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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por Molina » Qui Jun 11, 2009 22:03
Semana passada, ocorreu em vários estados brasileiros a Olimpíada Brasileira de Matemática. Pra quem nunca teve contato com esse tipo de prova, no primeiro momento vai parecer um pouco difícil. Mas a idéias da organização é fazer questões que podem ser resolvidas realmente por um modo mais trabalhoso mas também podem ser resolvida por através de um pensamento diferenciado.
Vou colocar aqui duas questões do nível 3.
Espero que gostem,

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por Cleyson007 » Sex Jun 12, 2009 08:41
Bom dia Molina!
Essas questões da OBM são muito bem elaboradas
Vou dar o meu palpite (talvez esteja errado) quanto a questão 01.
Acho que a alternativa
a é falsa, pois o enunciado diz que Agilulfo não foi colocado de castigo ontem.
Acho que a alternativa
b não é certamente verdadeira, uma vez que não sabemos se a mãe do Agilulfo encontrava-se em casa na hora de sua chegada.
Acho que a alternativa c é falsa, pois o enunciado diz que Agilulfo não foi colocado de castigo (é sinal que voltou para casa sem advertência), portanto não sabemos se sua mãe estava em casa. (Esse pensamento acaba explicando a alternativa
d que também parece ser falsa).
Acho que a alternativa correta é a e.
Bom... essa é minha opinião.. vamos ver o que os usuários do fórum acham
--> Qual é a sua opinião Molina? Até mais.
Um abraço.
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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 20:03
Ola
Eu fiz essa prova no meu Colégio, e considerei ela parelha com um vestibular, mas um pouco mais complexo.
Quantos as questões Cleyson é sim E a questão que voçe resolveu.
Abraços
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por Molina » Sex Jun 12, 2009 20:13
Boa noite, Cleyson e Maligno.
Eu também colocaria alternativa
e, justamente do modo que provavelmente vocês dois fizeram: através de eliminação.
Alguém se habilita a fazer a segunda questão? Entenderam o enunciado ou precisam de alguma ajuda?
Maligno, você conseguiu fazer esta na prova?
Abraços e to gostando de ver dos forenses..

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por Cleyson007 » Sex Jun 12, 2009 20:34
Boa noite Diego Molina.
Essa questão nº 02 é mais difícil
Vou explicar o meu raciocínio:


A sequência segue...

-->

-->

.....


Estou encontrando
Alternativa B, está correto?
Até mais.
Um abraço.
Editado pela última vez por
Cleyson007 em Sex Jun 12, 2009 20:37, em um total de 2 vezes.
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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 20:35
Ola
Consegui sim
Vo espera se ninguem conseguir responder
Eu respondo e explico
Abraços
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por Molina » Sex Jun 12, 2009 21:09
Boa noite, Cleyson e Maligno.
Obrigado pela rápida resposta.
Vou colocar aqui um método que eu faria (Usando Soma de PA):



.
.
.

Como bem observado pelo Cleyson, podemos escrever

como:

Amanha disponibilizo mais duas questões que considero interessante.
Abraços,

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por Neperiano » Sex Jun 12, 2009 22:44
Ola
Poise é esse o jeito que eu fiz, e iria explicar mas voçe ja colocou entaum tah tudo ok
A resposta é para estar certa
Abraços
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por Molina » Dom Jun 14, 2009 14:40
Como foi dito anteriormente, segue em anexo mais 2 questões do Nível 3.

- Anexos
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por figueroa » Seg Set 07, 2009 22:06
na primeira questão dessas 2 do nivel 3 que vc postiou eu enconrei 1 como resposta, mas ta no gabarito do site da OBM que a resposta é 2.
olha como eu fiz :
f(7) = f(21+7) = f(21+21+7) = ...= f(7+(n-1)21) , como f(95*21+7) = f(2009) então f(2009) = f(7+(n-1)21)
f(1) = f(1+12) = f(1+12+12) =...= f(1+(n-1)12) = 1
agora repare: se 7+(x-1)21 = 1+(y-1)12 então f(7+(x-1)21) = f(1+(y-1)12)
7+(x-1)21 = 1+(y-1)12 tem solução, por exemplo, x=3 e y=5 daí f(7+(x-1)21) = f(1+(y-1)12) = f(49) = 1
como f(2009) = f(7+(n-1)21) e f(7+(x-1)21) = 1 então f(2009) = 1
não vejo erro em meu raciocínio, acho que estou certo tb.
Edit: encontrei o erro infantil que cometi 95*21+7= 2002 e não 2009

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por Molina » Qua Set 09, 2009 00:36
Dificilmente eles erram no gabarito, Figueroa.
Mas acontece, né?
Porém, não foi desta vez...

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por BlackFoxes » Sáb Dez 26, 2009 06:38
Olá, boa madrugada para todos. Vamos dar uma olhada nessas funções..
É dado que

, isso implica dizer que 12 = 21?
NÃO!!!
Vamos aproveitar essa propriedade dada no enunciado para mostrar que podemos ir "cortando" os múltiplos de 12 e 21 até chegar a um dos valores da variável x para os quais temos a imagem...
Por exemplo:

e pela propriedade da função,

e por aí vai....
Arrancando os múltiplos de 12 e 21 do valor 2009 até sobrar um resultado notável resolveremos a questão.
Partiu então:

Resposta letra C.
Qualquer incongruência lógica na minha resolução, por favor apontem.
Abraços
Obs.: Eu fiz as contas com calculadora, e por isso peço desculpas. Tenho certeza que com aritmética modular sai mais fácil, mas a preguiça falou mais alto...
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por BlackFoxes » Sáb Dez 26, 2009 07:44
Ok, agora não dá mais pra escapar da aritmetica modular...
Partiu: N é um número da forma:

Sendo

Ok, e temos que, pela congruência,
(1)A forma do número N (a qual todos os números inteiros assumem) vai nos ajudar a ver que, sendo N congruente à 1 módulo 9 (-1 elevado a par, elevado a par, elevado a par... etc... é igual a 1) a soma dos seus algarismos também é.
Vejamos bem: pegando uma potência de 10 e seu coeficiente, vemos que dividido por 9, o resto é 1xcoeficiente. Correto? (pois o resto da divisão de uma potencia de 10 por 9 é sempre 1 e o resto da divisão de um coeficiente qualquer por 9 supomos que seja ele mesmo, para efeito de desembaraço).
Temos então que a soma dos algarismos de N (no caso, os coeficiente acima citados) é também congruente a 1 módulo 9.
Pois:

Então:

E, pela definição dada em (1), temos:

Vemos que a soma dos algarismos resulta em M, que comprovadamente (penso eu) é congruente a 1 módulo 9.
O numero M, não diferentemente de N, tem a forma:

Rapaziada, fazendo um raciocínio análogo, vamos ficar pra sempre nessa recorrência, até que sobre apenas um coeficiente, que pela congruência, dá 1.
Ufa! Espero que seja isso aí. heheheh
Qualquer coisa, comentem.
Abraços
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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