por lipelfnc » Ter Jan 24, 2012 14:34
Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Assim, os exercícios de "conta" eu consigo fazer todos e entendo grande parte das demonstrações que o livro traz, mas quando aparece um exercício para demonstrar alguma coisa, eu não consigo sair do lugar. E essas demonstrações são, geralmente sobre coisas "óbvias", mas que não consigo demonstrar matematicamente da forma como o próprio livro traz. Para referência, estou começando o capítulo 4 "Extensões do Conceito de Limite", sendo que acabei de ver limites laterais e continuidade de funções trigonométricas.
Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
-
lipelfnc
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Eng/Programação
- Andamento: formado
por ant_dii » Ter Jan 24, 2012 14:55
Bom, lipelfnc... Terminei matemática agora em 2011 e confesso que demonstração foi um problema pra mim até o final do segundo ano...
Não é um problema só seu, muitos colegas meu acho que não aprenderem nem a importância e nem o significado de uma demostração e por isso não sabem demonstrar...
Minha dica é que mesmo em coisas obvias você procure sempre saber se a afirmação esta de acordo com as definições que é dada ao longo da teoria, muita coisa é manipulação, mas grande parte é raciocínio em cima do que você já sabe sobre o que se quer demonstrar e isso requer certa experiência...
Então minha dica é que você comece desfazendo e refazendo demonstrações já prontas, escrevendo com suas palavras, organizando do seu modo diferente do que aparece no livro, que pesquise mais sobre o assunto em outras referências e que sempre se pergunte qual a importância da demonstração que fará...
Só os loucos sabem...
-
ant_dii
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: matemática
por LuizAquino » Ter Jan 24, 2012 18:19
lipelfnc escreveu:Bom, ainda não estou na faculdade, terminei em 2011 o ensino médio, e estou esperando o resultado da Fuvest. Espero este ano estar estudando na Poli-USP.
Bom, enquanto isso não acontece, de um pouco antes do vestibular (foi dia 8, 9 e 10) para cá estou vendo algumas coisas de Calculo pelo Guidorizzi, Física pelo Moyses, e C++ pelo Deitel.
Por enquanto estou sentindo uma certa dificuldade em Calculo, mais especificamente em exercícios de demonstração do Guidorizzi.
Se você tiver interesse em assistir vídeo-aulas de Cálculo I, então eu gostaria de recomendar o meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquinoEu espero que essas vídeo-aulas possam lhe ajudar!
lipelfnc escreveu:Bom, gostaria de saber se essa dificuldade quanto a realizar demonstrações, que muitas vezes parecem "óbvias", é normal, ou então se o problema é "eu", e ainda se há como melhorar isso.
Não se preocupe, pois essa dificuldade é comum entre os alunos da área de exatas. Você não está sozinho nessa!
Para sanar essa dificuldade o caminho é "óbvio": treinar bastante!
Existem livros dedicados ao estudo das técnicas de demonstração. Por exemplo, vide as referências a seguir.
- Fossa, John. Introdução às Técnicas de Demonstração na Matemática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
- Morais Filho, Daniel Cordeiro de. Um convite à matemática: fundamentos lógicos, com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades. 3ª Edição. Campina Grande: Edição do autor, 2010.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
-
por fraol » Ter Jan 24, 2012 19:15
Quando iniciei o estudo de álgebra abstrata, e mais tarde análise real, também tive dificuldades com demonstrações.
Na época li um livro do qual gostei muito, "Contemporary Abstract Algebra", e fui procurar informações sobre o autor, o professor Gallian, e acabei encontrando um artigo dele muito legal sobre demonstrações matemáticas. Um bom tempo depois, com a devida autorização do autor, traduzi o artigo, chamado de "Recomendações para estudantes aprendendo a fazer demonstrações matemáticas" e postei em
http://acontanaobate.blogspot.com/2011/07/recomendacoes-para-estudantes.html. Trata-se de um texto pequeno assim, se tiver um tempinho para lê-lo creio que ajudará.
-
fraol
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Dificuldade em exercícios de demonstração
por lipelfnc » Qua Jan 25, 2012 20:16
- 3 Respostas
- 2112 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Jan 25, 2012 22:46
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Elipse, hipérbole, parábola] Dificuldade em exercícios!
por geo_nascimento » Dom Out 23, 2011 15:47
- 1 Respostas
- 4838 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Seg Out 24, 2011 16:33
Geometria Analítica
-
- Demonstração de exercícios
por andrecezar » Qui Mai 18, 2017 00:06
- 0 Respostas
- 2042 Exibições
- Última mensagem por andrecezar

Qui Mai 18, 2017 00:06
Conjuntos
-
- [Álgebra I, exercicios] Exercicios que estão sem resolução.
por vitorullmann » Ter Mar 05, 2013 21:26
- 0 Respostas
- 2769 Exibições
- Última mensagem por vitorullmann

Ter Mar 05, 2013 21:26
Álgebra Elementar
-
- Dificuldade
por Alison Bissoli » Qui Dez 03, 2009 13:40
- 6 Respostas
- 3588 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Dom Dez 06, 2009 13:54
Estatística
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em

substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação

não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta

.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59