- Anexos
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por figueroa » Seg Set 07, 2009 22:06
na primeira questão dessas 2 do nivel 3 que vc postiou eu enconrei 1 como resposta, mas ta no gabarito do site da OBM que a resposta é 2.
olha como eu fiz :
f(7) = f(21+7) = f(21+21+7) = ...= f(7+(n-1)21) , como f(95*21+7) = f(2009) então f(2009) = f(7+(n-1)21)
f(1) = f(1+12) = f(1+12+12) =...= f(1+(n-1)12) = 1
agora repare: se 7+(x-1)21 = 1+(y-1)12 então f(7+(x-1)21) = f(1+(y-1)12)
7+(x-1)21 = 1+(y-1)12 tem solução, por exemplo, x=3 e y=5 daí f(7+(x-1)21) = f(1+(y-1)12) = f(49) = 1
como f(2009) = f(7+(n-1)21) e f(7+(x-1)21) = 1 então f(2009) = 1
não vejo erro em meu raciocínio, acho que estou certo tb.
Edit: encontrei o erro infantil que cometi 95*21+7= 2002 e não 2009

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por Molina » Qua Set 09, 2009 00:36
Dificilmente eles erram no gabarito, Figueroa.
Mas acontece, né?
Porém, não foi desta vez...

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por BlackFoxes » Sáb Dez 26, 2009 06:38
Olá, boa madrugada para todos. Vamos dar uma olhada nessas funções..
É dado que

, isso implica dizer que 12 = 21?
NÃO!!!
Vamos aproveitar essa propriedade dada no enunciado para mostrar que podemos ir "cortando" os múltiplos de 12 e 21 até chegar a um dos valores da variável x para os quais temos a imagem...
Por exemplo:

e pela propriedade da função,

e por aí vai....
Arrancando os múltiplos de 12 e 21 do valor 2009 até sobrar um resultado notável resolveremos a questão.
Partiu então:

Resposta letra C.
Qualquer incongruência lógica na minha resolução, por favor apontem.
Abraços
Obs.: Eu fiz as contas com calculadora, e por isso peço desculpas. Tenho certeza que com aritmética modular sai mais fácil, mas a preguiça falou mais alto...
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por BlackFoxes » Sáb Dez 26, 2009 07:44
Ok, agora não dá mais pra escapar da aritmetica modular...
Partiu: N é um número da forma:

Sendo

Ok, e temos que, pela congruência,
(1)A forma do número N (a qual todos os números inteiros assumem) vai nos ajudar a ver que, sendo N congruente à 1 módulo 9 (-1 elevado a par, elevado a par, elevado a par... etc... é igual a 1) a soma dos seus algarismos também é.
Vejamos bem: pegando uma potência de 10 e seu coeficiente, vemos que dividido por 9, o resto é 1xcoeficiente. Correto? (pois o resto da divisão de uma potencia de 10 por 9 é sempre 1 e o resto da divisão de um coeficiente qualquer por 9 supomos que seja ele mesmo, para efeito de desembaraço).
Temos então que a soma dos algarismos de N (no caso, os coeficiente acima citados) é também congruente a 1 módulo 9.
Pois:

Então:

E, pela definição dada em (1), temos:

Vemos que a soma dos algarismos resulta em M, que comprovadamente (penso eu) é congruente a 1 módulo 9.
O numero M, não diferentemente de N, tem a forma:

Rapaziada, fazendo um raciocínio análogo, vamos ficar pra sempre nessa recorrência, até que sobre apenas um coeficiente, que pela congruência, dá 1.
Ufa! Espero que seja isso aí. heheheh
Qualquer coisa, comentem.
Abraços
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Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
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Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
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Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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