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Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Qui Fev 21, 2013 18:15

Numa mesa redonda, há um professor e cinco alunos estudando matemática. O professor é o único que não sai do lugar onde está. Sabendo disso, o número de permutações entre os estudantes é:


A) 5040. B) 720. C) 120. D) 24. E) 6.


- Eu sei que a fórmula da permutação circular é: Pc (m-1)!, daí encontrei 24, porém no gabarito diz que é 120. Alguém pode explicar?

Grata.
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Cleyson007 » Qui Fev 21, 2013 18:27

Boa tarde Dayse!

Seja bem-vinda ao AjudaMatemática :y:

Bom, análise combinatória não é o meu forte.. Mas acredito que seja isso:

n = número de pessoas ao redor da mesa = 6 (1 professor + 5 alunos)

Pc = (n - 1)!

Pc = (6 - 1)!

Pc = 5! --> Pc = 120

Vamos ver o que os demais colegam dizem :y:

Att,

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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Qui Fev 21, 2013 18:36

Obrigada!

Bom, também pensei assim. Mas como o professor não sai do lugar, então só vai ocorrer a permutação entre os 5 alunos. Daí eu iria subtrair 1 desses 5.
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor DanielFerreira » Qui Fev 21, 2013 23:44

Dayse e Cleyson,
boa noite!
Pensei da seguinte forma, mas, não garanto que seja a forma correta; afinal, esse assunto também não é o meu forte. [risos]

Fixemos um lugar para o professor (x) ficar. Exemplo, na primeira posição - que não existe, mas, vamos imaginar :-D : X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X
Com isso, vamos calcular apenas a permutação entre os alunos...

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


E, se o professor estivesse ocupando a segunda posição: a,X,b,c,d,e,a,X,a,b,c,d,e,a,X
Calculemos as permutações...

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Se, fosse a terceira posição: a,b,X,c,d,e,a,b,X,c,d,e,a,b,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Se, quarta posição: a,b,c,X,d,e,a,b,c,X,d,e,a,b,c,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


Enfim, a quinta posição: a,b,c,d,X,e,a,b,c,d,X,e,a,b,c,d,X

\\ P_c = (n - 1)! \\ P_c = (5 - 1)! \\ P_c = 4! \\ \boxed{P_c = 24}


No enunciado, não foi dito qual o posicionamento do professor na mesa, então, temos aquelas possibilidades. Inclusive, vale ressaltar que quando x ocupa a sexta posição ela coincide com a primeira, isto é, X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X = a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X,a,b,c,d,e,X.


Portanto,

\\ 5 \times 24 = \\ \boxed{\boxed{120}}
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Dayse » Sex Fev 22, 2013 00:09

É, desse jeito tem mais sentido!

Obrigada mesmo, muito bom :D
Dayse
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Re: Questão do concurso da Compesa-PE - Permutação circular

Mensagempor Cleyson007 » Sex Fev 22, 2013 09:20

Bom dia Danjr5!

Excelente explicação :y:

Que bom que a dúvida da Dayse foi sanada. Muito obrigado por sempre colaborar :)

Abraço,

Cleyson007
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?