por lipelfnc » Ter Jan 24, 2012 14:34
Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Assim, os exercícios de "conta" eu consigo fazer todos e entendo grande parte das demonstrações que o livro traz, mas quando aparece um exercício para demonstrar alguma coisa, eu não consigo sair do lugar. E essas demonstrações são, geralmente sobre coisas "óbvias", mas que não consigo demonstrar matematicamente da forma como o próprio livro traz. Para referência, estou começando o capítulo 4 "Extensões do Conceito de Limite", sendo que acabei de ver limites laterais e continuidade de funções trigonométricas.
Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
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por ant_dii » Ter Jan 24, 2012 14:55
Bom, lipelfnc... Terminei matemática agora em 2011 e confesso que demonstração foi um problema pra mim até o final do segundo ano...
Não é um problema só seu, muitos colegas meu acho que não aprenderem nem a importância e nem o significado de uma demostração e por isso não sabem demonstrar...
Minha dica é que mesmo em coisas obvias você procure sempre saber se a afirmação esta de acordo com as definições que é dada ao longo da teoria, muita coisa é manipulação, mas grande parte é raciocínio em cima do que você já sabe sobre o que se quer demonstrar e isso requer certa experiência...
Então minha dica é que você comece desfazendo e refazendo demonstrações já prontas, escrevendo com suas palavras, organizando do seu modo diferente do que aparece no livro, que pesquise mais sobre o assunto em outras referências e que sempre se pergunte qual a importância da demonstração que fará...
Só os loucos sabem...
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por LuizAquino » Ter Jan 24, 2012 18:19
lipelfnc escreveu:Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Se você tiver interesse em assistir vídeo-aulas de Cálculo I, então eu gostaria de recomendar o meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquinoEu espero que essas vídeo-aulas possam lhe ajudar!
lipelfnc escreveu:Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
Não se preocupe, pois essa dificuldade é comum entre os alunos da área de exatas. Você não está sozinho nessa!
Para sanar essa dificuldade o caminho é "óbvio": treinar bastante!
Existem livros dedicados ao estudo das técnicas de demonstração. Por exemplo, vide as referências a seguir.
- Fossa, John. Introdução às Técnicas de Demonstração na Matemática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
- Morais Filho, Daniel Cordeiro de. Um convite à matemática: fundamentos lógicos, com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades. 3ª Edição. Campina Grande: Edição do autor, 2010.
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por fraol » Ter Jan 24, 2012 19:15
Quando iniciei o estudo de álgebra abstrata, e mais tarde análise real, também tive dificuldades com demonstrações.
Na época li um livro do qual gostei muito, "Contemporary Abstract Algebra", e fui procurar informações sobre o autor, o professor Gallian, e acabei encontrando um artigo dele muito legal sobre demonstrações matemáticas. Um bom tempo depois, com a devida autorização do autor, traduzi o artigo, chamado de "Recomendações para estudantes aprendendo a fazer demonstrações matemáticas" e postei em
http://acontanaobate.blogspot.com/2011/07/recomendacoes-para-estudantes.html. Trata-se de um texto pequeno assim, se tiver um tempinho para lê-lo creio que ajudará.
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Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

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